A saúde do Futebol depende dele se libertar da Rede Globo! O Futebol NÃO é vermelho e preto! A FlaPress existe! Sem ter quem
    acredite nela, a mentira não anda. Combata a FlaPress repassando a verdade que você já sabe para amigos NÃO flamenguistas.
Data da publicação: sexta-feira, 1 de março de 2013
Postado por Aqipossa Informativo

Zico: A História de uma vida - Parte 3

Até agora, você que acompanhou o Especial Zico, pode descobrir algumas estórias e a história do Franquinho de Quintino que a FlaPress nunca contaria.

Você finalmente soube onde e o que diabos é Quintino. Ficou sabendo que o papai de Zico conheceu a mamãe de Zico quando ela tinha apenas 6 aninhos...

E principalmente, soube como e quando começou os choros e os desesperos do mais famoso perdedor de pênalti da França e do Brasil.

Além disso, descobriu que no aniversário de Zico, ele teve muito mais a chorar que a comemorar e descobriu que não foi, e nem nunca seria, apenas no México em 1986 que Zico perdeu pênaltis importantes. 

Opiniões

"O zico (no diminutivo mesmo) estragou o excelente trabalho do Telê Santana. Não é exagero dizer que estragou o futebol brasileiro, pois graças a sua incompetência, o futebol nacional passou a utilizar o futebol de resultado substituindo o futebol arte do Telê." - Juninho.

"Jogadorzinho medíocre que a globo criou pra ser o "craque" e "ídolo" do time do esgoto, pois até hoje eles não tem um desses de verdade, aí tiveram que criar um..." - Jeff_Glorioso

"Em 31/03/82, na Ilha do Retiro, ZICO foi testemunha ocular da maior garfada da história do futebol brasileiro: para classificar o Flamengo, OSCAR SCOLFARO ANULOU O 3º GOL DO SPORT! E depois, junto com o Flamengo, CORREU DE CAMPO no Campeonato Brasileiro de 1987!" - Ubirajara Ramos

Mais Botafogo. Mais frustração - Zico e Borrachinha
 
De 21 de Setembro de 1977 até 20 de Julho de 1978, o Botafogo demarcou o maior rédorde de invencibilidade de todos os tempos. Foram 52 jogos sem perder, jogando duas partidas pelo Estadual, 8 amistosos e 42 jogos pelo Brasileirão de 77 à 78 . Um ano depois, o Framengo tentava, jogando 32 vezes apenas no Estadual e tentando mais 18 amistosos, superar a marca maior do alvinegro, que tanta lágrima fez descer dos olhos de Zico.

Em 3 de Junho de1979, finalmente Zico estaria pronto para vingar, por ele mesmo, o Botafogo. Zico jogou a 53ª partida da sequencia do Flamengo. O récorde, já era dado como certo. Dias antes, já haviam feito até medalhas comemorativas para entregar após o jogo. A festa estava pronta e já até acontecia desde a véspera, até porque, o Botafogo enfrentava problemas sérios com seus goleiros. Antes da partida, fica-se sabendo que o goleiro que vai jogar pelo Botafogo é Borrachinha. O QUARTO goleiro da equipe, ou seja, o TERCEIRO RESERVA. Zico já tinha certeza que o récorde estava quebrado e seria contra o recordista anterior. Êxtase, gozo, clímax... Os rubro negros não cabiam em si. Porém...


Mesmo com uma FlaPress em polvorosa, Zico, que na verdade era apenas um bom jogador para a sua época, não conseguiu superar o Botafogo e sua armada tentativa de passar a ser o recordista de invencibilidade, foi por água abaixo.

Durou apenas 9 minutos a invencibilidade na 53ª partida. O nome do jogo foi o tal QUARTO goleiro do Botafogo, o Borrachinha.






O que Zico conseguiu, foi mais um martírio em sua vida com relação ao Botafogo. A FlaPress nunca falou dessas coisas. Não cita que Zico estava no jogo contra o Botafogo nos 6x0 do aniversário do Flamengo, nem cita que no maior mico da Gávea, até então, Zico estava em campo.


Foram 139 mil pessoas no Maracanã. O juiz, o flamenguista José Roberto Wright, que até tentou ajudar da forma de sempre. Expulsou Perivaldo alegando que este fazia cera e levou o segundo tempo até os 49 minutos e meio.

No final, Zico, como os tordedores do framengo, foram gozados sem dó nem piedade.




Contra o Bonsucesso, sucesso com o juiz 

Zico jogou poucas vezes contra o Bonsucesso. A primeira delas, em 14 de Agosto de 1973, foi um sonolento 0x0 na Teixeira de Castro, estádio do Bonsucesso. (Sim, o Bonsucesso tem estádio e o Flamengo não) A segunda, no ano seguinte, outro empate e nada de vitória.

Mas o que isso tem demais? O que tem demais, é que já no início da década de 70, o Flamengo de Zico, já precisava de ajuda da arbitragem contra times considerados pequenos para vencer ou não perder os jogos. Um deles foi o Bonsucesso.

A segunda partida de Zico contra o Rubro Anil, em 7 de Setembro de 1974, um feriado, precisou do árbitro para não perder por 3x2 em pleno Maracanã.



Em 23 de Outubro de 1974, Zico vence. Teve até gol de bicicleta. Mas não foi de Zico. O que o Pintinho de Quintino fez, foi perder mais um pênalti em sua carreira. O Framengo até ganhou, e o juiz era José Roberto Wrigth, olhem só...
 
 
Em 4 de Dezembro de 1974, sai derrotado dentro do Maracanã por 2x1 para o Bonsucesso, mostrando que esse ano não foi moleza frente ao Rubro Anil da Teixeira de Castro.



Em 8 de Março de 1975, cinco dias depois de comemorar seu aniversário, Zico fica no 0x0 também no Maracanã. Em 5 Maio de 1976, Zico sai de campo vencedor e com gol seu. Que ótimo pra ele e para a FlaPress, mas os jornais não flamenguistas, relatavam:


Udinese? Que merda é essa?
 
Em 1983, Zico foi contratado pelo fraquíssimo time de Udine, que havia conseguido seu título mais importante em 1979. A Série B. Em 1978, havia vencido a Série C. Desde então, esteve na Série A até a chegada do Franguinho do Quintino. Na verdade, a Udinese é um time bem pequeno mesmo. Digno de receber Zico. Tem mais títulos da Série C que da Série B, até porque, na Série A não tem nenhum. E engana-se quem acha que foram muitos. Apenas 2 títulos na Série B e 3 na Série C.

A Série A da temporada 1979-1980, foi de lascar. Seriam rebaixados 3 times, o 14º, o 15º e o 16º. A Udinese ficou em 13º. Mas se não fossem os casos do escândalo Totonero de combinações de resultados que rebaixaram Milan e Lazio, a porcaria do time de Udine teria sido rebaixado na penúltima posição, uma vez que venceu apenas 3 pífias partidas na temporada de 30 jogos!!

Na temporada seguinte, novamente foi salva pelo gongo, ou melhor, pelas penalizações de Brescia e Perugia que perderam 5 pontos cada um. Não fosse isso, a Udinese teria sido rebaixada na 14ª posição da temporada 1980-1981, novamente com poucas vitórias. 6 em 30 jogos.

Na temporada de 1981-1982, o medíocre e único time que se interessaria por Zico fora do Brasil conseguiu melhorar um pouco. Chegou em 11º lugar entre 16, ficando ainda na segunda metade da tabela. Mas não pensem que foi um bom campeonato. O time escabou novamente do rebaixamento, pois fez apenas 2 a mais que o 14º, lembrando que eram rebaixados os 14º, 15º e o 16º colocados. Tirando o Como, o lanterna com 17 pontos, a diferença entre a Udinese e os rebaixados não passou de 3 pontos. A última temporada antes que Zico chegasse ao time foi a de 1982-1983, quando finalmente chegou entre as 6 primeiras, mas com 20 empates em 30 jogos!! Apenas 6 vitórias.

Assim foi a Udinese até a chegada do Franguinho para a temporada 1983-1984. E o que aconteceu? A Udinese não melhorou por conta disso. O time era tão ruim, que mesmo com o futuro ídolo françês sendo artilheiro do time, (Zico se tornaria ídolo na França apenas em 1986 na Copa do México) a Udinese ficou em 9º lugar. Acostumado com as ajudas que o Flamengo sempre teve, Zico deve ter sofrido horrores, ao ver que na Itália a coisa é séria. Na sua segunda temporada, passou vergonha e só escapou de ser rebaixado por apenas 3 pontos. Ficou em 12º tendo o time chegado à impressionante marca de derrotas em 50% dos jogos.

Não vamos deixar de citar que o treinador da Udinese no segundo ano de Zico era Luís Vinicius, um brasileiro. Notem que a Udinese, embora um time muito fraco, vinha melhorando a cada ano após ser promovida à série A em 1979, e com a chegada de Zico, voltou a cair e ficar a 3 pontos da Série B. Concluímos que Zico não somou nada ao time, pelo contrário, ajudaria a retirar. Zico esteve envolvido em desvio de dinheiro. Desvio esse, que ou saiu da Udinese, ou deixou de entrar. Mas isso é assunto para daqui a pouco... 

Zico jogou apenas essas duas temporadas pela Udinese. A seguinte, já tendo abandonado a equipe em Maio de 1985 para fugir da cadeia na Itália, a Udinese ficou com 25 pontos. Com menos 2, teria sido rebaixada. O progresso que a equipe de Udine teve desde a Série B, foi jogado fora com a chagada de Zico. O técnico brasileiro fora demitido e finalmente a temporada seguinte, a de 1986-1987, o time ficou em último lugar e foi rebaixado para a Série B. Zico fugiu da justiça italiana, a de dentro e de fora do campo. 

Em quem acreditar? 

Dizem, Zico na Udinese teria marcado 56 gols. Assim está por exemplo, na página da Wikipédia do Zico, http://pt.wikipedia.org/wiki/Zico e na página do Zico no site do Flamengo. http://www.flamengo.com.br/flapedia/Zico#Udinese 

Mas a página “Zico na Rede”, de responsabilidade do próprio Zico, apenas 43 gols são apontados para ele na Itália. http://www.ziconarede.com.br/znrpub/historia/pt_hist_lt.htm 

Seguindo para a Itália, as páginas italianas na Wikipédia mostram bem menos. Primeiro, a página de Zico na Wiki italiana: http://it.wikipedia.org/wiki/Zico mostra apenas 22. Na página da Udinese em italiano, http://it.wikipedia.org/wiki/Udinese_Calcio#Giocatori vemos que na lista dos recordistas de gols da Udinese, de Antonio Di Natale com 149 gols à Fabio Quagliarella com 25, Zico não aparece na lista.


Em todo caso, até mesmo Edinho, aquele zagueiro do Fluminense que depois jogou também pelo esgoto da Gávea, atuou pela Udinese e marcou também 22 gols e era apenas um zagueiro. Amoroso também jogou pela Udinese e fez bem mais: 39 gols. 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Edino_Nazareth_Filho
http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A1rcio_Amoroso_dos_Santos 

Por hoje, mais 4 capítulos. O Especial Zico, que a FlaPress nunca faria, ainda tem mais:

Os títulos de sempre e O Bi e o TRI vice. E mais verdade, dessa vez, lá no Japão.

Não fique marcando bobeira... Você quer receber o Especial Zico em um arquivo em PDF para mandar para seus amigos mulambos? Você quer receber esse Especial Zico com 21 Capítulos logo após o aniversário do Franguinho de Quintino?

Então se antecipe! Clique no link abaixo e encomende o seu! É gratis!

Eu quero um galinho de Presente! 


Divulgue esse artigo


Postada por Aqipossa Informativo. Você pode receber as próximas postagens do Aqipossa assinando gratuitamente nossa NEWSLETTER.

Divulgue esse artigo