Data da publicação: segunda-feira, 8 de abril de 2013
Postado por Aqipossa Informativo
Eu vi um Bem-Te-Vi bater num Urubu
Logo após o Flamerda, como é conhecido em Manaus e agora no Brasil inteiro, se auto-proclamar tetra campeões brasileiros, o time de mulambos viajou em busca de amistosos, achando que ganharia mais dinheiro com a auto-promoção. A mulambada resolveu ir justamente ao Nordeste, Região do verdadeiro campeão, o Sport Recife.
Por lá, foi recebido por um Carneirão, bicado por um bem-te-vi e ainda tomaram uma laranjada.
Como?
Um Carneirão
O Estádio Municipal Antônio de Figueiredo Carneiro, apelidado de Carneirão, é um estádio de futebol localizado na cidade de Alagoinhas, no estado da Bahia. É o estádio do Alagoinhas Atlético Clube e possui capacidade para 12.000 espectadores. Sim, o Alagoinhas tem estádio e o Flamerda não.
Nem em 1000 anos o Flamerda terá um estádio assim |
Já o Alagoinhas, após sucessivos sucessos dos campeonatos de futebol amador da cidade de Alagoinhas, com a inauguração do Estádio Carneirão, os desportistas de Alagoinhas, resolveram fundar e inscrever o clube para disputa do Campeonato Baiano de Futebol. Como o clubismo era muito grande, foi resolvido fundarem um outro clube que não os já existentes. Nasce o Alagoinhas Atlético Clube, fundado em 2 de abril de 1970.
Mas isso não tem nada a ver com o Ben-Te-Vi que bateu no esgoto da Gávea em 9 de Fevereiro de 1988. Nem muito menos com a laranjada que tomaram.
Que Bem-Te-Vi é esse?
Fundado em 1º de janeiro de 1974 por Antônio Pena, Dagmar Gomes da Silva, Raimundo Stélio, Gerson Santos, José Joaquim, Edmilton Galisa, José Luiz, Ademir Brito, Jucundino Freire e Eliseu Costa com o nome de Associação Esportiva Catuense, o Bem-Te-Vi, como é conhecido, sagrou-se campeão logo no primeiro ano, disputando o campeonato de amadores de Alagoinha, voltando a ser campeão em 1976 e vice em 1975 e 1978. Em 2001, mudou de nome para Catuense Futebol S/A. Suas cores são o amarelo, vermelho e preto.
Tomando a laranjada
O clássico entre Catuense e Atlético de Alagoinhas é chamado do Clássico da Laranja, pois no inicio dos anos 80 e 90, a Catuense usava a cidade de Alagoinhas como sua casa, mandando seus jogos no Carneirão e nessa época a cidade era a maior produtora de laranja do Estado.
Por isso, que dizemos que a mulambada foi recebida por um Carneirão, bicado por uma bem-te-vi e ainda tomaram um laranjada. Disseram que eram o campeão brasileiro de 1987, mas "a Catuense não acreditou", segundo o JB.
Por isso, que dizemos que a mulambada foi recebida por um Carneirão, bicado por uma bem-te-vi e ainda tomaram um laranjada. Disseram que eram o campeão brasileiro de 1987, mas "a Catuense não acreditou", segundo o JB.
Jornal do Brasil de 10 de Fevereiro de 1988 |
Divulgue esse artigo