A saúde do Futebol depende dele se libertar da Rede Globo! O Futebol NÃO é vermelho e preto! A FlaPress existe! Sem ter quem
    acredite nela, a mentira não anda. Combata a FlaPress repassando a verdade que você já sabe para amigos NÃO flamenguistas.
Data da publicação: sábado, 30 de março de 2013
Postado por Mural da Colina por Rodrigo Omena

São Januário , rogai por nós!


Companheiros de Luta e irmãos vascaínos do Brasil e do Mundo.

O assunto do momento é a interdição do Engenhão e o uso de São Januário para os clássicos do Campeonato Carioca.

O Mural da Colina já escreveu sobre a importância de São Januário para a torcida vascaína. Clique aqui para ler.

Mas hoje sem opções , por que São Januário não abriga os clássicos regionais ?
 
 
A questão da Tabela.
 
Vale lembrar que em qualquer lugar do Mundo e em qualquer esporte , as equipes se enfrentam em ida e volta , portanto uma partida nos domínios do adversário e outra em seus próprios domínios.
 
É assim por exemplo no Campeonato Brasileiro ,na Libertadores ,na Copa do Brasil ,na Sul Americana e etc.
 
No Carioca não.
 
No nosso charmoso campeonato a fórmula de disputa é diferente . Não temos datas para todos esses jogos e o número de clubes participantes não pode diminuir pois é a força da federação em relação aos grandes pela representatividade numérica.
 
Claro que a tabela, ainda, tem que respeitar os interesses da televisão. No final tudo certo, nas semi-finais e finais sobram apenas os grandes nos jogos decisivos. E está garantida a audiência e o lucro do campeonato.
 
Técnicamente para os clubes ainda é bom , dá pra fazer alguns ajustes para as competições que disputarão no decorrer da temporada.
 
Esse ano a tabela ainda foi montada com essa fórmula , portanto o fato do Vasco ser o mandante no clássico contra o Botafogo é apenas um detalhe , pois não tívemos um jogo de ida no primeiro turno.
 
O que o Vasco deveria fazer?
 
Sugerir no conselho arbitral da federação uma proposta de tabela com jogos de ida ( 1 turno / taça Guanabara ) e volta ( 2 turno / taça Rio) , mas para isso seria necessário a redução do número de clubes participantes.
E aí já temos um problema. Para os clubes pequenos seria ótimo jogar duas vezes com os grandes , lembro que eles apoiaram um possível terceiro turno, exatamente com essa possibilidade. Mas quem vai querer ficar fora da fe$ta?
 
Já no Brasileiro a tabela não será problema , os jogos são de ida e volta. Já jogamos contra São Paulo , Palmeiras , Corinthians , Santos , Grêmio , Inter , Atletico , Cruzeiro e outra em São Junário. Esses jogos não são clássicos ?
 
A questão da Segurança.
 
Esse é o ítem mas usado pela Flapress para iludir a mulambada e os demais torcedores comuns.
A Policia Militar do Rio de Janeiro é a única no mundo , repito: única no Mundo , que possuí um grupamento específico para estádios de futebol. O GEPE. O Grupamento Especial de Policiamento em Estádios será responsável incluisve pela segurança nas partidas da Copa do Mundo.
 
E o que diz o GEPE?
 
Diz que clássicos em São Januário somente com 90% de espaço para uma torcida ( nesse caso para o Vasco , pois é o dono do estádio ) e 10% para os visitantes. É o que acontece nos jogos do Campeonato Brasileiro. São Januário que tem capacidade para até 45 mil torcedores , hoje , só poderia abrigar 20.000. Portanto 2.000 lugares para os visitantes.
 
Nenhum vascaíno que conheço vai se opor em estar em menor número nos jogos em que o mando de campo não for do Vasco , com a condição , é claro , de estar em maioria em seu estádio. O nosso pensamento é o mesmo de qualquer torcedor de futebol do mundo.
 
O torcedor do Real Madrid acha que será maioria no Camp Nou , ou vice versa? Claro que não.
 
Mas e a violência e as condições dentro do estádio?
 
Hoje todos sabemos que as brigas das torcidas organizadas não acontecem ao redor do estádio , mas em lugares distantes , longe da policia: Niteroi , São Gonçalo , Av.Brasil e etc...
O que não podemos admitir é ficar refem da violência em detrimento a outros fatores da sociedade. Violência existe e deve ser combatida pela polícia com o apoio do Estado ( que somos todos nós) e não ficarmos coniventes/impotentes diante dela.
 
A violência esteve e está presente em vários estádios do Brasil. Basta lembrar o jogo do Flu com o Curitiba que resultou no rebaixamento do Coxa.A falência do Estado não pode resultar na falência das instituições.
 
E a queda do alambrado?
 
Essa é clássica para uso da Flapress.
Ora na final do Campeonato Brasileiro de 1992 a grade de proteção caiu , morreram torcedores , a bola rolou e ainda assim o Maracanã será o palco da Final da Copa do Mundo.
 
Isso mesmo , o estádio onde morreram torcedores pela queda da grade , será palco da final da Copa do Mundo.
 
Claro que São Januário precisa se preparar para que isso nunca mais aconteça. Mas não autorizar alguns jogos no estádio por esse motivo , não faz sentido. Só a Flapress usa isso para manipular e enganar o torcedor.
 
Recentemente a nova Arena do Grêmio passou por algo parecido e os jogos continuam a ser disputados lá. A vida humana não tem preço e deve ser preservada sempre, mas com responsabilidade e não falacias.
O que fez a Flapress na situação do Corinhians na Libertadores?
 
A questão econômica.
 
A polícia autoriza 90% para uma torcida e 10% para outra. A renda então deveria ser dividida na mesma proporção. Mas claro que não seria justo já nesse campeonato de 2013, pois sem os jogos de ida somente o Vasco seria beneficiado.
 
Pelo que li , a diretoria ofertou a diretoria do Botafogo a divisão da renda , meio a meio. Oferta recusada pelo Botafogo. Claro que o Botafogo com as perdas do fechamento do Engenhão não iria aceitar , pois já esta no prejuízo. Mas a situação não deixa claro se para as próximas partidas aceitaria essa proposta.
 
Com o Engenhão aberto , perderia receita jogando em São Januário , mas jogando em casa a perda seria vascaína.
Não temos como saber. O fato é que mesmo com uma oferta de meio a meio em São Januário não houve acordo , mas para jogar em Volta Redonda sim.
 
E a questão da segurança ( violência + infra-estrutura) em Volta Redonda foi resolvida?
 
Então a questão é a presença da torcida e não financeira. Tudo bem.
O fogão quer jogar com pelo menos 50% do estádio para sua torcida. Ok! Mas eles sabem que em São Januário não vai dar...então...entra o desacordo e o jogo vai para Volta Redonda.
 
O fato é que nesse campeonato a média de público é pífia , por razões que já tratamos em colunas anteriores. A diretoria sabe que mesmo sendo o melhor time do campeonato a sua torcida não vai à São Januário , como não vai a torcida do Fluminense e muito menos os mulambos.
 
Ainda pensando no fator econômico , só Vasco ganharia jogando em casa. Mas ao que parece mesmo quando essa vantagem pode ser repartida ou negociada a coisa não vai.
 
A questão técnica.
 
Entramos no campo , literalmente , no campo onde a coisa pega. O Vasco não joga os clássicos em São Januário , no campeonato carioca , porque em seu estádio ele levaria, sempre ,vantagem.
 
Óbvio que sim. Os jogadores treinam lá , conhecem o gramado e a torcida faria pressão.
Historicamente , em qualquer estádio do mundo é assim.
 
Vejamos os números dos clássicos em São Januário ao longo da História.
 
Botafogo /43 jogos. 
Vitórias: 17 
Empates:14
Derrotas:12             
 
Fluminense / 45 jogos. 
Vitórias: 22
Empates:10 
Derrotas:13      
 
Mulambos / 34 jogos.
Vitórias: 15
Empates: 9
Derrotas:10
 
Claro que o Flamengo como sempre foi menor que os demais , foi o que menos ganhou do Vasco em São Januário. Lembrando que foi lá que levou a maior goleada do confronto. Leia aqui.
 
No caso da mulambada , podemos jogar na Gavea também, vejam os números.
14 jogos - 7 vitórias e 1 empate.
 
Levando em consideração que o Fluminense não pode mais levar os seus jogos para Laranjeiras e a mulambada nunca teve estádio , caso o Vasco mande os seus jogos em casa a isonomia do campeonato seria quebrada. Na verdade , essa igualdade não existe já que o Botafogo leva , ou pelo menos deveria , levar alguma vantagem de jogar em casa.
 
É claro que atrelados a esses fatores existem diversos outros que não levei em consideração , por ser apenas um torcedor vascaíno e não um gestor da área esportiva. Não participo das reuniões , não assino contratos e não gerencio nada.
 
Apenas defendo um sentimento que não pode parar, que é o de gritar é Campeão.
 
E a Flapress?
 
A Flapress sabe disso , tão bem quanto nós vascaínos. E ela faz a parte dela , denegrindo as condições de São Januário , bem como a capacidade da nossa diretoria de administrar o nosso patrimônio.
 
Não me recordo de ter visto o Vasco na capa do caderno de esportes do Globo. Nem mesmo quando vencia no início do campeonato e/ou após a vitória sobre o Fluminense na semi-final.
 
Não serei injusto com a Flapress como ela normalmente é com o Vasco. No dia 22/03 o Vasco veio na capa , o título era assim: Missão de risco e uma foto da “invasão” do campo de uma torcida organizada. Lembram desse fato?
 
Pois é. O Vasco tentava a contratação do Paulo Autuori e a Flapress já dizia que a missão era de risco. Na chamada da coluna Panorama Esportivo , que nunca fala sobre o Vasco, a notícia não eram menos desagregadora: “Só Dedé está com salários em dia no Vasco” . Já escrevi aqui também , da necessidade que a Flapress tem de ver o Dedé no Corinthians.
 
Obs: Apenas para registro , nesse mesmo dia o Globoesporte notícia o Jorginho como mais um dos jogadores vitoriosos que viraram treinador da mulambada. Mostram Zagalo , Evaristo de Macedo , Junior e gols da decada de 80. São imagens que a Globo sempre usa para ilustrar as reportagens do Flamengo. E mais aquelas sandices de campeão do Mundo que só os mulambos e/ou torcedores comuns acreditam.
 
E no Vasco...missão de risco...
 
E hoje , 30/03: “ São Januário , olhai por nós. Mudanças da sociedade, de padrões de segurança e crise do Vasco tiraram do estádio ...o poder de salvar o Rio da falta de campo de jogo.”
 
É essa a notícia da capa do caderno de esportes , o aperitivo já vinha nas capas dos Jornais da Flapress durante a semana: Rio de Janeiro sem estádios para jogar e etc.
 
Quem disse que o Vasco tem que salvar o RIO?
 
Em 1923 quando nos queriam excluídos da elite do futebol carioca ninguém pensou em salvar o Vasco , a não ser os próprios vascaínos.
 
E se hoje , por incompetência a situação chegou ao ponto que chegou...
 
Cada um que assuma a sua missão e carregue a sua cruz.
 
Eu já escolhi a minha.
E você ?
 
Feliz Páscoa.
Saudações Vascaínas!

Divulgue esse artigo


Postada por Mural da Colina por Rodrigo Omena. Você pode receber as próximas postagens do Aqipossa assinando gratuitamente nossa NEWSLETTER.

Divulgue esse artigo