A saúde do Futebol depende dele se libertar da Rede Globo! O Futebol NÃO é vermelho e preto! A FlaPress existe! Sem ter quem
    acredite nela, a mentira não anda. Combata a FlaPress repassando a verdade que você já sabe para amigos NÃO flamenguistas.
Data da publicação: sexta-feira, 7 de dezembro de 2012
Postado por Aloisio

O que realmente importa


Tricolores de sangue grená, enfim, it´s over. Acabou a procissão. Não foi como a maioria de nós gostaria, mas o que rigorosamente importa – a taça – está no papo.  Vou discorrer rapidamente sobre o jogo, pois tenho outros assuntos a tratar: a molecada do Fluminense dominou quase inteiramente a partida, não conseguiu finalizar adequadamente, Samuel perdeu um golaço por displicência e o Vasco “achou” dois gols em contra-ataques, com a velha e manjada jogada com o Eder Luís, que se enfrentasse os titulares não ia conseguir sucesso nem a pau. Aliás, o que foram a zaga reserva e o Berna? Pelo amor de Zeus... se essa era a chance que vocês queriam pra provar alguma coisa, já sabem que continuarão na reserva em 2013. Marcos Jr. foi o melhor do time, mas ainda não tem condições – no meu entender – de ser reserva do Wellington Nem. É promessa, mas tem que melhorar bastante. E eu quero muito saber DE QUEM FOI a idéia de deixar o Carleto bater pênalti. O pior jogador em campo das últimas partidas foi ele, e estou agradecendo a Nelson Rodrigues por esse perna-de-pau ter voltado para o São Paulo. Por sorte, fez o gol de honra, num pênalti duvidoso, mas que compensou o pênalti claríssimo não marcado minutos antes. Foi o último jogo, terminamos com derrota, mas com o troféu na mão. E, de novo, é isso o que importa.



E mais uma festa brega da CBF, hehehe. Ainda bem que tivemos a comemoração contra o Cruzeiro, porque se dependesse somente da cerimônia de premiação... putz. Ainda assim, tivemos muitos jogadores do Flu premiados. Supercava ganhou o prêmio de melhor goleiro (incontestável), Carlinhos o de lateral-esquerdo (inacreditável), Jean o de segundo volante (merecidíssimo) e Fred levou três prêmios: melhor segundo atacante, artilheiro e craque do campeonato. Esse foi, em verdade, o auge de Frederico. Ele está no clímax da carreira, e precisa aproveitar esse momento para ser ainda mais marcante. 2013 está aí, e com ele, a Libertadores é a meta. Vencendo-a, poderemos fazer ainda mais história em dezembro, como único clube do Rio bicampeão mundial. O ano que vem promete pirar o cabeção da Flapress!

Reforços, reforços... o mercado da bola está agitadíssimo nos últimos tempos. Nas laterais, fala-se de Pedro Botelho, Grosso, Mariano, Nei, Gabriel, e mais meia-dúzia de nomes. Seria maravilhoso o retorno de Mariano para a lateral-direita, já que não pudemos fechar com o Cicinho, e na esquerda, o italiano Grosso (acredito que esteja escrevendo o nome dele corretamente) me parece uma boa aposta. Ter um veterano pra fazer uma boa sombra ao Carlinhos é exatamente o que precisamos. Na zaga, só mesmo Anderson Martins e mais uns dois ou três nomes que conheço pouco ainda são cotados, e esse deve ser o setor que provavelmente nos desapontaremos (espero estar errado). Entre os volantes, ainda se sopra o nome de Cícero, que é coringa, jogando em várias posições. Ainda queria que ele viesse. Esse tipo de jogador sempre é útil, e a identificação dele com a torcida deveria pesar. Entre os apoiadores, Conca parece estar voltando de vez, em que pese o imbróglio com os chineses. Ele está forçando uma barra absurda, mas não sei até que ponto vai fazer efeito. Dos outros nomes para a “posição”, o único ainda ventilado é o de Elias, mas não creio que virá. Naldinho e Moisés foram especulados, mas, na minha opinião, não servem para o Flu. Para o ataque, o Flu parece negociar com Everton Ribeiro, do Coritiba. Esse rapaz fez um bom campeonato, mas não sei se seria adequado a um clube grande (com todo respeito ao Coxa). Alexandre Pato é mais um que foi especulado, mas seria muito caro, não creio que valeria a pena. Além do mais, machuca-se muito. Enfim, são muitas suposições, muitas especulações, mas o fato é que o Flu ainda não fechou com ninguém. Pretendo escrever minha última coluna após o dia 20, em que o Fluminense já deva ter fechado o elenco para 2013, para discorrer sobre os reforços, bem como analisarei nosso grupo na Libertadores, na qual já sabemos que Boca Juniors e LDU estarão presentes. Fortes emoções!



● Verde da Esperança

- Mandou bem o Igor Julião. Tem futuro esse garoto!
- Higor também não foi mal. Precisa de mais chances.
- Marcos Jr. conseguiu ser o melhor jogador em campo. Ponto pra ele.
- Parece que tudo já foi assinado em relação ao CT. Ótima notícia.
- Abel dando esporro no Fábio Braga me dá esperança de dias melhores...


● Branco da Paz


- É positivo esse desvio de foco para o Mundial de Clubes. Assim deixam o Flu em paz.
- Adidas agora volta atrás... só porque a Nike resolveu investir no Flamengo.
- Precisamos brigar por melhores cotas. Temos estado em evidência nos últimos anos.
- No Ranking da CBF somos os primeiros, nos Rankings da Conmebol e da IFFHS estamos entre os primeiros. Nossa estrela ascende!
- E mais uma vez Peter fala em estádio próprio. Tá na hora da Arena Tricolor aparecer!




● Grená do Vigor


- Samuel... porra, Samuel! Esse gol babaca perdido te garantiu a reserva do Fred no ano de 2013 todinho.
- Bruno + Carleto = Vanin
- Fábio Braga curtiu uma de Ramires, só que não. Muito fraco...
- Elivélton, xará, me amarro na sua, mas que você vacilou... vacilou.
- Iniciarei hoje a campanha #aposentaBerna!



O Fluminense é tetracampeão brasileiro!


Sobre o autor: Aloisio Soares Senra é professor de Inglês do Município do Rio de Janeiro desde 2011, e torcedor do Fluminense desde sempre. Casado, é carioca da gema, escritor, jogador de RPG, entre outras atividades intelectuais.



Esta coluna foi publicada originalmente no dia 07/12/2012, no blog do Projeto Arena:


Postada por Aloisio. Você pode receber as próximas postagens do Aqipossa assinando gratuitamente nossa NEWSLETTER.

Divulgue esse artigo