“A partir de 1902, o remo passou a dividir com o futebol a preferência popular. Assim, os associados do Flamengo tornaram-se sócios também do Fluminense para acompanhar o futebol, e os do clube das Laranjeiras vieram para o rubro-negro a fim de acompanhar as regatas. Alberto Borgerth representava bem o exemplo, pois pela manhã remava pelo Flamengo e à tarde jogava pelo Fluminense.
A briga entre alguns dos jogadores do primeiro quadro do Fluminense foi a razão da cisão. Originalmente pensou-se em uma simples adesão ao Botafogo, mas como o alvinegro, na época, era o grande rival do Tricolor carioca, a ideia foi logo descartada. Em seguida consideraram a ideia de reforçar o já estabelecido Paysandu, mas também foi vetado, uma vez que o clube era composto exclusivamente de ingleses. Finalmente, surgiu a ideia de Borgerth, de se criar uma seção de futebol no Flamengo. A proposta foi aprovada e consagrada na assembleia do clube, realizada no dia 8.”
Wikipedia
Como visto acima, o que poderia ser chamado de O Futebol no Flamengo surgiu como lixo. Ninguém queria os jogadores, que embora vindos do Fluminense, já deviam carregar o DNA imundo do que hoje é o Flamengo de verdade. Sorte do Fluzão. Lixo ninguém quer. Lixo sobra. Lixo é lixo, mais ou menos como dizem os torcedores: Flamengo é Flamengo. Como sobra, expurgados do Tricolor, abandonados à própria sorte, só sobreviveriam na sarjeta. E assim, começava o Futebol no Flamengo.
Mas a história acima, encontrada em diversos sites rubro-negros e sobre o Futebol carioca, (Optamos pela da Wikipédia) explica também que é mal compreendida a ideia de que o Flamengo surgiu do Fluminense. De fato, o Flamengo já existia, mas lá não se jogava Futebol. Com inveja do Fluminense, os rubro negros aceitaram os desertores que ninguém queria.
O campeonato carioca, na verdade um campeonato entre os times do Estado da Guanabara, então capital do Brasil, começou em 1906. Hoje, o mesmo campeonato não existe mais, tendo sido unido ao campeonato Fluminense, que abrange todos os times do Estado do Rio de Janeiro. Até a aparição do Clube de Regatas do Flamengo na competição, quando permitiram a entrada do que futuramente seria o câncer do Futebol, já haviam sido disputados 6 campeonatos:
1906 - Fluminense campeão.
1907 - Sem campeão.
1908 - Fluminense campeão.
1909 - Fluminense campeão.
1910 - Botafogo campeão.
1911 - Fluminense campeão.
Os seis campeonatos acima formam os seis primeiros torneios da primeira divisão da Guanabara. A segunda divisão teve entre 1906 e 1911, apenas metade disso, ou seja, três edições:
1906 - Riachuelo campeão, mas perdeu o jogo de acesso, contra o Football & Athletic, e não jogou a primeira divisão no ano seguinte.
1910 - Paysandu campeão. (Quarto colocado na primeira divisão do ano seguinte)
1911 - Bangu campeão. (Sexto colocado na primeira divisão do ano seguinte)
Em 1912, o Flamengo surgiu na competição. A classificação final do rubro negro, time preferido de vagabundos, ladrões e toda a sorte de gente do mal, foi o vice campeonato. O campeão de 1912 foi o Paysandu.
Até aí, nada de mais. A pergunta que se faz é: Porque o Flamengo não começou a competição em 1912 na segunda divisão?
Flamenguistas, alienados, responderão com a maior autoridade que lhes é dada pela FlaPress: Porque não tinha segunda divisão em 1912.
Grave equívoco e grave necessidade que o flamenguista tem de acreditar nesse equívoco.
Em 1911, o Botafogo abandonou a competição e em 1912, estava em uma outra liga, a Associação de Football do Rio de Janeiro, (AFR) na qual sagrou-se campeão daquele ano. A liga a qual pertencia o Botafogo em 1911 era a Liga Metropolitana de Sports Athleticos, (LMSA) cujo campeão foi o Fluminense, como visto acima. A segunda divisão da Liga Metropolitana de Sports Athleticos de 1911 teve o Bangu como vencedor, também informado acima. Os demais clubes que particiapram da segunda divisão de 1911, além do Bangu foram:
Cascadura Football Club
Guarany Football Club
Haddock Lobo Football Club
Sport Club Mangueira
São Crsitóvão Athletic Club
Como se pode ver, o Flamengo não só não jogou a segunda divisão de 1911, como obviamente não seria um dos classificados para a primeira divisão do ano seguinte. Compreendemos assim, que ao começar a vida no Futebol em 1912, o time rubro negro deveria estar na segunda divisão de 1912. Os flamenguistas menos idiotas dirão que se houve mesmo uma segunda divisão em 1912, pode ter sido a segunda divisão da Associação de Football do Rio de Janeiro, da qual pertencia o Botafogo, e não a da Liga Metropolitana de Sports Athleticos, onde o Flamengo jogou em 1912.
Mas é justamente o contrário. A Associação onde estava o Botafogo em 1912, não existia antes. Em 1912, a Associação de Football do Rio de Janeiro começou do zero, com todos os seus integrantes em uma divisão única e como em 1913, ambas as ligas se uniram, a Associação de Football do Rio de Janeiro nunca teve uma segunda divisão.
Então, a segunda divisão de 1912 foi de qual liga? Claro… Da Liga Metropolitana de Sports Athleticos, (LMSA) a liga do Flamengo. Mas porque o time não jogou a segunda divisão para ter acesso, caso se classificasse, à primeira divisão em 1913? Porque entrou pela janela, claro.
A segunda divisão de 1912 da LMSA teve os seguintes jogos:
12 de Maio - Esperança 2x1 Rio Branco.
26 de Maio - Guanabara 3x3 Alliança. O Guanabara perdeu os pontos por ter utilizado o jogador Antônio Torres, que não estava inscrito na Liga.
09 de Junho - Alliança 4x1 Rio Branco.
23 de Junho - Esperança 1x3 Guanabara.
07 de Julho - Rio Branco 0x3 Guanabara.
21 de Julho - Alliança 2x2 Esperança.
25 de Julho - Alliança 1x2 Guanabara.
08 de Setembro - Guanabara 4x3 Esperança.
29 de Setembro - Rio Branco 4x0 Alliança.
06 de Outubro - Rio Branco 8x1 Esperança.
12 de Outubro - Guanabara 7x0 Rio Branco.
20 de Outubro - Esperança 3x1 Alliança.
A Classificação da segunda divisão de 1912 da liga que estava o Flamengo foi essa:
Guanabara campeão. Mas com a fusão das duas Ligas, o Guanabara acabou não jogando a primeira Divisão do ano seguinte.
Alliança em segundo.
Esperança em terceiro.
Rio Branco em quarto.
O Flamengo jogava a primeira divisão da LMSA, em datas sobrepostas à da segunda divisão. Não há como argumentar que a segunda divisão de 1912 só foi organizada após o começo da primeira. O Flamengo jogou nas seguintes datas:
3 de Maio contra o Mangueira.
19 de Maio contra o América.
9 de Junho contra o Paysandu.
30 de Junho contra o Bangu.
7 de Julho, o primeiro Fla x Flu.
14 de Julho contra o Rio Cricket.
28 de Julho contra o São Cristóvão.
25 de Agosto contra o América.
8 de Setembro contra o Mangueira.
22 de Setembro, um WO contra o Bangu.
6 de Outubro contra o Paysandu.
20 de Outubro contra o Rio Cricket.
27 de Outubro contra o Fluminense.
1º de Novembro contra o São Cristóvão.
Após analisar todas essas informações, só nos resta pedir ao Flamengo…
PAGUE A “SÉRIE B” DE 1912!
Fontes
Postada por Aqipossa Informativo. Você pode receber as próximas postagens do Aqipossa assinando gratuitamente nossa NEWSLETTER.
Já tem 4189 dias que a Portuguesa se vendeu em um esquema de corrupção com a Imprensa para ser rebaixada no lugar do Flamengo, para evitar um desastre financeiro nas contas do clube da Gávea e da Rede Globo. Pelo mesmo tempo, a própria Imprensa diz que foi tudo coincidência.
Divulgue esse artigo