A saúde do Futebol depende dele se libertar da Rede Globo! O Futebol NÃO é vermelho e preto! A FlaPress existe! Sem ter quem
    acredite nela, a mentira não anda. Combata a FlaPress repassando a verdade que você já sabe para amigos NÃO flamenguistas.
Data da publicação: sexta-feira, 23 de dezembro de 2011
Postado por Aqipossa Informativo

Te tiro algo, mas te dou outra coisa


Às vezes eu me sinto totalmente enganado com tudo. Vejo esses erros de arbitragens, constantes, esses ataques da mídia contra os 3 do Rio, e não vejo ninguém tomar uma atitude. Me pergunto se não somos todos os clubes coniventes com isso. Cada um esperando a sua vez de levar vantagem, por saberem que ela virá ou por apenas esperar que os use para prejudicar o outro. Pra alguém perder, outro tem que ganhar.

Como se fosse "vou te prejudicar agora, mas daqui a dois anos você será campeão". Ou "te tiro algo, mas te dou outra coisa".

Será que o Botafogo, por exemplo, deu um TRI pro Flamengo, perdendo as finais por causa de “erros” da arbitragem  em troca de algo? Só não sei porque uma atitudade não é tomada. Quem mais saiu prejudicado na verdade, foi o Fluminense, que foi ultrapassado na contagem dos títulos cariocas. Será que mesmo tendo fracassado nos últimos dois anos no Brasileiros, tendo sido os "melhores" de quase duas décadas, não teria sido para justificar um "título que estava amadurecendo" pra não ficar meio "estranho" um brasileiro, ou Copa do Brasil, meio que "de repente"?

Achei muito incrível, uma época de futebol fortalecido no Brasil inteiro, de repente dar só Rio de Janeiro em diversos campeonatos. Será que esse futebol carioca, fraco como vimos recentemente, terá virado em tão pouco tempo?

Em um período não muito distante, o futebol de São Paulo enfraqueceu. Foi a década de 80, onde só o São Paulo venceu o Nacional em 86. O Rio teve metade dos títulos, sendo 3 do Flamengo, 1 do Vasco e 1 do Fluminense, fora, claro a tentativa de golpe em 87, onde subiria pra 6 títulos. O Estadual ficou pra trás, o tal fortão só passou vergonha com 2 tri vices estaduais. Nessa época, as papeletas amarelas. "te tiro algo, mas te dou outra coisa".

Enquanto isso, em São Paulo, no fraco período nacional, o São Paulo F. C. teve metade dos títulos, (80, 81, 85, 87 e 89) e mais dois vices em 82 e 83. Chegou nas finais do Estadual em 7 oportunidades em 7 possíveis. Só não esteve lá em: 84, 86 e 88. Foi o timaço que chegou na década seguinte à dois mundiais, falsos, mas foram. "te tiro algo, mas te dou outra coisa".

Mas na década de 90, São Paulo (estado) apareceu e o Rio caiu. Foram 6 títulos de Campeão Brasileiro. (90, 91, 93, 94, 98, 99) Em todos os anos, um paulista apareceu entre os dois primeiros colocados, com exceção de 92, com Flamengo e Botafogo. "te tiro algo mas te dou outra coisa". Nesse período, no Rio, o Vasco se sobressaiu. Foram 4 títulos (40%) sendo um TRI, e esteve em mais 4 finais. Portanto, em 80% das vezes, esteve presente entre os dois primeiros colocados. "te tiro algo, mas te dou outra coisa".

De 2000 pra cá, esse milênio, estamos vendo uma troca. O início fora todo de São Paulo, com 6 títulos do Brasileirão. (2002, 2004, 2005, 2006, 2007 e 2008) Teve Paulista em primeiro e/ou segundo lugar em 9 dos 11 campeonatos desses século. Além de estarem entre os 3 primeiros em 100% das vezes. Além de 5 títulos da Copa do Brasil (2002, 2004, 2005, 2009 e 2010) onde os paulistas estiveram em 8 finais nas 11 possíveis, contando esse ano. "te tiro algo, mas te dou outra coisa".

Mas no estadual, os paulistas não tiveram um time específico para dominar. O Corínthians teve 3 e o Santos teve 4. O São Paulo F.C. sumiu. Venceu apenas dois e está desde 2005 sem conquistar o Paulistão. "te tiro algo, mas te dou outra coisa". Além disso, times chamados pequenos, apareceram entre os dois primeiros colocados: Botafogo de Ribeirão Preto, Ituano, (campeão) União São João, São Caetano, (campeão) Paulista, São Caetano novamente, Ponte Preta e recentemente o Santo André, vice pro poderoso Santos em 2010. Uma mostra de que os grandes se "atrapalharam". "te tiro algo, mas te dou outra coisa".

Com apenas um título em 2000, do Vasco, e só voltando a aparecer em 2009, o Rio de Janeiro penou nacionalmente. Mas no estado, como aconteceu em São Paulo na década de 80 com o São Paulo F.C., aqui no Rio apenas um domina: O Flamengo. Com 7 títulos em 11 disputados. Está entre os dois primeiros desde 2007, ou seja, à 5 campeonatos seguidos. "te tiro algo, mas te dou outra coisa".

O Rio sobe novamente a nível nacional. Com a Copa do Brasil e o Brasileirão. Foram duas décadas quase todas aos paulistas nacionalmente. Agora é a vez do Rio. E já podemos ver essa troca acontecendo. Dividindo os títulos, a Copa do Brasil recentemente é mais carioca que outra coisa. De 2006 até agora, são 3 títulos. De 2003 até 2011, são 6 cariocas nas 9 finais disputadas. Um domínio parecido com o Brasileirão, mas este pelo lado de São Paulo. (tiveram 9 em 11) Parece que agora, tem mais uma moeda de troca. Brasileiro, Copa do Brasil e Estadual. "te tiro algo, mas te dou outra coisa".

Depois que o São Paulo parou de vencer o Brasileiro, teremos o Corínthians esse ano, para um período de escasses de Nacionais como o Vasco em 2000? Os paulistas vão de Copa do Brasil agora? Certamente que no estadual, pela lógica até agora, se o Rio está em alta no nacional, um time paulista se sobressai no Estadual, afundando um outro, ou os outros. De 2000 pra cá, Corínthians e Santos são os que mais apareceram. Em 6 finais, o Santos. Em 5 finais, o Corínthians. Cadê os outros? "te tiro algo, mas te dou outra coisa".

Com isso, pelo mesmo raciocínio, uma Flamengalização do Corínthians e uma desflamengalização do Rio de Janeiro.

Podemos ter agora, a fase ruim do estadual do Rio, onde, como em São Paulo, os grandes se "atrapalharam"?

Será que as forças se concentram para evidenciar a todos? Quando não o óbvio no Nacional, visto por todos, mas também nos estaduais, para se contar aos 4 ventos? Afinal, Flamengo não um ganhava um Brasileiro desde 92, mas todos sabiam que ele "era o melhor do Rio", caso contrario, teria perdido o interesse dos investidores.

Agora não parece que haverá uma Flamengalização do Corínthians? Vamos ver se o Timão não vai parecer o tal único grande de São Paulo numa época que o Rio está mais forte, com títulos de 2006 pra cá. Foram Copas do Brasil (3) e Brasileiros (3) dando cariocas em todos os anos de lá pra cá, com exceção de 2008. Podemos ter daqui pra frente, no estadual carioca, um desinteresse no Flamengo, e isso é o que eu chamo de desflamengalização do Rio de Janeiro.

Daqui até a Copa, teremos mais Corínthians, mais Itaquera, mais Neymar, mais Santos... O Flamengo já mostrou que está muito envolvido com coisas ruins, Bruno, Adriano Imperador, R10 punheteiro, Wagner Love, crimes e mais crimes... A FlaPress pode até tentar, mas não vai conseguir esconder que certas marcas, não queiram mais vincular suas logomarcas na camisa de um time tão ligado ao que é errado. Toda hora um é preso com a camisa do Flamengo mostrando a marca de vários patrocinadores.

Talvez tenhamos um pouco de paz no Rio de Janeiro. Um pouco de jogos menos "preparados" para certos times favoritos. No Brasileirão, não. Vai continuar socando Flamengo nas transmissões. Mas nada será mais lucrativo que ver Corínthians. O time do futuro presidente da CBF, Sanches. O time que vai estar com sua marca bem visível antes, durante e depois da Copa no Estádio de Itaquera. O time que provavelmente, vai repatriar jogadores, ainda com qualidade e não os Ronaldinhos da vida que já não servem para mais nada. "te tiro algo, mas te dou outra coisa".

O Fracasso de Ronaldinho Gaucho na mídia, é evidente. Talvez esse tenha sido o golpe fatal. O golpe que faltava para trocarem de ares. O motivo de sair do Rio, e ir pra São Paulo. Os times Cariocas ficam com os nacionais, os paulistas com a Copa do Brasil. Os estaduais? Esses serão de quem levar primeiro. As atenções estarão todas voltadas para os nacionais que darão mais retorno político. Em São Paulo Santos e Corínthians. Provavelmente Santos de Neymar. No Rio, salve-se quem puder. Poderemos ver o que aconteceu em São Paulo com times pequenos aparecendo pela primeira vez na história.

E não é o que aconteceu? Por acaso o AQIP está mentindo ao analisar o que já aconteceu?

Resta saber se no futuro vai acontecer de novo o tal "te tiro algo, mas te dou outra coisa".

Divulgue esse artigo


Postada por Aqipossa Informativo. Você pode receber as próximas postagens do Aqipossa assinando gratuitamente nossa NEWSLETTER.

Divulgue esse artigo