Data da publicação: terça-feira, 5 de maio de 2015
Postado por Aqipossa Informativo
A moralidade passa longe do Flamengo - Peugeot, Jeep e BNDES
Em 2015, o Flamengo se superou nas reclamações e alegações infundadas de que seu time estava sendo prejudicado pela FERJ e arbitragens. Teve ameaça de não jogar o Carioca em 2016, esparadrapo na boca de técnico e choro do presidente que não quis enfiar no cu, as notas que seu time escrevia contra a FERJ. Rubens Lopez que o diga…
O atual presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Melo foi eleito em 3 de Dezembro de 2012 e é executivo no BNDES. Guarde essa data: 03/12/2012
Peugeot recebe dinheiro do BNDES e patrocina o Flamengo
Conforme noticiado no Estadão em 21 de Janeiro de 2013, 49 dias após Bandeira ser eleito. Você guardou a data lá de cima, não guardou?
“Com poucos detalhes e muitas interrogações, o Flamengo anunciou oficialmente nesta segunda o acordo com a Peugeot para um patrocínio de três anos. Sem divulgar valores, o presidente do clube, Eduardo Bandeira de Mello, o vice-presidente de marketing Luiz Eduardo Baptista e representantes da empresa celebraram o acerto como "o primeiro gol de placa da nova gestão na área de aumento de receita e marketing". A montadora francesa estampará sua marca na área nobre do uniforme até abril, quando passará às costas.”
No Estadão,. “a reportagem apurou que a Peugeot desembolsará um valor fixo de R$ 27,4 milhões pelas três temporadas, ou pouco mais de R$ 9,13 milhões por ano”, um valor baixo demais tanto para o Flamengo, quanto para a montadora. Guarde também esta informação: 3 temporadas. (2013-2014-2015)
Na sequência, apenas 9 dias depois de anunciar o patrocínio, vem o retorno do “favor”.
Como se pode ler no anúncio no site do BNDES:
“O BNDES aprovou financiamento no valor de R$ 154 milhões à Peugeot Citroën do Brasil para o desenvolvimento de novo modelo de automóvel, o Peugeot 208, lançado industrialmente nesta quarta-feira, 30, em cerimônia na fábrica da empresa, na cidade de Porto Real (RJ).”
Pelas contas simples, que para flamenguista é complexo demais, 154.000.000 - 27.400.000 dá um lucro de 126,6 milhões de Reais para a Peugeot em 3 anos. Mas para o Flamengo, o lucro é exatamente os 27,4 milhões que a Peugeot devolve pelo favor.
Mas você viu que o contrato era de três temporadas. Mas…
Em Novembro de 2014, “com contrato previsto para três temporadas, a montadora francesa procurou o clube da Gávea para informar que não teria condições de cumprir o acordo inicial até o fim. Com dificuldades financeiras, a Peugeot decidiu alterar o vínculo de maneira amigável e ficar com uma cota menor.
Fonte: UOL.
E em Dezembro do mesmo ano, o Bastidores FC, da FlaPress, noticiava entre outras, que:
“a rescisão do contrato com a Peugeot envolverá o pagamento de metade do compromisso restante - cerca de R$ 5,5 milhões - e agrados para ambas as partes.”
“O Flamengo deverá manter a marca no seu site oficial, como "apoio", e também deixar por um determinado período a logo exposta na barra da camisa do time de basquete. A empresa, por sua vez, manterá por alguns meses todos os carros cedidos para uso do clube e da diretoria.”
“...a saída da Peugeot, que não estava prevista, renderá um aporte a mais pela multa rescisória.”
Há quem ache coincidência, esquecendo por exemplo, a Lubrax, (Petrobrás) que por 25 anos, patrocinou o clube, sendo o único a receber dinheiro do Governo. Foi obrigada a quebrar o contrato devido às dívidas do Flamengo com a União em Abril de 2009.
Se tem quem acredite que as coincidências são poucas, a realidade é muito diferente.
Jeep recebe dinheiro do BNDES e patrocina o Flamengo
Na ESPN, informa-se que “próximo de iniciar a disputa do Campeonato Brasileiro, o Flamengo acertou um reforço, mas fora de campo: o patrocínio da montadora Jeep para as costas da camisa, abaixo de onde é localizado o nome de cada jogador. O contrato ainda depende de aprovação do Conselho Deliberativo do clube e deve ir a votação em breve. O valor gira em torno de R$ 4 milhões até o fim desta temporada.”
Um valor novamente baixo, tanto para Flamengo como para uma montadora como a Jeep: Apenas 4 milhões de reais, embora o local seja o mesmo da Peugeot, as costas da camisa. A notícia em primeira mão foi dada pela ESPN em 30 de Abril de 2015, logo ao final do contrato com a Peugeot. Impressiona a rapidez com que se encontrou um substituto, se levarmos em conta a dificuldade que diversos clubes andam tendo em negociar valores com investidores e patrocinadores.
No Extra, também FlaPress, as notícias deram conta que “o Flamengo terá uma nova montadora de veículos como patrocinador. A diretoria enviou ao Conselho Deliberativo nesta quinta-feira a proposta da Jeep para estampar a marca na barra da camisa por cerca de 4,5 milhões até o fim de 2015. A votação será na próxima quinta-feira, dia 7 de maio.”
A diferença é de meio milhão entre as informações, porém, não faz diferença.
Mas assim como com a Peugeot, o BNDES garantiu dinheiro à Jeep.
O montante é bem maior que os R$ 154 milhões dados à montadora francesa. Para a Jeep, a soma foi de mais de R$ 3 Bilhões. O site do BNDES dá conta das informações:
“Com financiamento de R$ 3,27 bilhões do BNDES à FCA, o projeto contempla, além da construção da nova unidade produtiva da Fiat, a instalação de uma fábrica de motores, um campo de provas, um parque de fornecedores para o desenvolvimento de novos veículos e investimentos sociais na comunidade local. “
Mas o que importa para a FlaPress é fazer com que o Flamengo seja visto como o time da moralidade. Atacando a FFERJ, acusando a mesma de favorecer o Vasco, esquecendo os absurdos de 2014 que favoreceram o Flamengo contra o próprio Vasco, fora o que já ocorreu no passado, todos com favorecimentos gritantes ao time da Gávea.
A moralidade que a Imprensa que mostrar do Flamengo, passa longe dos asteriscos que o time tem no seu histórico: O falso título de 87, os rebaixamentos que não se cumpriram por causa do Tapetão, (e ainda acusam o Fluminense) os árbitros de sempre que sempre erram ao seu favor, presidente preso pela polícia, jogadores envolvidos com tráfico, assassinato, brigas de seus torcedores, a SKY patrocinando a arbitragem, a SKY ser presidida por um dirigente do Flamengo, os seguidos “sorteios” na Copa do Brasil darem o segundo jogo de cada fase para jogarem no Rio de Janeiro, etc, etc, etc…