A saúde do Futebol depende dele se libertar da Rede Globo! O Futebol NÃO é vermelho e preto! A FlaPress existe! Sem ter quem
    acredite nela, a mentira não anda. Combata a FlaPress repassando a verdade que você já sabe para amigos NÃO flamenguistas.
Data da publicação: sábado, 19 de junho de 2010
Postado por Aqipossa Informativo

Bruce Grobbelaar e a corrupção


Grobbelaar nasceu em Durban, a 6 de outubro de 1957. É um ex-goleiro sul-africano que jogava pelo Zimbábue, famoso por sua passagem na época de ouro do Liverpool. Grobbelaar iniciou a carreira no Highlanders, da cidade de Bulawayo, a segunda maior da então Rodésia. Em 1979 foi jogar no Vancouver Whitecaps, do Canadá. Conseguiu um empréstimo para o futebol inglês no Crewe Alexandra, após tentativa frustrada com o West Bromwich Albion. No último jogo da temporada, marcou um gol de pênalti. Foi observado naquela partida por um olheiro do Liverpool, que o contratou.

Grobbelaar chegou aos Reds (como é conhecido o Liverpool) como reserva da estrela Ray Clemence, ganhando a posição de titular e realizando sua primeira partida em agosto de 1981, quando este saiu para o Tottenham Hotspur. Ficaria no gol da equipe até 1994, jogando 627 partidas. Acabou sendo o herói do título europeu, em 1984 (o quarto do clube): a final foi disputada no Stadio Olimpico de Roma, e contra a Roma. O torneio foi decidido nos pênaltis e Grobbelaar calou a torcida romanista ao fazer mandingas antes de Bruno Conti e Francesco Graziani perderem suas cobranças.

Após sair dos Reds em 1994, jogou duas temporadas no Southampton e até encerrar a carreira, em 1999, passou breves períodos em outras oito equipes, chegando a ser contratado e não jogar em várias delas. Jogou ainda um amistoso em 2007 pelo Glasshoughton Welfare contra justamente o Liverpool, em partida para ajudar o clube amador a sobreviver, ajudando a equipe a vencer por 2 x 1.

Um goleiro atlético, que já defendeu chutes virtualmente impossíveis e é lembrado como um dos melhores goleiros de todos os tempos na história do Liverpool. Grobbelaar cometeu alguns erros, mas cresceu muito no Liverpool. Ele viu horrores quando lutou nas selvas da África e afirmou que o futebol era apenas um jogo, que não devia ser levado tão a sério. Quando errava, seus companheiros afirmam que ele ficava furioso consigo mesmo, tentando alcançar a perfeição.

Mas o que levou Bruce Grobbelaar a se envolver em escândalos de venda de resultados  de jogos do Liverpool? Bruce Grobbelaar teve, de fato, problemas com a justiça por questões relacionadas com corrupção. Teria aceito subornos. Em novembro de 1994, Bruce Grobbelaar foi acusado pelo tablóide britânico "The Sun" de arranjar partidas durante o período em que defendeu o Liverpool para beneficiar apostadores depois que foi divulgado um vídeo dele falando sobre partidas armadas.

Ele foi acusado de corrupção junto com o goleiro do Wimbledom Hans Segers, o atacante do Aston Villa John Fashanu e o empresário malaio Heng Suan Lim. Ele foi inocentado e processou o jornal, mas o The Sun recorreu e ganhou o direito de receber 500 mil libras. Sem ter como pagar, o ex-goleiro se declarou falido. Mas em 2002, na sequência da batalha judicial que demorou mais de oito anos, Bruce foi condenado pela House of Lords (a câmara alta do parlamento do Reino Unido) a pagar mais de um milhão de libras de custos judiciais. Depois de algumas peripécias de acordos e recursos, ficou provado que ele efetivamente aceitou dinheiro, ainda que não se tenha conseguido provar quais os gols que deixou entrar., explica o jornal The Guardian em: http://www.guardian.co.uk/media/2002/nov/26/pressandpublishing.law


Já em 2003, em entrevista ao jornal inglês Daily Telegraph, Bruce revelou que foi procurado por dirigentes do Flamengo às vésperas da decisão do Campeonato Mundial Interclubes para “facilitar” a vitória do time rubro-negro na decisão de Tóquio. - Nem sei como ninguém reparou nisso antes. Os três gols que eu tomei naquele jogo eram totalmente incompatíveis com um goleiro da minha categoria. - disse o arrogante Grobelaar. Diretores do Liverpool ficaram indignados com as revelações de Bruce, mas o que os deixou mais indignados foi a possibilidade de Grobbelaar entregar a partida contra o Real Madrid na decisão da Copa dos Campeões daquele ano. - Ainda bem que ele não jogou a decisão em Paris. (O Liverpool venceu por 1 a 0.) Aquele sim era o jogo de nossas vidas. Ele seria bem capaz de destruir nossos sonhos por causa de sua mesquinharia. - afirmou Doddy Swanson, diretor de finanças do Liverpool.

Em Tóquio, a Toyota, patrocinadora do jogo, através de seu vice-presidente de Marketing, Myiashi Akinawa, disse, à época, que a empresa tomaria medidas duras contra a equipe brasileira, Akinawa chegou a afirmar em 2003, que a empresa iria declarar vago o título intercontinental de 1981.

O futebol europeu chama a atenção pela qualidade de seus principais campeonatos, por reunir os jogadores mais importantes do mundo e pela riqueza de seus clubes. No entanto, isso não livra o continente de passar por momentos negativos. Alguns escândalos abalaram a Europa:

Em 2006, dirigentes da Juventus tentaram obter favorecimento da arbitragem, em caso que envolveu outros clubes e foi flagrado por escutas telefônicas. O time de Turim foi rebaixado para a 2ª divisão e perdeu dois títulos nacionais; Milan, Lazio, Fiorentina e Reggina perderam pontos no torneio.

Na temporada 1979/80, uma loteria esportiva ‘paralela’ montou um esquema de suborno que envolveu jogadores e dirigentes de clubes italianos. Milan e Lazio foram rebaixados; Paolo Rossi sofreu uma suspensão por três anos, mas a pena acabou reduzida para dois anos e ele retornou a tempo de disputar a Copa do Mundo em 1982.

Em um jogo da Copa da Alemanha, o Hamburgo vencia o Paderborn por 2 a 0. O juiz entrou em cena ao expulsar um jogador do HSV e dar dois pênaltis ao rival, que empatou e ganhou na decisão por penalidades. Hoyzer estava ligado a uma máfia croata, também suspeita de envolvimento no recente caso revelado pela Uefa.

O Olympique de Marselha estava na final da Copa dos Campeões e perto do título francês em 1992/93. Para garantir que seus jogadores não se esforçassem demais antes da decisão continental, o presidente Bernard Tapie subornou atletas do Valenciennes. O Olympique sagrou-se campeão nacional, mas perdeu a taça e foi rebaixado.

Não é de se espantar que Bruce Grobbelaar tenha seguido o vicio europeu e feito a alegria do Flamengo entregando os 3 gols na final daquele torneio amistoso no Japão. Com certeza, se fosse um torneio importante de verdade, Bruce não entregaria, mas lá pela Europa e no resto do planeta, a Copa Européia-Sulamericana não vale mesmo absolutamente nada. O Liverpool ganhava tudo que disputava e o goleiro estava na melhor fase. Talvez por isso, resolveu ganhar um dinheiro extra, tendo a convicção que ainda ganharia muitos títulos nos anos seguintes.

E assim termina mais uma seção “VOCÊ SABIA?” Espero que sua carteira ainda esteja no seu bolso. Até a próxima, flamenguista. Se você tiver coragem de voltar aqui, claro.

Postada por Aqipossa Informativo. Você pode receber as próximas postagens do Aqipossa assinando gratuitamente nossa NEWSLETTER.

Divulgue esse artigo