A saúde do Futebol depende dele se libertar da Rede Globo! O Futebol NÃO é vermelho e preto! A FlaPress existe! Sem ter quem
    acredite nela, a mentira não anda. Combata a FlaPress repassando a verdade que você já sabe para amigos NÃO flamenguistas.
Data da publicação: terça-feira, 11 de outubro de 2016
Postado por Aqipossa Informativo

Rebaixamento 2013 - É hora do jornalismo enfrentar o próprio jornalismo

Cada vez mais visível, envolvimento da Imprensa para salvar o Flamengo do rebaixamento de 2013 é a vergonha do jornalismo esportivo no Brasil.


Jornalismo da FlaPress

Não adianta esconder o sol com a peneira. Quem acompanha o Caso Flamenguesa, (também chamado pela Imprensa de Caso Héverton, para esconder o André Santos) tem certeza do envolvimento da Imprensa esportiva, especificamente a FlaPress, no caso do rebaixamento de 2013. Todos tem certeza que o Flamengo foi o beneficiado e que ele sozinho não saberia resolver o “pepino” do erro André Santos. Sabem todos, por exemplo, que a matéria da Globo com o “vazamento” do e-mail foi uma farsa para tentar legitimar os fatos como simples coincidências e não se cogitar o nome do Flamengo como um envolvido no erro da Portuguesa.

Sabe-se também que deveria haver um culpado para tudo. A mídia, que propositalmente não falou o que ela já sabia, que o Flamengo perderia 4 pontos pelo erro na escalação, tinha que encontrar esse culpado, que obviamente era, ainda é e sempre será inocente. Com pernas curtas, as primeiras mentiras surgiram rápido demais, e foram repetidas até que a mãe Globo decidisse que rumo tomar na manipulação dos fatos. A culpa caiu no advogado Sestário, que supostamente não teria avisado à Portuguesa que Héverton tinha mais um jogo de suspensão. Essa foi a primeira desculpa, ou explicação, da Portuguesa para justificar Héverton em campo, criando assim, um clima de “acaso”, um “azar”, para parecer que foi coincidência cometerem o mesmo erro do Flamengo, que com isso, escapou do rebaixamento.

Imprensa está envolvido com o Caso Flamenguesa

Mas isso não apaga o fato de André Santos, do Flamengo, estar irregular. O Flamengo errou! O Flamengo enfrentaria o STJD! O Flamengo seria punido! Mas todos olhariam para a explicação da Lusa e se perguntariam: E o André Santos, foi avisado?

Foi. E saiu na mídia que ele estava suspenso. A matéria que comprova que na Gávea sabiam que André Santos não poderia jogar, até informa que ele se despediria do Flamengo sem fazer um último jogo. Então, concluímos que o Flamengo, este sim, cometeu um erro, um equívoco, administrativo ou não, mas um erro que infringiu as regras da competição, portanto, uma causa perdida diante do STJD. Seria punido assim como dois mais dois são quatro.

Com o próprio Sestário desmentindo desde o início, a mentira seria desmascarada mais cedo ou mais tarde, então, veio o tradicional “rivais não perdoam” da Globo.com, e colocaram o Fluminense na fogueira. Essa estratégia da FlaPress usa uma suposta descontração na informação, mas atua no inconsciente do leitor que associa posteriormente as chamadas “gozações” com qualquer fato sério sobre o assunto, fixando equivocadamente o Fluminense como o culpado de qualquer coisa que tenha a ver com o STJD. Até o presente momento, não há Cristo que comprove, já que de fato não aconteceu, que o Fluminense tenha entrado no “tapetão”. O STJD julgou apenas e tão somente, Flamengo e Portuguesa.

Juca Kfuri, Blog do Paulinho, o amante do caramanchão Renato, a ESPN, toda a corja imunda do jornalismo do Lance, do Extra, da Globo,, e outros mais, passaram então, a repetir o que a FlaPress impôs propositalmente com as “piadas dos rivais”: Culpar o Fluminense seria aceito por todos imediatamente. Essa informação não baseada em nada era repetida tanto por quem sabia que era mentira, quanto por quem achava que “só podia ser”, mostrando um péssimo profissionalismo de noticiar algo gritantemente descabido.

Manipulação visível da FlaPress


A primeira matéria que o Aqipossa fez sobre a farsa do rebaixamento 2013 foi “A farsa da virada de mesa é da Globo” e começa daí, a compreensão dos fatos.

Mesmo assim, ainda hoje, temos que nos deparar com matérias de péssima qualidade, sem fundamento e sem base, como a de 7 de Novembro de 2014, do Blog do Paulinho, que ainda insiste até hoje em dizer que a UNIMED é a corruptora da Portuguesa, associando o Fluminense ao caso Flamenguesa.


Em seus delírios, provavelmente cegos pela empolgação de agradar Juca Kfuri, Paulinho afirma que “Ilidio sabe também, assim como soube o leitor deste espaço, (o blog dele) que o corruptor foi uma empresa de Planos de Saúde, com intuíto (sic) de beneficiar o Fluminense.

Paulinho, no entanto, não mostra, ao menos com um link, por exemplo, onde e como o leitor de lá, teria ficado sabendo que o corruptor é a UNIMED, nem muito menos explica como se chegou a essa conclusão. (Informação sem base e sem confirmação) Além de tudo, Paulinho diz que Ilidio Lico “não declinou a informação por medo de ser processado”. Mas nem o blogueiro, pois usou o termo “empresa de saúde”. Desafiamos Paulinho a ligar definitivamente a UNIMED ao corruptor e não mais por achar que “só pode ser”.

Mas sejamos justos e pensemos em dar uma chance à Imprensa e para o Paulinho. Porque não foi noticiado no Sábado à noite, ou ao menos no Domingo, que o Flamengo havia cometido o erro do André Santos? A notícia era conhecida da Imprensa, como se vê na imagem abaixo:

LanceNet escondeu informações que envolviam Flamengo no rebaixamento de 2013

A matéria NÃO ESTÁ MAIS ONLINE, ("Suspenso, André Santos não enfrenta o Cruzeiro pelo Brasileirão") porém, algo suspeito e muito sério ocorreu na notícia do dia 6 de Dezembro de 2013. De uma forma ou de outra, se há a questão de alguém no Flamengo não saber que suspensões poderiam ser cumpridas em torneios diferentes, o Lance tratou de avisar ao escrever essa matéria. Se até o Lance, assim que acabou o julgamento do André Santos, já sabia disso, como o jurídico do Flamengo não saberia? Na matéria do Lance havia os trechos:

Lateral-esquerdo foi expulso no segundo jogo da final da Copa do Brasil e terá de cumprir suspensão contra a Raposa.

Como a Copa do Brasil se encerrou naquela partida, o jogador rubro-negro terá de cumprir a punição na última rodada do Campeonato Brasileiro.

No lugar do camisa 27, (André Santos) Jayme de Almeida colocará o reserva imediato João Paulo.

Comprar camisa do Fluminense na FutFanatics
Todos querem respostas dos jornalistas. Torcedores do Brasil inteiro, principalmente tricolores, e até flamenguistas se fossem honestos, desejam respostas da Imprensa. Querem saber definitivamente porque informaram errado o que sabiam. Porque esconderam fatos já conhecidos por eles? Porque não falaram que o Flamengo havia cometido um erro no jogo contra o Cruzeiro? Porque sabendo do erro, criou a mentira de que o Fluminense entrou no “tapetão” para fugir do rebaixamento? Porque não houve ao longo do período entre Sábado e Domingo, a bombástica notícia de que com apenas uma vitória, ou Vasco, ou Fluminense, poderiam escapar do rebaixamento, pois era certo que o Flamengo perderia 4 pontos? E se o Vasco vencesse, o Fluminense seria rebaixado junto com o Flamengo, e isso seria mais BOMBÁSTICO ainda! A dupla Fla-Flu rebaixada em um ano só! Que furo futebolístico poderia ser maior que esse?!? Porque a Imprensa deixou que torcedores do Fluminense acreditassem que tudo estava definido com o rebaixamento, se ainda haveria um julgamento que poderia inverter Flamengo com Fluminense na Série B?

Está claro desde o final de 2013 que a Imprensa está fugindo da verdade. A FlaPress liderando o bando e o resto seguindo a trilha. Muitos não faziam ideia da grandiosidade do escândalo e foram apenas andando na sombra da Platinada. Outros sabem como a FlaPress faz e vão fazendo também, mas não são realmente os líderes. Esses, acreditam que nada acontecerá contra a mídia mais poderosa do Brasil, e assim, se sentem seguros. Muito mais seguros dessa forma do que simplesmente atacar o queridinho time da Gávea com verdades tão gritantes. Realmente fazer uma investigação mais aprofundada não estará nos planos dos que apenas seguem os rastros da principal beneficiada com o não rebaixamento do Flamengo.

Mas obviamente que a verdade é clara. Não importa se idiotas acreditam que a maior torcida do Brasil é do time da Globo, pois esta nunca será maior que a soma dos que são mais inteligentes, e por isso mesmo, não torcem para o Flamengo. A história contada pela FlaPress não encaixa com o que os mais inteligentes percebem. Chegou a hora da realidade ficar distante da vontade, ou alguém acreditaria em uma reportagem de algum site, jornal ou revista, dizendo que a política no Brasil é voltada exclusivamente para beneficiar o povo e que as acusações de corrupção é coisa de “invejoso” e “recalcado”? (Termos propositalmente utilizados, e vocês sabem porque)

Seja lá como foi feito o acordo entre a Portuguesa e o corruptor, (Flamengo e/ou Globo/Lance) ele serviu exclusivamente para salvar o time da Gávea de ser rebaixado. Alguns acusam o Fluminense, outros a UNIMED. Mas até hoje, mais de 1000 dias passados daquele fatídico fim de semana, a pergunta que o jornalismo não faz é simples: “O Flamengo está ou não está envolvido no escândalo da Portuguesa?

Quem a FlaPress protege? Encontrem vocês, leitores, a resposta para essa pergunta. Para a Imprensa, a notícia a ser dada primeiro deveria ser do Flamengo e não da Portuguesa. Mas inverteram a ordem das informações, porque? Tente entender que se a Imprensa agisse corretamente, dando primeiro a notícia de que o Flamengo seria punido, deveriam colocar o Fluminense salvo pelo Flamengo, além, claro, de informarem para todo o Brasil que o Flamengo poderia ser rebaixado por um dos dois rivais, Vasco ou Fluminense. REBAIXADO!! Depois dessa notícia, viria a de que a Lusa também errou e que agora, o Flamengo estava salvo. Isso significa que:

  • A Imprensa daria o Flamengo como o time que foi salvo pela Portuguesa.

  • Não impediriam o Brasil inteiro de ver que seria suspeito que a Lusa tivesse cometido o mesmo erro do Flamengo um dia depois.

Sabemos que o beneficiado É o Flamengo, mas com a inversão da notícia e principalmente com a demora em noticiar a punição do Flamengo, a FlaPress evitou que isso fosse percebido.

Jornalistas começam a mudar o rumo do caso


Não importa que flamenguistas não compreendam. E não farão questão disso. Nem nós nos importamos com eles. Mas para quem não é flamenguista, a verdade é clara. Quase previsível. O jornalismo esportivo não pode continuar sobrevivendo de contar mentiras, repetir mentiras, proteger e esconder a verdade negra desse time apenas porque não podem enfrentar o próprio jornalismo. Esse vício deve acabar. A FlaPress já não engana mais ninguém. Só quem quer ser enganado. Podemos estar começando um novo rumo no jornalismo esportivo com o hediondo caso Flamenguesa, que pode ter sido a gota d’água na passividade da escravidão dos jornalistas à FlaPress.

Recentemente, publicamos que Cosme Rímoli citou o Flamengo como beneficiado pelo rebaixamento da Portuguesa.

Se a Portuguesa não fosse rebaixada, o Fluminense, a princípio, cairia para a Segunda Divisão. Depois se descobriu que o Flamengo escalou o jogador André Santos de forma irregular contra o Cruzeiro. Perdeu quatro pontos. E seria ele e não o rival das Laranjeiras a ser rebaixado. Se não fosse por Héverton.” - Cosme Rímoli em seu blog.

Poucos dias após Rímoli, foi a vez de André Rizek, este porém, foi mais claro ainda, dizendo que errou ao acusar o Fluminense e pediu desculpas:

Pelo Twitter, André Rizek afirma que errou ao acusar o Fluminense em 2013

Segundo Rizek, ele errou na avaliação e aparentemente foi culpa do pensamento “só pode ser” que falamos anteriormente. Embora Rizek tenha dado tais declarações, fica a dúvida: Se só haviam dois suspeitos e um deles é excluído, porque Rizek não falou do outro?

Porque é o Flamengo? Porque Rizek trabalha num dos focos da FlaPress, a SporTV? Não se sabe, mas o Aqipossa perguntou diretamente à Rizek, que pelo menos até agora, não nos respondeu, contrariando uma leve e rápida olhada em seu perfil no Twitter, onde ele praticamente responde a citações que fazem ao seu Twitter.

Twitter para André Rizek

Twitter para André Rizek

Twitter para André Rizek

Twitter para André Rizek

Twitter para André Rizek

Em nenhuma das citações feita pelo Aqipossa ao Rizek, tivemos respostas. Mas já foi um grande passo que o jornalista tenha se desculpado sobre ter acusado o Fluminense.

Postada por Aqipossa Informativo. Você pode receber as próximas postagens do Aqipossa assinando gratuitamente nossa NEWSLETTER.

Divulgue esse artigo