Data da publicação: sexta-feira, 11 de maio de 2012
Postado por Aqipossa Informativo
As páginas imortais do América de Minas
O historiador Carlos Eduardo Paiva de Oliveira, de 54 anos, belo-horizontino, apaixonado pelo América-MG, vive a emoção do nascimento de um "filho". Um filho que tem nome e sobrenome: "Enciclopédia do América". Uma gestação nada comum, que durou incríveis 38 anos. Tudo começou em 1922, quando seu avô Antônio de Oliveira, mudou-se de Oliveira-MG para a capital mineira, onde construiu uma família de apaixonados americanos.
Carlos Paiva, atualmente é empresário em São Paulo, herdou a paixão pelo América do pai Osias de Oliveira, ex-jogador de basquete do América na década de 40 e conselheiro em 1956. Em conversa com o seu pai surgiu a idéia de fazer uma enciclopédia do América, quando os dois estavam escutando rádio e o locutor, ao narrar um lance do jogo, disse: "Isso está nas páginas imortais do América". Então com 16 anos, Carlos Paiva perguntou ao seu pai onde é que estavam às páginas imortais, recendo como resposta que não existia.
Passaram-se 38 anos. Foram muita pesquisa e seis anos de organização dos dados. A edição exclusiva conta com 400 exemplares, numerados e rubricados pelo autor, com 415 páginas, pesando 1,5 kg e já estão à disposição do torcedor americano na sede do América (Rua Mantena, 80, Bairro Ouro Preto).
Entre as curiosidades encontradas durante o trabalho, Carlos Paiva destaca um grande artilheiro entre os muitos que o América teve. Trata-se de Satiyro Tabuada, que atuou entre os anos de 1922 a 1934. "O atacante teria feito 260 gols, mas apenas 167 foram confirmados, pois, infelizmente, na época não era costume publicar esses dados".
A enciclopédia foi lançada no último dia 30/04, data do centenário do América. Mas o historiador já havia lançado um resumo das pesquisas no ano passado, no trabalho chamado "América, minha paixão". E tudo indica que, ao final do ano, o torcedor americano deverá ganhar mais um presente. Deve ser lançado o almanaque do América, que vai contar a história dos mais de 4300 jogos do time como profissional.
Divulgue esse artigo