A saúde do Futebol depende dele se libertar da Rede Globo! O Futebol NÃO é vermelho e preto! A FlaPress existe! Sem ter quem
    acredite nela, a mentira não anda. Combata a FlaPress repassando a verdade que você já sabe para amigos NÃO flamenguistas.
Data da publicação: segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017
Postado por Aqipossa Informativo

Atlético-PR e Coritiba protestam contra Rede Globo

Clubes são proibidos de jogar se transmitissem o jogo pela Internet. Como resposta, Atlético-PR e Coritiba protestam contra Rede Globo e Federação paranaense e jogo não é realizado.


De UOL Esporte:

Cleber Yamaguchi/AGIF
Atlético-PR e Coritiba protestam contra Rede Globo (Cleber Yamaguchi/AGIF)
O clássico entre Atlético-PR e Coritiba, o famoso Atletiba, aconteceria dia 19 de Fevereiro último, mas foi impedido pela Federação Paranaense de Futebol (FPF) de começar. A entidade se opôs à transmissão do jogo de forma independente e exclusivamente online pelos canais dos clubes no YouTube. Os clubes se negaram a jogar sem a transmissão e a partida não aconteceu.

A não realização do jogo fez com que as diretorias dos dois clubes, assim como as duas torcidas rivais, se unissem para atacar a Rede Globo e a Federação Paranaense de Futebol. Os jogadores de ambos os times entraram em campo de mãos dadas para se despedir da torcida e voltaram ao vestiário logo depois. A torcida na Arena Baixada ao saber do motivo, gritava: “Globo lixo” e “Federação, vai se fuder, o futebol não precisa de você”.

Transmissão do jogo seria apenas pela Internet


A partida seria transmitida exclusivamente nos canais do YouTube das equipes, sem participação da TV. Porém, alegando problemas no credenciamento da equipe escalada para fazer a transmissão, a federação impediu, de última hora, que o jogo começasse. Como resposta, Atlético-PR e Coritiba se negaram a jogar sem a transmissão online.

Segundo o vice-presidente do Coritiba, José Fernando Macedo, “A federação mandou uma ordem para a arbitragem de que não podia ser feita a transmissão de dentro de campo, porque existe o contrato com a Rede Globo”, e completou: “Mas como nós não temos contrato com a Globo, que fizéssemos a transmissão via YouTube”.

O diretor de marketing do Furacão, Mauro Holzmann, também mostrou revolta com a situação. “Atlético e Coritiba não venderam seus direitos por essa esmola que a RPC e a TV Globo quiseram nos pagar. É um direito nosso. A federação, de forma arbitrária, quer que nós tiremos a nossa transmissão. Então não vai ter jogo”, afirmou.

Até o ex-meia Alex, ídolo do Coritiba e atual comentarista da ESPN Brasil, citou Globo e FPF ao falar sobre o episódio no Twitter:

Twitter de Alex, ídolo do Coxa

Twitter de Alex, ídolo do Coritiba

A revolta dos torcedores ganhou ainda mais peso após publicação do UOL Esporte de um vídeo em que o quarto árbitro, Rafael Traci, afirma que não podia iniciar o jogo enquanto houvesse a transmissão pela internet, alegando que ela não era feita pelos detentores de direitos de transmissão do campeonato.

Protestos contra a Globo e Federação


O que disseram os dirigentes dos dois clubes sobre a decisão da Federação:

Fica o alerta para que os outros clubes sigam o exemplo de Atlético e Coritiba” - Luiz Sallim Emed, Presidente do Atlético-PR.

Vamos dizer não. É uma palavra simples. Muitas vezes é isso que a gente tem que fazer: romper com essas coisas. Vamos romper com o status quo”. - Luiz Sallim Emed.

Funcionários da Federação Paranaense de Futebol solicitam que a arbitragem não permita início do jogo. Motivo: a FPF não permite transmissão do jogo pelos canais de Coritiba e Atlético. Repetimos: Federação Paranaense pede que o jogo não comece enquanto houver a transmissão online” - Twitter oficial do Coritiba (Resumo)

“Temos uma produtora independente aqui. Não temos que acabar com a transmissão” - Mauro Holzmann, diretor executivo de marketing do Atlético-PR

“A federação, de forma arbitrária, quer que tiremos nossa produtora independente. Nós não vendemos o jogo para ninguém, só não aceitamos o que a Federação Paranaense quer fazer. A federação diz que não vai ter o jogo enquanto a transmissão dos canais oficiais não for tirada do ar. Então não vai ter o jogo” - Mauro Holzmann.

A federação mandou uma ordem para a equipe de arbitragem de que não pode ser feita a transmissão porque existe um contrato com a Rede Globo. O Coritiba e o Atlético se sentem no direito de fazer a transmissão pelo YouTube. Os dois times não vão abrir mão de jogar essa partida com a transmissão online.” - José Fernando Macedo, vice-presidente do Coritiba.

É uma atitude arbitrária da federação. O campeonato vai ser transmitido para os Estados Unidos via Facebook. Isso já acontece, no mundo, porque não pode aqui? O presidente da federação não tem responsabilidade de poder sentir o que está acontecendo aqui. Está impedindo um espetáculo. É uma ideia estreita desse presidente. Não dá mais para ficar nesse tipo de coisa. Basta! Basta! É uma vergonha mundial”. - Luiz Sallim Emed, Presidente do Atlético-PR.

A desculpa esfarrapada da Federação


Hélio Cury, presidente da federação paranaense, disse ao UOL, que não haveria jogo enquanto os profissionais não saíssem de dentro de campo. Segundo ele, o credenciamento dos profissionais deveria ter sido feito 48 horas antes da partida.

A FPF preferiu estragar o espetáculo, à menos de 15 minutos de ser iniciado, com uma justificativa bem fraquinha. Estranha-se ter ido de encontro aos interesses dos clubes filiados. Tanto o Coxa quanto o Furacão não tem contrato de televisionamento com a Rede Globo, que ofereceu quantia ridícula, segundo os clubes. Nesse ponto, nenhuma transmissão, seja qual fosse, traria prejuízo à Globo, à própria Federação e qualquer outro envolvido. Os prejudicados foram os torcedores, aqueles que aguardavam pelo Facebook e Youtube, e principalmente os que foram ao estádio e pagaram ingeresso.

A FPF ainda vai se pronunciar sobre o que será feito sobre a partida.

Nota Oficial de Atlético Paranaense e Coritiba


O Coritiba Foot Ball Club e o Clube Atlético Paranaense informam que o clássico deste domingo (19), no Estádio Atlético Paranaense, não foi realizado devido à decisão da Federação Paranaense de Futebol de não autorizar o início da partida com a transmissão dos clubes em seus canais oficiais, no Facebook e YouTube, contrariando os interesses de seus afiliados CAP e CFC.

Os clubes lembram que a ação pioneira foi realizada, pois as duas equipes não venderam os direitos de transmissão de seus jogos no Campeonato Paranaense, por não concordarem com os valores oferecidos.

Diante da posição arbitrária e sem qualquer razoabilidade da Federação Paranaense de Futebol, os clubes lamentam o prejuízo causado ao futebol paranaense, em especial aos seus torcedores.

Fontes:

Federação impede transmissão online do Atletiba e clubes se negam a jogar (UOL Esporte)
Nós x eles? Polêmica do Atletiba faz times e torcidas atacarem Globo e FPF (UOL Esporte)
“Vergonha”, diz presidente do Atlético-PR sobre interferência de federação (UOL Esporte)

Postada por Aqipossa Informativo. Você pode receber as próximas postagens do Aqipossa assinando gratuitamente nossa NEWSLETTER.

Divulgue esse artigo