Flamengo e Corínthians envergonham a nação (revisado)
Em 20 de Fevereiro de 1991, Flamengo e Corínthians disputaram um jogo na Libertadores em Cuiabá. O jogo ficou no 1x1. Era a estreia dos dois no grupo 3. Nacional e Bella Vista, ambos do Uruguai, completavam o grupo.
Contra o fraco Bella Vista, que dirão alguns, devia ser um timaço, outro empate: 2x2. As coisas não estavam boas. Em 1º de Março, o Flamengo já jogava a terceira partida. O Nacional era o líder e o Flamengo enfim venceu, por apenas 1x0.
Enquanto isso, o Corínthians havia jogado apenas a primeira contra a própria mulambada. A segunda partida, um empate contra o tal Bella Vista e depois outro empate com o Nacional, deixaram o time com 3 pontos. A essa altura: Flamengo 4 pontos, Nacional e Corínthians 3 pontos e o fraco Bella Vista com 2.
A quarta partida foi entre Corínthians e Flamengo. Em São Paulo no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho. (Pacaembu) A liderança estava em jogo. Uma vitória rubro negra deixaria o Flamengo praticamente classificado e o Timão quase de fora. Qual o resultado do jogo? Alguém se lembra? Alguém sabe como ficou conhecido o jogo que teve a comprovação de como esses dois times, hoje patrocinados pela Globo e protegido pela própria CBF? (Corrupção Brasileira de Futebol)
O jogo foi interrompido aos 39 do segundo tempo. A Fiel torcida corintiana, não satisfeita com a roubalheira, causou uma das maiores vergonhas do futebol nacional. Como se fosse possível algo ser mais vergonhoso que a proteção ao Flamengo...
Vejam o vídeo da reportagem do caso que ficou conhecido como “a noite das garrafadas”. Um exemplo de como a proteção e manipulação pró-Flamengo foi, é, e sempre será, um câncer no futebol.
Há também esse outro vídeo onde um torcedor fala ao repórtere, qual foi o motivo da revolta. O torcedor do Corínthians estava indignado com o juiz e afirma (1m25s) "Ah, começou da... da... roubalheira do juíz. Aí... Já viu o que que gerou. Gerou tumulto."
Jogo: Corinthians 0 x 2 Flamengo - Quarta-Feira, 20 de Março de 1991
Taça Libertadores da América - Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho (Pacaembu)
Árbitro: Renato Marsiglia – RS
Público: 18.565 - Renda: Cr$ 21.208.000,00
Corinthians - Ronaldo, Giba, Marcelo, Wilson Mano e Jacenir (Édson); Márcio, Paulo Sérgio e Neto; Fabinho, Viola e Mauro (Tupãzinho). Técnico: Nelsinho Baptista.
Flamengo - Gilmar, Aílton, Adílson, Rogério e Piá; Júnior*, Charles, Marquinhos e Marcelinho* (Paulo Nunes*); Alcindo* e Gaúcho (Nélio). Técnico: Vanderlei Luxemburgo.
Gols - Wilson Mano (contra) 11 e Gaúcho 36 do 1º tempo.