A saúde do Futebol depende dele se libertar da Rede Globo! O Futebol NÃO é vermelho e preto! A FlaPress existe! Sem ter quem
    acredite nela, a mentira não anda. Combata a FlaPress repassando a verdade que você já sabe para amigos NÃO flamenguistas.
Data da publicação: terça-feira, 26 de outubro de 2010
Postado por Aqipossa Informativo

Xadrez no Botafogo


No Brasil, a referência ao jogo do xadrez remonta a Pero Vaz de Caminha, em 1500, tendo escrito: “Ambos traziam o beiço de baixo furado e metido nele um osso verdadeiro, de comprimento de uma mão-travessa, e da grossura de um fuso de algodão, agudo na ponta como um furador. Metem-nos pela parte de dentro do beiço; e a parte que lhes fica entre o beiço e os dentes é feita a modo de roque de xadrez.”

O primeiro campeonato foi organizado na cidade do Rio de Janeiro, mas não existiam federações de xadrez no País. Foi em 1921 que um grupo de enxadristas, sobretudo do Clube de Xadrez do Rio de Janeiro e do Automóvel Clube do Brasil, organizou uma competição individual designada por I Campeonato de Xadrez do Distrito Federal, com a vitória de Otávio Trompowsky.

Em 1927 foi fundada a Federação Brasileira de Xadrez e o presidente eleito, o enxadrista Gustavo Garnott, foi encarregue de realizar o Campeonato Brasileiro Individual. Foi também no Rio de Janeiro, em 1928, que se realizou o 1º Campeonato Interclubes em todo o Brasil.

Em 1941 foi fundada a Federação Metropolitana de Xadrez no Rio de Janeiro e em 1976, surgiu a Federação de Xadrez do Estado do Rio de Janeiro, resultante da fusão da Federação Metropolitana de Xadrez com a Federação Fluminense de Xadrez.

O Botafogo possui cinco títulos de campeão estadual inter-clubes nas classes A e B, que serão apresentados posteriormente. Porém, deve-se referir, desde já, que o nosso clube conquistou, em 1962, 120 títulos em todas as modalidades disputadas, valendo-lhe o epíteto de campeão de terra, mar e ar.

No entanto, por virtude de ter sido campeão de futebol e de xadrez também foi designada de campeão da cabeça aos pés.

Fonte de informação? Mundo Botafogo, Claro.

Postada por Aqipossa Informativo. Você pode receber as próximas postagens do Aqipossa assinando gratuitamente nossa NEWSLETTER.

Divulgue esse artigo