A saúde do Futebol depende dele se libertar da Rede Globo! O Futebol NÃO é vermelho e preto! A FlaPress existe! Sem ter quem
    acredite nela, a mentira não anda. Combata a FlaPress repassando a verdade que você já sabe para amigos NÃO flamenguistas.
Data da publicação: terça-feira, 24 de agosto de 2010
Postado por Aqipossa Informativo

Selefogo


No Mundo Botafogo

O Botafogo foi o clube que mais jogadores cedeu à seleção brasileira de futebol durante o século XX, totalizando 92 jogadores.

O Botafogo é recordista no número de jogadores cedidos de uma só vez à seleção nacional. Em 1934 o clube cedeu os seguintes nove jogadores: Pedrosa, Germano, Martim, Canalli, Octacílio, Ariel, Waldyr, Carvalho Leite, Áttila.

Botafogo é co-recordista, com o Santos, ao ceder o maior número de jogadores de uma só vez num jogo como titulares (oito) no famoso “jogo do olé”, realizado no Maracanã a 7 de Agosto de 1968, quando o Brasil venceu a Argentina por 4x1 com gols de Roberto Miranda, Valtencir, Paulo César e Jairzinho. O Brasil, ou a ’selefogo’, conforme foi designada a fabulosa equipa alvinegra, colocou os adversários na roda e ficaram batendo bola durante vários minutos, aplicando um olé de 53 passes que terminou com o quarto gol, apontado por Jairzinho, sob o delírio da torcida. A ‘selefogo’ alinhou com: Félix; Moreira (BFR), Brito, Leônidas (BFR) e Valtencir; (BFR) Carlos Roberto (BFR) e Gérson (BFR); Jairzinho (BFR), Roberto Miranda (BFR), Paulo César "Caju" (BFR) e Nado. O treinador era o botafoguense Mário Zagallo.

O Botafogo foi a quintessência dos campeonatos mundiais conquistados pelo Brasil na Suécia (1958), no Chile (1962) e no México (1970). Suécia: Nílton Santos, Didi, Garrincha e ainda o preparador físico Paulo Amaral; Chile: Nílton Santos e todo o ataque brasileiro composto por Didi, Garrincha, Amarildo e Zagallo [Garrincha e Amarildo foram os artilheiros com 4 gols cada], além de Paulo Amaral como preparador físico; México: Jairzinho – o Furacão da Copa [artilheiro com 7 gols], Paulo César Caju, Roberto Miranda e Rogério, além do técnico Mário Lobo Zagallo, do preparador físico Admildo Chirol e do médico Lídio de Toledo – que conquistaram em definitivo a Taça Jules Rimet.

Zagallo foi o técnico que mais tempo esteve à frente da Seleção Brasileira de Futebol (2668 dias) e que mais partidas disputou (124), com um saldo positivo de 89 vitórias, 25 empates e apenas 10 derrotas.

No século XX o Botafogo estabeleceu o recorde de colaborações com a seleção brasileira ao contribuir, no conjunto, com 728 botafoguenses nos mais diversos cargos.

Postada por Aqipossa Informativo. Você pode receber as próximas postagens do Aqipossa assinando gratuitamente nossa NEWSLETTER.

Divulgue esse artigo