A saúde do Futebol depende dele se libertar da Rede Globo! O Futebol NÃO é vermelho e preto! A FlaPress existe! Sem ter quem
    acredite nela, a mentira não anda. Combata a FlaPress repassando a verdade que você já sabe para amigos NÃO flamenguistas.
Data da publicação: quinta-feira, 15 de julho de 2010
Postado por Aqipossa Informativo

Campeonato Carioca de 1908


Em www.flumania.com.br/cari1908.htm você poderia ler:

No dia 29 de fevereiro de 1908, seis clubes - América, Botafogo, Fluminense, Paysandu, Riachuelo e Rio Cricket -, fundaram uma nova Liga Metropolitana (foi mantido o mesmo nome da entidade de 1907 - LMSA).

Segundo acordo entre os clubes e a Liga, só poderiam participar do evento as equipes em que seus clubes possuíssem gramado (campo) com acomodações para o público (arquibancadas), bilheterias e vestiários. O América, o Paysandu e o Riachuelo (este ano admitido) não conseguiram prontificá-los, mas a Liga recém criada, não criou maiores problemas na participação desses times. Apesar de alguns incidentes ocorridos na época na cidade do Rio de Janeiro, no dia 3 de maio de 1908, no campo das Laranjeiras, o campeonato teve seu início com a partida Fluminense x Paysandu.

O público antes só representado por integrantes da alta sociedade carioca, começava a se expandir e o esporte ganhava admiradores das classes menos favorecidas. Algumas lojas tradicionais do Rio de Janeiro, como a Casa Clark (que comercializava sapatos), começavam a distribuir encartes que informavam sobre as regras do esporte.

Fluminense e Botafogo eram as grandes forças da temporada, mas o América que participava pela primeira vez do campeonato, começava a aparecer. Neste ano de 1908 também ocorreram alguns protestos e confusões, mas o campeonato foi decidido. O Riachuelo protestou de um pênalti marcado contra sua meta na partida contra o Fluminense no dia 5 de julho e, por este motivo, retirou-se do campeonato. O Rio Cricket em sua partida contra o América não conseguiu colocar em campo sua equipe completa, mas mesmo assim o jogo aconteceu e a Liga interpretou o confronto como sendo jogo treino, computando os pontos a favor do América.

O campeonato foi vencido brilhantemente pelo Fluminense Football Club. Era o primeiro título invicto do futebol carioca.

Os Jogos

Fluminense 10 x 1 Paysandu
Local: Laranjeiras
Data: 03/05/1908
Juiz: R. A. Brooking
Gols do Flu: Edwin Cox (2), E. Etchegaray (2), Borgerth (2), Macedo, J. Leal, Oswaldo Gomes e Loup (1 cada)

Fluminense 3 x 1 Rio Cricket
Local: Laranjeiras
Data: 24/05/1908
Juiz: R. A. Brooking
Gols do Flu: Edwin Cox (2) e Oswaldo Gomes (1)

Fluminense 4 x 4 Botafogo
Local: Laranjeiras
Data: 14/06/1908
Juiz: T. C. Morton
Gols do Flu: Edwin Cox (2), E. Etchegaray e Oswaldo Gomes (1 cada)

Fluminense 11 x 0 Riachuelo
Local: Laranjeiras
Data: 05/07/1908
Juiz: Hugh Pullen
Gols do Flu: Edwin Cox (3), E. Etchegaray (3), Macedo (2), Salmond, Buchan e Waterman (1 cada)

Fluminense 2 x 1 América
Local: Laranjeiras
Data: 19/07/1908
Juiz: R. A. Brooking
Gols do Flu: E. Etchegaray e Buchan (1 cada)

Fluminense 3 x 0 Rio Cricket
Local: Icaraí, Niterói
Data: 02/08/1908
Juiz: Dinorah de Assis
Gols do Flu: E. Etchegaray, Buchan e Oswaldo Gomes (1 cada)

Fluminense 3 x 2 América
Local: Laranjeiras
Data: 06/09/1908
Juiz: Sem registro
Gols do Flu: Edwin Cox (2) e Félix Frias (1)

Fluminense x Paysandu
Data: 04/10/1908
WO a favor do Fluminense

Fluminense x Riachuelo
O Riachuelo retirou-se do campeonato
WO a favor do Fluminense

Fluminense 2 x 2 Botafogo
Local: Rua Voluntários da Pátria
Data: 01/11/1908
Juiz: Dinorah de Assis
Gols do Flu: E. Etchegaray (2)


A equipe base era composta por: Waterman - V. Etchegaray - Salmond - J. Leal - Buchan - Nestor Macedo - Oswaldo Gomes - Horácio Costa Santos - Edwin Cox - E. Etchegaray e F. Frias.

Novamente o Fluminense participou do campeonato com o uniforme branco com a faixa diagonal. Com a decisão tomada em 1996 (sobre o campeonato de 1907), este título significou seu primeiro tricampeonato estadual.

Resumo:

Clubes participantes: 6 (seis)
Campanha: 10 jogos, 8 vitórias, 2 empates, 38 gols a favor, 10 contra com saldo positivo de 28 gols (incluindo os dois WO)
Artilheiro do Campeonato: Edwin Cox (Fluminense) com 11 gols
Presidente do Fluminense: Antônio Vaz de Carvalho

Postada por Aqipossa Informativo. Você pode receber as próximas postagens do Aqipossa assinando gratuitamente nossa NEWSLETTER.

Divulgue esse artigo