A saúde do Futebol depende dele se libertar da Rede Globo! O Futebol NÃO é vermelho e preto! A FlaPress existe! Sem ter quem
    acredite nela, a mentira não anda. Combata a FlaPress repassando a verdade que você já sabe para amigos NÃO flamenguistas.
Data da publicação: quarta-feira, 2 de junho de 2010
Postado por Aqipossa Informativo

Campeão Carioca de 1936


No dia 14 de março de 1937, o Vasco derrotava o Madureira por 2 a 1 e ficava com o título do Campeonato Carioca de 1936. Era a segunda conquista dos "camisas negras" na década de 30 (a primeira havia sido em 1934) e a última antes do jejum de nove anos que só terminaria com o campeonato invicto de 1945, vencido pelo "Expresso da Vitória".

O futebol carioca vivia, na época, sua última grande cisão. De um lado, na Federação Metropolitana de Desportos (FMD), estavam Vasco, Botafogo, Bangu, Madureira, Olaria, São Cristóvão e Andaraí. Do outro, na Liga Carioca de Futebol (LCF), ficavam Flamengo, Fluminense, América, Portuguesa, Bonsucesso e Jequié.

No primeiro turno, o Vasco passou por Madureira (3 a 1), Olaria (5 a 0), Andaraí (2 a 1), Botafogo (1 a 0) e Bangu (3 a 1), mas um tropeço contra o São Cristóvão (2 a 1) levou a decisão para um jogo extra em que o Vasco derrotou seu vizinho de bairro por 2 a 0. No segundo turno, o Clube da Colina não conseguiu repetir a boa campanha, perdendo dois jogos (1 a 0 para o Madureira e 3 a 2 para o Andaraí) e empatando um (0 a 0 com o Botafogo). As vitórias sobre Olaria (5 a 0), Bangu (2 a 0) e São Cristóvão (3 a 2) não foram suficientes para impedir que o returno ficasse com o Madureira.

A decisão do título ficou, então, para uma melhor-de-três, que seria disputada integralmente no campo do Andaraí - que mais tarde pertenceu ao América e onde atualmente fica o Shopping Iguatemi (Zona Norte do Rio de Janeiro).

No primeiro jogo, em 6 de dezembro de 1936, o Vasco levou um susto com a vitória do Tricolor Suburbano pela contagem mínima. A recuperação veio na segunda partida, disputada uma semana depois: vitória vascaína por 2 a 1, com gols de Nena e Feitiço. A finalíssima acabou ficando para o ano seguinte e somente em 14 de março de 1937 a taça de campeão conheceu seu dono: o Vasco, que venceu o jogo decisivo por 2 a 1 com dois gols de Feitiço.

Os "camisas negras" (apelido que aludia à camisa totalmente preta utilizada pelo Vasco na época), comandados pelo treinador inglês Harry Welfare, tiveram o seguinte time-base no Campeonato Carioca de 1936: Rey, Poroto e Itália; Oscarino, Zarzur e Calocero (Marcelino Perez); Orlando, Luiz de Carvalho (Gama), Feitiço, Kuko (Nena) e Luna. O artilheiro vascaíno na competição foi Feitiço, com nove gols.

Poucos meses depois do título cruzmaltino, as negociações bem-sucedidas entre Vasco e América resultariam na pacificação do esporte carioca (daí o nome "Clássico da Paz"), com a dissolução das duas entidades então existentes e a criação da Liga de Futebol do Rio de Janeiro (LFRJ).

Confira a ficha técnica do jogo decisivo:

VASCO DA GAMA (RJ) 2 X 1 MADUREIRA(RJ) - Data: 14/03/1937 - Local: Campo do Andaraí - Árbitro: Loris Valdetaro Cordovil - Gols: Feitiço (2) e Baía
VASCO DA GAMA: Rey, Poroto e Itália; Oscarino, Zarzur (Marcelino Perez) e Calocero; Orlando, Gama (Lauro), Feitiço, Kuko e Luna / Técnico: Harry Welfare.
MADUREIRA: Pintado, Norival e Cachimbo; Gringo, Morais (Damasco) e Alcídes; Adílson, Kola, Baía, Julinho e Dentinho (Almir).

Postada por Aqipossa Informativo. Você pode receber as próximas postagens do Aqipossa assinando gratuitamente nossa NEWSLETTER.

Divulgue esse artigo