A saúde do Futebol depende dele se libertar da Rede Globo! O Futebol NÃO é vermelho e preto! A FlaPress existe! Sem ter quem
    acredite nela, a mentira não anda. Combata a FlaPress repassando a verdade que você já sabe para amigos NÃO flamenguistas.
Data da publicação: sexta-feira, 15 de abril de 2016
Postado por Aqipossa Informativo

TJD - Guerrero é absolvido e festejado. É a proteção ao Flamengo


Um belisca, provocando, outro dá cotovelada, agredindo. Quem deu a cotovelada é suspenso e quem deu o beliscão é advertido. Isso é completamente aceitável, afinal, uma cotovelada é uma agressão muito maior que o beliscão. Mas não foi. Não foi desse jeito. Não foi assim.

Quem beliscou foi suspenso, quem agrediu com a cotovelada foi apenas advertido. Ah… Como assim? Explicamos, e vai ter gente que já se dará por satisfeita com a explicação: O beliscão é do jogador do Vasco e a cotovelada veio do jogador do Flamengo. Não deveria ser assim. Mas foi. Foi desse jeito. Foi assim.

Guerrero, do protegido Flamengo e Rodrigo, zagueiro do Vasco, foram julgados por lances separados, porém, em cada um, ambos envolvidos. Rodrigo provocou Guerrero beliscando o peito do peruano. Momentos mais tarde, em disputa de lance, Guerrero desce o braço em Rodrigo, dando a cotovelada. Conclusões desnecessárias, mas claras: Foi revide.

O Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro, o TJD-RJ. julgou Rodrigo e Guerrero pelos lances que aconteceram no jogo Flamengo 1x1 Vasco, dia 30 de Março pelo Campeonato Carioca. Guerrero foi julgado quanto o artigo 254-A (Praticar agressão física durante a partida, prova ou equivalente - pena: quatro a 12 partidas de suspensão), enquanto Rodrigo pelo artigo 258. (Assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportivo não tipificada pelas demais regras deste Código - pena: um a seis jogos de suspensão) O Julgamento tendencioso ocorreu dia 12 de Abril, Terça-feira.

TJD favorece o Flamengo e prejudica o Vasco


Com o resultado do julgamento, o Vasco perde Rodrigo para o decisivo jogo final contra o Fluminense. O Vasco precisa vencer para conquistar a Taça Guanabara e levar a vantagem do empate para as semifinais e na final, caso chegue lá. O Fluminense precisa apenas de um empate para conquistar as mesmas coisas.

Já o Flamengo, perigando não se classificar para as semifinais, pois luta pela última vaga contra o Volta Redonda, precisa vencer a última partida contra o Bangu. Caso empate ou perca, deve torcer para que o Volta Redonda não vença o Madureira, último colocado e que teve cinco derrotas e apenas um empate até agora.

O Vasco vai estar desfalcado, mas o Flamengo, não.

Juiz que apitaria jogo decisivo do Flamengo tirou foto com Guerrero


Vejo você no Domingo”, disse o juiz à Guerrero, no momento da foto. O juiz que estava escalado para apitar o jogo Flamengo e Bangu, valendo a classificação do Flamengo para as semifinais, Lenílton Rodrigues Gomes Júnior, presente no julgamento, proporcionou mais um absurdo.


Como se fosse uma festa, ou comemoração, tiraram fotos, descontraídos, e mão no ombro um do outro. Guerrero está até rindo. Além do árbitro, todos os que devem agir com imparcialidade, estão na foto abaixo, em uma atitude inadmissível. No jogo entre Flamengo e Vasco, que levou o Guerrero e Rodrigo a julgamento, Lenílton foi o quarto árbitro. O árbitro principal daquele jogo, Wagner do Nascimento Magalhães, também está na foto, além da presidente da 2ª Comissão Disciplinar Regional, Renata Mansur.


José Teixeira Fernandes, presidente do Tribunal, disse que não vê problema nenhum na foto e diz que o operador do direito, que julga com consciência e não com a emoção “não pode trazer a paixão para dentro do tribunal, a opinião da paixão para o tribunal”, mas esquece que foto descontraída entre julgadores e réu, sorrisos e mão no ombro, é justamente o contrário do que afirma.

Mas nem tudo está perdido. Rubens Lopes recomendou que o árbitro Lenílton Rodrigues Júnior fosse substituído para a partida entre Bangu e Flamengo.

Procuradoria recorrerá e Guerrero será julgado novamente


A Procuradoria do TJD não gostou do resultado e considerou “inadmissível a não punição aplicada ao rubro-negro, que corria o risco de ser suspenso de quatro a 12 jogos por agressão”. Rodrigo também deverá voltar ao Tribunal por outra acusação, a de um pisão num adversário, que não havia sido colocado em pauta.


Mas isso não é nada. A presidente da 2ª Comissão Disciplinar do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio, Renata Mansur, é torcedora fanática do Flamengo e se orgulha de zombar adversários e de ser chamada de mulamba.

Quanto à foto, a presidente, que também aparece na foto, olhando para Guerrero, disse que “a balbúrdia se instaurou”, pois queriam tirar foto com o jogador e para não perder “as rédeas” do julgamento, permitiu que a foto fosse tirada. Renata Mansur, só não explica porque não usou de sua autoridade para acabar com tal “balbúrdia”. Ao permitir tirar a foto, se confirma justamente o contrário de suas palavras, pois isso sim foi perder o controle sobre a seção, ou as “rédeas”, segundo suas palavras.

A foto, “foi um pedido de todos para deixar registrado o julgamento” disse Renata. O Aqipossa a desafia a mostrar outras fotos de outros julgamentos se isso for realmente um tipo de registro.

TJD modificou artigo de Guerrero para poder diminuir a pena


Segundo a fotogênica presidente, “seria injusto o Guerrero levar mais pena que o Rodrigo”. Traduzindo suas palavras, entendemos que dar uma cotovelada no rosto é menos grave que dar um beliscão do peito. A desordem e a chacota com o Futebol é gritante e já passou dos limites faz tempo. Como o artigo infringido por Guerrero tinha pena mínima maior que a pena imposta à Rodrigo, o jeito para livrar o flamenguista foi simples:

Seria injusto o Guerrero levar mais pena que o Rodrigo. O artigo que dava quatro jogos estava errado.  A Procuradoria queria aumentar. Por isso tivemos de adequar ao artigo certo e a pena é pequena. Sendo réu primário, tem de converter”, explicou Renata Mansur.

Guerrero foi enquadrado no artigo 254-A, (Praticar agressão física durante a partida, prova ou equivalente) mas com a mudança de artigo, para 250 (Praticar ato desleal ou hostil durante a partida, prova ou equivalente) com pena de um a três jogos. Guerrero recebeu apenas uma advertência pelos auditores terem considerado como uma reação à provocação do adversário.

Vale lembrar que revide é agressão do mesmo jeito e a própria justificativa dos auditores nos confirma ato pensado e deliberado, já que o lance de Guerrero não foi ato contínuo ao de Rodrigo.

Renata Mansur excluiu do Facebook postagens comprometedoras


Pelo Facebook, a Presidente que deveria demonstrar senso de justiça, provoca o Vasco em 2014, dois dias depois do juiz Marcelo de Lima Henrique permitir o empate do Flamengo nos acréscimos do segundo tempo em gol em impedimento, que deu o título carioca ao Flamengo sobre o Vasco. Em imagens retiradas antes da Presidente bloquear tudo posterior à 2013, encontradas na Globo.com, podemos ver duas postagens que não condizem com quem deveria fazer justiça no Futebol:

Facebook de Renata Mansur, presidente da comissão que julgou Guerrero

Facebook de Renata Mansur, presidente da comissão que julgou Guerrero

As publicações acima dão de 2014, mas Renata bloqueou ou apagou tudo que fosse posterior à 2013:


Retirou também informações sobre Esportes:


O perfil de Renata Mansur no Facebook é https://www.facebook.com/remansurf

Esse é o Futebol que protege o Flamengo.

Postada por Aqipossa Informativo. Você pode receber as próximas postagens do Aqipossa assinando gratuitamente nossa NEWSLETTER.

Divulgue esse artigo