A saúde do Futebol depende dele se libertar da Rede Globo! O Futebol NÃO é vermelho e preto! A FlaPress existe! Sem ter quem
    acredite nela, a mentira não anda. Combata a FlaPress repassando a verdade que você já sabe para amigos NÃO flamenguistas.
Data da publicação: sexta-feira, 20 de maio de 2016
Postado por Aqipossa Informativo

A Regra 18 do Futebol existe ou não existe?

A Regra 18 do Futebol é usada para justificar erros de arbitragem como compensação. O Flamengo já ganhou muito jogo com essa regra.


Aplicação da Regra 18
A Regra 18 do Futebol não existe. A FIFA regulamenta apenas 17 regras para o Futebol. Mas na prática, a Regra 18 é a arma secreta dos juízes de futebol e comentaristas esportivos da FlaPress, afinal, é com ela que justificam erros de arbitragem que favoreçam ao Flamengo, de modo  geral. Quem nunca ouviu falar em “perigo de gol”? É citando a Regra 18 que Arnaldo César Coelho vai justificar que o juiz não tenha marcado pênalti contra o Flamengo naquele puxão na camisa do adversário.

A Regra 18 e suas variantes


Após vários anos de pesquisa, finalmente foi criada uma norma para a Regra 18 do Futebol. É um manual de operações (MOP) para árbitros e comentaristas da Globo, assim, quando o juiz favorecer o Flamengo numa partida, qualquer comentarista ou narrador, poderá justificar a lambança sem medo de entregar o comparsa com o apito na boca. Veja abaixo o MOP da Regra 18:

Parágrafo 1º Variante “lei da compensação”.

Quando o árbitro perceber que cometeu um erro, prejudicando um dos times, deve necessariamente compensar esse erro cometendo outro erro que compense a injustiça anterior. Deve levar em conta que deve agir de forma natural, como se nada tivesse acontecido anteriormente para não chamar a atenção.

Alínea a - O árbitro que deixar de marcar um pênalti para um dos times e se arrepender da não marcação deve, na primeira oportunidade, marcar esse pênalti em qualquer lance duvidoso que surja. Se não for possível, deve deixar de marcar um pênalti também para o outro time. O mesmo é válido para pênaltis inexistentes, mas marcados.

Alínea b - O árbitro que expulsar um jogador de um dos times deve priorizar, no instante do cartão vermelho seguinte, um jogador da outra equipe, procurando sempre conservar o equilíbrio entre o número de jogadores dos dois lados.  Se na oportunidade da primeira expulsão, esse jogador adversário já estiver envolvido, mesmo que tenha sido a vítima, deve-se expulsá-lo junto, para não criar expectativas futuras.

Alínea f de Flamengo - O juiz que não puder deixar de expulsar um jogador do Flamengo ou não puder deixar de marcar um pênalti contra o Flamengo, por força das circunstâncias, como por exemplo, um lance muito óbvio ou a transmissão da partida que não seja da Rede Globo, deverá obrigatoriamente, no caso da expulsão do flamenguista, mostrar cartão vermelho para o primeiro adversário que chegar perto. No caso do pênalti, deverá favorecer o Flamengo no próximo lance dentro da área, marcando um pênalti para o Flamengo mesmo que o motivo seja um peido mal cheiroso do goleiro. Uma segunda opção mais rápida na questão do pênalti, pode ser mandar o adversário repetir a cobrança até que ele perca de vez o gol.

Alínea g de Globo - Nos casos em que a aplicação da Regra 18, variante “lei da compensação” for favorável ao Flamengo, narradores e comentaristas devem ficar atentos para garantir que o árbitro tenha agido de forma correta ou se caso tenha sido algo que não dê para esconder, mudar logo de assunto e passar informações de outros lances. Se for muito grosseiro o erro, alegar que juiz e humano e também erra.

Parágrafo 2º Variante da “perseguição”. Vulgarmente chamada de “não gosto de você”.

Ao marcar uma falta, o árbitro levará em conta os antecedentes do jogador que a cometeu. Se já foi expulso algumas vez pelo mesmo árbitro em outro jogo, o árbitro deve ficar de marcação cerrada, dando esporro a todo momento, até que seja peitado para justificar a expulsão.

Alínea f de Flamengo - Sendo jogador do Flamengo, o juiz deve agir de forma contrária à do adversário. O juiz deve levar em consideração as vezes em que, noutras partidas apitadas por ele, o jogador rubro negro já tenha sido protegido, por exemplo, não ter levado um cartão, ter tido uma falta inexistente marcada nele, ou a não marcação de saída de bola quando o mesmo a pegou já fora do campo.

Alínea g de Globo - Comentaristas devem negar a todo tempo que o juiz já tenha apitado um jogo do Flamengo e que o tenha favorecido. No caso do adversário, deve dizer que o jogador perseguido é que persegue o juiz.

A mais famosa aplicação da Regra 18
Parágrafo 3º Variante “dois pesos, duas medidas”.

É permitido xingar o juiz, desde que dentro de certos limites. Esse limite é a camisa do time. Se a camisa for do Flamengo, só não se aceita um “vai tomar no cu” bem na frente da TV. Se for camisa do adversário, é expulsão direto, em uma perfeita aplicação da Regra 18.

Alínea a - Gestos espalhafatosos deve ser aproveitado para a aplicação ao menos de um cartão amarelo. Se analisado junto com o Parágrafo 2º, o vermelho pode ser dado até mesmo se o jogador vier dar os parabéns.

Alínea g de Globo - A emissora deve usar urgentemente um especialista em leitura labial para transformar um “sim senhor” em “seu filho da puta desgraçado”.

Parágrafo 4º Variante “eu posso tudo”.

Nos primeiros 15 minutos, o árbitro deve marcar todas as faltas, existentes e imaginárias, de forma a manter o controle sobre a disciplina dos jogadores. Deve lembrar sempre que ele é que tem o apito.

Alínea a - Em partidas decisivas, esse tempo pode ser estendido, a critério do árbitro. Deve-se deixar claro também, que o resultado justo depende mais dele que dos jogadores.

Alínea f de Flamengo - Em caso de o Flamengo estar jogando, a arbitragem precisará deixar claro que quem manda é o dinheiro que ele recebeu para favorecer o Flamengo. No tempo usado por ele para manter o controle da partida, deve também descontar os minutos que nada marcará contra o rubro negro.

Alínea g de Globo - Comentaristas como Arnaldo, ou uma eventual aparição do Zé Roberto Wright, devem minimizar qualquer gesto autoritário do árbitro contra o adversário do Flamengo, mas alertar sempre o torcedor, que no caso flamenguista, o lance tenha sido normal.

Marcelo de Lima Henrique especialista na Regra 18
Parágrafo 5º Variante “pra não perder a boca”

Alínea f de Flamengo - A única Alínea deste parágrafo diz que o árbitro deve evitar causar problemas para a federação que o escala. Tudo deve ser resolvido em campo e nada pode sair dele. O árbitro que quiser continuar trabalhando para a federação, não deve comprometer a Entidade.

Parágrafo 6º Variante “perigo de gol”

Em lances confusos, dentro da área, em que haja situação de gol, o juiz pode marcar uma falta para o time que está se defendendo, ainda que nada tenha visto.

Alínea f de Flamengo - A aplicação desta Regra 18 é muito útil quando se quer aplicar qualquer um dos 5 parágrafos anteriores e garantir um troco com o Flamengo.

Alínea g de Globo - Para não prejudicar a santa imagem do juiz que tenha ajudado o Flamengo, tanto comentaristas quanto narradores devem evitar chamar a atenção para o lance, evitando repetir a cena na TV.

Postada por Aqipossa Informativo. Você pode receber as próximas postagens do Aqipossa assinando gratuitamente nossa NEWSLETTER.

Divulgue esse artigo