A saúde do Futebol depende dele se libertar da Rede Globo! O Futebol NÃO é vermelho e preto! A FlaPress existe! Sem ter quem
    acredite nela, a mentira não anda. Combata a FlaPress repassando a verdade que você já sabe para amigos NÃO flamenguistas.
Data da publicação: terça-feira, 1 de março de 2016
Postado por Aqipossa Informativo

Citronela: Repelente natural contra o mosquito da Dengue, Zika e Chikungunya


Arbusto de citronela

Utilidade pública

Como fazer um repelente caseiro de citronela é fácil e é uma excelente forma de evitar a picada do Aedes aegypti, que causa doenças como Dengue, Zika e Chikungunya, porque a planta, de nome científico Cymbopogon nardus, possui propriedades que mantêm os mosquitos afastados.

Mas como é a citronela? Essa planta é parecida com a erva-cidreira e de suas folhas é retirado um óleo capaz de deixar os insetos longe do corpo e do lado de fora dos ambientes. Tanto poder tem uma razão química: O óleo essencial tem mais de oitenta componentes, entre eles citronelal, geraniol e limoneno, agentes que afugentam moscas e mosquitos. Infelizmente não afastam flamenguistas...

O cheiro é semelhante ao do eucalipto e, segundo a aromaterapia, tem propriedades tônica, anti-séptica e desinfetante. Além do óleo essencial, é possível encontrar mudas da planta e vários produtos à base de citronela, como loções e sprays para a pele e velas e incensos para a casa. O melhor para ambientes é usar o óleo essencial aquecido em um difusor.

O cheiro que agrada tanto aos humanos é insuportável aos insetos, como moscas e mosquitos, característica que faz dela um repelente natural para afastar o mosquito da Dengue.

A citronela forma uma touceira densa, suas folhas são longas, com bordas cortantes e de coloração verde clara, idêntica ao capim-limão. Difere deste, apenas pelo aroma que é suave, com perfume de limão, ao contrário da citronela, que é bastante forte. Pode ser plantada em vasos e jardineiras, assim como em canteiros adubados ou como bordadura em áreas grandes. Apresenta efeitos alelopáticos positivos quando plantada em conjunto com outras plantas, repelindo pragas e desta forma protegendo as companheiras.

Deve ser cultivada a pleno sol, em solo fértil, bem drenável e enriquecido com matéria orgânica para uma boa produção. Seu crescimento é bastante rápido, o que pode requerer um desbaste periódico. Utilize sempre luvas ao trabalhar com a citronela, pois as bordas das folhas produzem cortes superficiais na pele. Tipicamente tropical, não tolera frio intenso ou geadas. Multiplica-se facilmente pela divisão das touceiras.

Receita de repelente contra a Dengue

Siga a receita a seguir e aproveite os efeitos da citronela no corpo, nos ambientes e no jardim.

Ingredientes

150 ml de glicerina líquida
150 ml de tintura de citronela (Veja mais abaixo, como fazer tintura de Citronela)
350 ml de álcool
350 ml de água

Modo de preparo

Misturar todos os ingredientes e armazená-los em um recipiente escuro. O repelente caseiro deve ser passado na pele sempre que o indivíduo estiver em locais considerados de risco com água parada ou falta de saneamento básico, ou em contato com qualquer tipo de inseto.

Este repelente é natural e pode ser usado em bebês com mais de 2 meses de vida, crianças, adultos e gestantes, devendo ser reaplicado a cada 3 horas.

Outra forma de usar a citronela como repelente do mosquito da dengue, é fazer um chá com as folhas da planta e limpar as calçadas e as janelas. Acender uma vela de citronela também é uma ótima forma de evitar ser contaminado pela Dengue, Zica ou Chikungunya. Mas é preciso manter a vela acesa durante o dia e a noite, e a proteção será feita somente no cômodo onde a vela está acesa, sendo uma boa estratégia para usar no quarto quando for dormir.

Cultivando a citronela no jardim é possível usufruir do poder repelente da planta. Mas para que o resultado seja o melhor possível, é recomendável plantar a citronela no caminho percorrido pelo vento, de forma que leve o aroma até o local de onde desejamos manter os mosquitos afastados. Plante a citronela em jardins e vasos, próximo a portas e janelas. Cada planta, quando desenvolvida, serve como repelente para 50 metros quadrados. Em um pequeno jardim, cinco moitas são suficientes para afastar definitivamente mosquitos de qualquer tipo, inclusive o mosquito da Dengue.

Como fazer a tintura de Citronela

200g da planta seca e triturada.
1 litro de álcool comum à 70% inicialmente.
1 litro de álcool comum à 70% para completar o nível posteriormente.
1 vidro de boca larga e escuro com capacidade mínima de 1 litro.
1 frasco escuro para acondicionar.
1 funil.
1 filtro de papel.
1 Pano branco e limpo para coar.

Colocar os 200g da planta num frasco de boca larga. Despejar 1 litro de álcool à 70% sobre a erva. Tampar o frasco. (Cobrir com papel escuro se o vidro for claro) Deixar em maceração por no mínimo 8, e no máximo 21 dias, em local seco e protegido da luz. Agitar 2 vezes diariamente.

Coar com o pano branco e completar o volume para 1 litro, despejando pelo pano, mais álcool a 70% sobre o resíduo da planta. Filtrar em papel filtro e guardar em local frasco escuro. A validade pode chegar por volta dos 2 anos.

A tintura, além de servir para fazer o repelente contra a Dengue, pode ser usada para aromatizar ambientes, sendo aplicada em pisos e móveis. Se usar sobre a pele evite tomar sol.

Imagens de Citronela


Citronela no jardim


Quais são os sintomas da Dengue?

O tempo médio do ciclo é de 5 a 6 dias, e o intervalo entre a picada e a manifestação da doença chama-se período de incubação. É só depois desse período que os sintomas aparecem. Geralmente os sintomas se manifestam a partir do 3° dia depois da picada do mosquitos.

Dengue Clássica

Febre alta com início súbito.
Forte dor de cabeça.
Dor atrás dos olhos, que piora com o movimento dos mesmos.
Perda do paladar e apetite.
Manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores.
Náuseas e vômitos·
Tonturas.
Extremo cansaço.
Moleza e dor no corpo.
Muitas dores nos ossos e articulações.

Dengue hemorrágica

Os sintomas da dengue hemorrágica são os mesmos da dengue comum. A diferença ocorre quando acaba a febre e começam a surgir os sinais de alerta:

Dores abdominais fortes e contínuas.
Vômitos persistentes.
Pele pálida, fria e úmida.
Sangramento pelo nariz, boca e gengivas.
Manchas vermelhas na pele.
Sonolência, agitação e confusão mental.
Sede excessiva e boca seca.
Pulso rápido e fraco.
Dificuldade respiratória.
Perda de consciência.

Na dengue hemorrágica, o quadro clínico se agrava rapidamente, apresentando sinais de insuficiência circulatória e choque, podendo levar a pessoa à morte em até 24 horas. De acordo com estatísticas do Ministério da Saúde, cerca de 5% das pessoas com dengue hemorrágica morrem.

O doente pode apresentar sintomas como febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, náuseas ou até mesmo não apresentar qualquer sintoma. O aparecimento de manchas vermelhas na pele, sangramentos (nariz, gengivas), dor abdominal intensa e contínua e vômitos persistentes podem indicar a evolução para dengue hemorrágica. Esse é um quadro grave que necessita de imediata atenção médica, pois pode ser fatal.

Quais são os sintomas da Zika?

Os sinais de infecção pelo Zika vírus são parecidos com os sintomas da dengue, e começam de 3 a 12 dias após a picada do mosquito. Os sintomas de Zika Vírus são:

Febre baixa (entre 37,8 e 38,5 graus)
Dor nas articulações (artralgia), mais frequentemente nas articulações das mãos e pés, com possível inchaço
Dor muscular (mialgia)
Dor de cabeça e atrás dos olhos
Erupções cutâneas (exantemas), acompanhadas de coceira. Podem afetar o rosto, o tronco e alcançar membros periféricos, como mãos e pés.

Sintomas mais raros de infecção pelo Zika vírus incluem:

Dor abdominal
Diarreia
Constipação
Fotofobia e conjuntivite
Pequenas úlceras na mucosa oral.

Quais são os sintomas da Chikungunya?

O período de incubação da febre chikungunya varia de dois a 12 dias. Muitas pessoas infectadas com CHIKV não apresentarão sintomas. O quadro clínico é muito semelhante ao da dengue, e os sintomas de febre chikungunya são:

Febre
Dor nas articulações
Dor nas costas
Dor de cabeça.

Outros sintomas incluem:

Erupções cutâneas
Fadiga
Náuseas
Vômitos
Mialgias.

Veja também:



Fontes:

Postada por Aqipossa Informativo. Você pode receber as próximas postagens do Aqipossa assinando gratuitamente nossa NEWSLETTER.

Divulgue esse artigo