A saúde do Futebol depende dele se libertar da Rede Globo! O Futebol NÃO é vermelho e preto! A FlaPress existe! Sem ter quem
    acredite nela, a mentira não anda. Combata a FlaPress repassando a verdade que você já sabe para amigos NÃO flamenguistas.
Data da publicação: terça-feira, 27 de outubro de 2015
Postado por Aqipossa Informativo

O Campeão de Audiência - Autobiografia confirma que Flamengo comprava juízes para vencer

O livro de 1991, a primeira edição, foi considerado um best-seller e foi escrito por Walter Clark e Gabriel Priolli. Em 2015 saiu a segunda edição. O livro de memórias de Walter Clark (1936-1997) é um relato fundamental sobre como a Rede Globo, uma empresa endividada e sem prestígio nos seus primeiros anos, se transformou na maior emissora do país.*

Esgotado há muitos anos, o livro tinha 420 páginas e falava sobre um sem número de episódios polêmicos – a criação do chamado “padrão Globo de qualidade”, a invenção da grade da emissora, a profissionalização do sistema de publicidade, o lançamento do “Jornal Nacional”, o acordo de Roberto Marinho com o grupo Time-Life, os incêndios que atingiram as principais redes de TV nos anos 70* e confirma que o Flamengo pagava juízes de Futebol para obter vantagens nos campeonatos. Walter Clark ao deixar a Globo, foi vice presidente do Flamengo.

Flamengo suborna juízes na própria sede

Walter Clark relata na página 356 do livro, que entre os dirigentes do Flamengo, ele cuidava da “retaguarda”, da qual fazia parte, o acerto de suborno à juízes para favorecer o time rubro negro. E é exatamente essa palavra que Walter Clark usa: SUBORNO.

...as mumunhas da arbitragem, os acertos com os juízes, o suborno. Todo mundo jura de pé junto que não existe, que são fatos isolados, mas na verdade, acontece, quase às claras, para quem quiser ver.

Walter relata que descobriu que um dos juízes fazia jogo duplo e confessa que o Flamengo se beneficiava disso, ao comentar uma passagem onde um dos tais juízes não cumpriu o acordo feito com o Flamengo:

...dizendo que ia dar uma grana a esse juiz para ele amolecer as coisas para o nosso lado”.

Mas o juiz anularia logo no início do tal jogo, um gol, segundo Clark, legítimo, e explica:

Na apuração dos porquês, descobrimos que ele também estava a soldo do outro lado”.

Walter, no entanto, não informa qual seria o adversário desta partida, nem o resultado do jogo.


Juiz queria fazer ele mesmo, um gol para o Flamengo contra o Vasco

O primeiro “roubado é mais gostoso” foi relatado por Walter Clark sem nenhuma cerimônia. Talvez por se tratar de algo corriqueiro na Gávea, ter juízes colaborando à favor do Flamengo. O relato na página 357 é feito com detalhes:

Outro juiz era tão cínico que dizia que o sonho da vida dele era apitar um jogo Flamengo e Vasco, e aos 44 minutos do segundo tempo, marcar um gol feito com a mão, em impedimento, por ele próprio. Esse era o sonho do juiz!


Mas o mais impressionante é quando Walter Clark fala de sua apresentação aos jogadores, quando ele começou no Flamengo. Foi em 1978. Ele entrou no vestiário em um dia de treino e discursou. A promessa foi de que ele conseguiria o tri campeonato para o time do Flamengo, que segundo ele mesmo, não estava bem, estava “caindo pelas tabelas”.

Disse até, com toda a pompa, que estava ali para ganhar o terceiro tricampeonato da história do clube. Não sei se os jogadores ficaram sensibilizados com essas previsibilíssimas palavras, mas não vi no rosto de nenhum deles qualquer sinal de decepção.”

É algo espantoso de pensar. Para um time que tá caindo pelas tabelas, de repente aparece alguém da televisão, especificamente da Rede Globo, e diz que o time vai ser tricampeão e ninguém tem reação nenhuma? A decepção seria exatamente por se tratar de alguém que nem é ligado ao Futebol, como Clark, dizer que o time vai vencer três anos consecutivos. Qualquer um pensaria “Foi pra isso que chamaram a gente aqui? Pra conhecer um cara que ainda pensa que está na TV?” Ou será que era normal que os jogadores ficassem sabendo os campeonatos que iam ganhar?

Se notarmos no início da mesma página, Clark ao aceitar trabalhar no Flamengo, afirma que deixará o time com o título. Seria Walter Clark um profeta? Um adivinho? Acertou até o total de títulos consecutivos que ganharia?

Eu ponho a casa em ordem e depois vou embora, deixo vocês com o título.

Walter Clark chegou à Globo no final de 1965, oito meses depois da inauguração da emissora. Deixou a Globo em 1977. Chegou ao Flamengo em 1978. O time da beira da Lagoa venceu os campeonatos de 1978 e 1979, o falso TRI de dois anos.


O livro de 1991, a primeira edição, tinha 420 páginas. A segunda edição, de 2015, tem apenas 399. Será que os trechos mostrados aqui no Aqipossa foram suprimidos do livro atual? Walter Clark faleceu em 24 de Março de 1997, portanto, a segunda edição não foi revista por ele.

Colaboração de Edgard Horácio.

* Fonte: UOL

Se interessou pelo livro? Quer olhar você mesmo? Quer ter esse exemplar com as provas materiais de que o Flamengo pagava juízes de Futebol para ter vantagens nos campeonatos? O livro está à venda nas seguintes livrarias: (Clique na imagem para acessar a livraria)


O livro também está disponível em formato e-Book na Livraria da Folha, AQUI.

Postada por Aqipossa Informativo. Você pode receber as próximas postagens do Aqipossa assinando gratuitamente nossa NEWSLETTER.

Divulgue esse artigo