A saúde do Futebol depende dele se libertar da Rede Globo! O Futebol NÃO é vermelho e preto! A FlaPress existe! Sem ter quem
    acredite nela, a mentira não anda. Combata a FlaPress repassando a verdade que você já sabe para amigos NÃO flamenguistas.
Data da publicação: sábado, 5 de julho de 2014
Postado por Aqipossa Informativo

Maior público em jogos no Brasil - Uma nova visão dos fatos - Parte II


Vimos na primeira parte desse estudo, que o Flamengo está em 14º lugar num ranking de maiores públicos em uma partida. Isso desse ser surpresa para você que esteja lendo esta parte e não tenha lido a primeira, mas é verdade. Antes de seguir na leitura, se ainda não leu a primeira parte, acesse o link abaixo:


Esta análise trata de uma visão diferente dos dados apresentados até hoje pela FlaPress, que quer a todo custo transformar um time de história medíocre em um time superior a todos e a tudo. Sabemos que não é bem assim e que esse time não existe. Portanto, vamos lembrar o que dissemos na primeira parte:

Descartamos os jogos entre times da mesma região, pois duas torcidas juntas fazem um grande público, mas que não podemos dizer exatamente o total de quantos torcedores tem de cada um dos dois. Também retiramos os jogos contra outros times do Brasil, já que a distância não muito longa, afetaria o total com uma certa quantidade de “visitantes”. Estados vizinhos estariam em vantagem com relação aos estados afastados e prejudicaria a análise.

Então, usando apenas jogos dos times brasileiros em jogos internacionais, ou seja, partidas com times estrangeiros, temos a certeza que não há influência de torcidas, como a do Corinthians por exemplo, que costuma levar ônibus e mais ônibus de torcedores de SP à qualquer lugar do Pais. E fizemos isso com base na lista obtida no centro de pesquisas Rec.Sport.Soccer Statistics Foundation. (RSSSF).


Na primeira parte da matéria, você viu a lista geral com a classificação dos jogos levando em conta o público total, e agora, vamos ver separadamente, aquilo que a FlaPress quer também esconder a todo custo:

A FlaPress sempre quis que todos pensassem que o Flamengo é o maior, melhor e sei lá mais que, para enganar os torcedores do Brasil. Há anos que tenta transformar uma coisa em outra. O time da beira da Lagoa nem sequer foi bom em algo alguma vez. O passado o condena. Mas vamos ver hoje, apenas o que diz respeito à torcida. Entendemos que, se, e apenas se, um dia o Flamengo tivesse sido melhor em algo, a FlaPress não estaria mentido, e portanto, se ela quer que o torcedor pense que a maior torcida é, ou sempre foi, a dos flamenguistas, o passado deve mostrar exatamente isso. Numa classificação geral, tomando por base a quantidade de torcedores na nossa lista anterior, que você pode ver AQUI, vimos que os maiores públicos na pesquisa estão entre 70.504 e 132.728 pessoas. Vamos separar isso e ver como foi e quando foi quebrado a barreira dessas dezenas de milhares de pessoas assistindo à jogos de seus times.

A primeira barreira quebrada, foi logo a dos 90 mil torcedores!! Foi em 1951 e era apenas um amistoso. Se preparando para a Copa Rio de 1951, na época, o primeiro torneio mundial de clubes, vencido pelo Palmeiras, o Vasco da Gama enfrentou o Peñarol no Maracanã no dia 22 de Abril de 1951 e venceu por 2x0 na presença de 93.163 torcedores vascaínos. Esse é o recorde de público que seria batido novamente ainda na década de 50. Exatamente no mesmo ano. Exatamente pelo mesmo time, o Vasco.

A casa dos 100 mil torcedores só seria batida meses após o Vasco quebrar a barreira dos 90 mil, mas até chegarmos lá, vamos ver que o Vasco quebra seu próprio recorde em 5 de Julho de 1951, chegando aos 93.833 torcedores, dessa vez pela Copa Rio, goleando o Austria Wien por 5x1 no Maracanã. Levando em conta a sequência de tempo, o próprio Vasco da Gama já havia chegado perto de quebrar o recorde 4 dias antes, ao levar 91.438 torcedores ao Maracanã contra o Sporting de Portugal pela mesma Copa Rio de 1951, outra goleada de 5x1 do Vasco na competição.

Isso quer dizer que em apenas 4 dias, tínhamos 185.271 vascaínos empurrando seu time para a vitória. Vejam na tabela abaixo, ordenada por data, os públicos da barreira dos 90 mil torcedores.


Apenas em 1955, quatro anos, um mês e 28 dias depois, é que aparece o Flamengo passando da casa dos 90 mil torcedores. Até o América, duas semanas depois, levou dois mil torcedores a mais que o esgoto da Gávea. E o torneio era o mesmo, o adversário era o mesmo… A diferença é que o América goleou por 4x2 o Benfica e o Flamengo venceu apenas por 1x0.

Somente, na final daquele que é o mais importante título conquistado até hoje, pelo time da beira da Lagoa, a Libertadores, 30 anos, um mês e oito dias depois, é que o Flamengo conseguiu superar a marca do Vasco da Gama. E como essa é a maior marca que o Flamengo conseguiu, vale lembrar que ele nunca passou da casa dos 100 mil. O Fluminense e o Vasco já.

Fechando a década de 50, apenas como curiosidade, vejam a tabela abaixo onde ficaria o tão exuberante time do Flamengo, segundo a FlaPress, em relação à total de público nessa década:


Em sexto lugar… Atrás do Fluminense, do Vasco, Palmeiras e até do América, que por sinal, fez bonito contra o Benfica em 1955. Mas já que mostramos o Fluminense com mais de 100 mil torcedores, já na década de 50, vamos ver os números entre os 90 e os 100 mil torcedores.


Entre os públicos acima de 100 mil, o Palmeiras conseguiu atingir a marca antes de todo mundo. Também na década de 50, pelo visto, impulsionada pela Copa que o Brasil ia sediar, disputar e perder. O Fluminense foi o primeiro time do Rio de Janeiro a superar a marca, já em 1956 e o Vasco bateu esse recorde carioca em 1961, mas foi o Santos de Pelé que marcou os dois maiores públicos de toda a história dos confrontos internacionais, com 132.728 pessoas em 14 de Novembro de 1963 e dois dias depois com mais 129.256 torcedores para ver a final da Taça Européia-Sulamericana, o falso mundial.

Como podemos ver na tabela acima, como o Flamengo nunca levou mais de 100 mil torcedores a lugar nenhum, o São Paulo e o Cruzeiro já fizeram melhor que o urubu maldito, mesmo sendo o Morumbi e o Mineirão, menores que o Maracanã. O Flamengo é uma vergonha mesmo.

Não esqueçam que todas as análises aqui feitas, são baseadas na lista que você pode conferir à hora que quiser, aqui. Não manipulamos nada, bem ao contrário do que faz a FlaPress.

Vimos o Santos bater o recorde em 1963, então eis a tabela da década de 60:


A década de 70 foi o início da execução do plano da FlaPress. Mesmo assim, nem com muita musica, muita gritaria nas rádios, muita matéria de meia página só pro Flamengo, o time não conseguiu atrair mais torcedores aos estádios que o Cruzeiro, o São Paulo e o Fluminense. E notem que sua melhor marca foi logo no início de 1970, portanto, tiveram quase 10 anos para fazer algo melhor, e não fizeram.


Tendo atingido como melhor marca nos anos 70, a casa dos 70 mil torcedores, podemos verificar que a barreira dos 70 mil é também muito ruim para o time que não existe na vida real se analisarmos sem as palavras da FlaPress.


Para variar, mais um vice, dessa vez para o Fluminense,pois não esqueça que estamos falando de passado, e isso significa linha do tempo, e então, o Fluminense bateu a casa dos 70 mil primeiro. E podem fazer as contas. O Flamengo levou 17 anos, 7 meses, 2 semanas e 2 dias, ou num total, se assim preferirem, de 6440 dias para passar a marca do Tricolor das Laranjeiras.

Em plena ação, a FlaPress com encobrimentos das armações dos títulos de 1980, 82 e 83, além de José Roberto Wrigth em 1981 e as papeletas amarelas, (comprovados pagamentos à juízes pela diretoria do Flamengo) enfim a década de 80 coloca o Flamenguinho na frente, mas não esqueçam que a barreira quebrada é dos 90 mil e essa nunca mais vai ser quebrada, devido às obras que reduziram a capacidade do Maracanã e de qualquer outro estádio no Brasil. Até o Botafogo fez mais de 101 mil na final da Copa do Brasil contra o Juventude em 1999, mas esse número não é levado em consideração em nossas análises pois o Juventude é um time do Brasil, embora esteja longe de mais do Rio de Janeiro e nem tenha torcida significativa fora do Rio Grande do Sul.


A década de 80 foi mesmo muito fraca em relação à públicos. Apenas 4 jogos tiveram público maior que 70 mil e mesmo assim, não passaram dos 94 mil. E isso é mais uma mostra de que a FlaPress inventa que o Flamengo tem a maior torcida, já que, para nosso estudo, estamos levando em conta apenas jogos internacionais, a década de 80 teve nada menos que 5 participações do Flamengo na Libertadores, além das taças relacionadas à ela. E o Flamengo mesmo assim, fez apenas duas marcas acima de 90 mil torcedores. Triste, mas é verdade. É verdade que você acreditou nas mentiras da FlaPress.

Abaixo da casa dos 90 mil torcedores, vemos os dos 80 mil. Novamente, o Fluminense aparece em primeiro por ter sido o primeiro a passar dessa marca. (Não esqueça que a marca dos 80 mil já havia sido ultrapassada em 1951 quando o Vasco passou dos 90 mil) Mas foi em 1975 que o Fluminense cravou 87.000 pessoas em um amistoso contra o Bayern de Munique, da Alemanha. Essa marca durou 7484 dias, ou 20 anos, 5 meses, 3 semanas e 5 dias para ser ultrapassada pelo Flamengo.


Mas como flamenguista vive de passado quando o interessa, e nesses casos vai dizer que quem vive de passado é museu, fechamos nossa matéria Maior público em jogos no Brasil - Uma nova visão dos fatos com os públicos nas décadas mais recentes, de 90 e após o ano 2000. A década de 00 é a última, pois após 2010, não há estádio com capacidade possível de ultrapassar as marcas do passado.


Notamos que apenas depois que a FlaPress fez o estrago na cabeça de novos pretensos torcedores, evitando que estes tenham outra alternativa que não seja o Flamengo, é que o Flamengo tem suas melhores audiências. Notem que nos anos 90, não é o Flamengo que está melhor que os demais, mas sim, que não há concorrência. Isso demonstra que com as mentiras contadas pela imprensa, a torcida adversária não aparece nos estádios, porém, a torcida do Flamengo não ultrapassou a marca anterior dos 93 mil, ficando inclusive, na casa dos 80 mil. É visível a influência da imprensa carioca sobre os torcedores adversários, metendo medo nestes e também o estrago que foi feito nos anos 80, fazendo sumir as opções de escolha de muitos jovens torcedores. Não há outro carioca na lista com mais de 70 mil.

Já nos anos após 2000, não há como negar que a influência negativa tem combate. O Fluminense foi à final de Libertadores, final de Sulamericana e sua torcida mostrou que está lá. Foi o Fluminense quem mais teve torcida após o ano 2000.

A FlaPress está morrendo. A FlaPress não contava com a Internet. A FlaPress só vivia de papel jornal e televisão. Ale só existe porque não havia outra fonte de informação para a torcida. Mas agora você sabe que pode, e deve, procurar outras fontes de informação para resolver qualquer dúvida. É necessário!

Não acredite no Aqipossa. Analise primeiro e descubra a verdade. Você pode até não acreditar que isso tudo seja uma manipulação da imprensa ou que seja apenas coincidência, mas você não poderá negar que os fatos relatados aqui são legítimos. Se esse é seu caso, comece a prestar atenção à sua volta, pois não é a primeira vez, nem a segunda, nem muito menos será a última vez que você lê ou escuta falar de FlaPress.

Procure mais. A FlaPress existe.

Divulgue esse artigo

Postada por Aqipossa Informativo. Você pode receber as próximas postagens do Aqipossa assinando gratuitamente nossa NEWSLETTER.

Divulgue esse artigo