A saúde do Futebol depende dele se libertar da Rede Globo! O Futebol NÃO é vermelho e preto! A FlaPress existe! Sem ter quem
    acredite nela, a mentira não anda. Combata a FlaPress repassando a verdade que você já sabe para amigos NÃO flamenguistas.
Data da publicação: terça-feira, 17 de junho de 2014
Postado por Aqipossa Informativo

Maior público em jogos no Brasil - Uma nova visão dos fatos - Parte I

Toda vez que se fala em número de torcedores, o que escutamos por aí é a falácia de que um determinado clube tem a maior torcida do mundo. Isso nem verdade é, porém, a FlaPress te induz a pensar isso. Um exemplo bem atual está no caso 40 milhões. Faça um teste: Procure na Internet o resultado de qualquer pesquisa de torcida e tente encontrar esse valor absurdamente manipulado de 40 milhões. Não vai encontrar.

O AQIPOSSA vai dizer como a FlaPress chegou a esse número, ou melhor, ela não chegou. Ela se aproveitou para repetir uma informação errada que para ela caiu como uma luva. Quando Ronaldinho Gaúcho abandonou o Flamengo, que não pagava seu salário, assim como de diversos outros jogadores e funcionários, ele cobrou a dívida de 40 milhões de Reais, entre direito de imagem, salário e multa rescisória. Respaldada pela Globo, Patrícia Amorim, então presidente do clube da Gávea, entre ameaças de “tiro de canhão” e “indenizações”, afirmou que o Flamengo não devia mais nada ao Ronaldinho, pelo simples fato de que cobraria 1 real para cada torcedor rubro negro que foi enganado pela passagem de Ronaldinho no Clube.

Não precisamos ser prêmio Nobel de Matemática para fazer as contas. R10 pediu 40 milhões, Patricia pagou a dívida com um 1 Real de cada torcedor, então ela alegava que a torcida era de 40 milhões de imbecis pelo Brasil.

Voltem para o Google e continuem tentando encontrar qualquer pesquisa que dê 40 milhões, ou próximo, para qualquer instituto de pesquisa que você se lembrar. Aproveite e procure saber qual foi a última pesquisa feita descubra que ela foi justamente no ano que o Flamengo foi campeão Brasileiro e que depois disso, mais nenhuma, coincidindo “estranhamente” com o fato de que de 2009 até os dias de hoje, o Flamengo só deu vexame.

Mas vamos voltar ao assunto tema desta matéria. Maior público em jogos no Brasil. Vamos ver se você, leitor, está atento ao que dizem por aí. A resposta que você imagina é:

A - Flamengo
B - Fluminense
C - Vasco da Gama
D - Botafogo

Se você é jovem demais, está conhecendo apenas agora a FlaPress, acompanha muito os amigos flamenguistas, ou não gosta de pensar, terá dito letra A.

Mas o fato é que a resposta não é bem essa…

Quem não presta atenção, não percebe que foram colocadas apenas opções de clubes. Mas o maior público foi no Maracanã, 1950, Uruguai e Brasil. Justamente na primeira Copa do Mundo realizada no Brasil, que já naquela época, meteram muito a mão no dinheiro…

Em 16 de Julho de 1950, compareceram ao Maracanã, 199.854 pessoas para ver o Brasil passar vergonha na derrota de 2x1 para a equipe uruguaia. Quase 4 anos depois, novamente o Brasil aparece na lista, como o segundo maior público em partida contra o Paraguai no Maracanã, pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 1954. Dessa vez o Brasil venceu, por 4x1.

Claro que o que queremos saber é entre clubes. Então, antes que nossos leitores comecem a deixar a página do Aqipossa, vamos resolver essa questão. Mas antes, queremos saber se você troca de opção (A, B, C ou D) ou mantém a resposta.

Quem ainda assim, manteve a resposta A, errou novamente.

Em 15 de Dezembro de 1963, Flamengo e Fluminense entravam no Maracanã para empatar em 0x0 para 194.603 pessoas. O jogo daria o título a quem vencesse, mas o empate era rubro negro. Não havia mais motivos para uma torcida estar em maior número que a outra. O jogo anterior por exemplo, havia sido também um 0x0. O Fluminense tinha o melhor ataque entre ambos, 48 gols contra 46 do Flamengo. O Bangu foi o melhor ataque com incríveis 58 gols marcados. O Fluminense levava vantagem também na melhor defesa, que foi a melhor do campeonato com apenas 10 gols sofridos. O Flamengo levou 17 gols e ficou atrás também do Botafogo que levou apenas 15 gols. O saldo de gols portanto era bem favorável ao Tricolor: 38 gols de saldo contra 29 do time da Gávea e da Globo.

Mas não era só isso. O Fluminense tinha o vice artilheiro da competição, Manuel, com 17 gols, além de Castilho no gol, Carlos Alberto Torres, Procópio, Altair e Edinho. O Flamego contava com Carlinhos e Geraldo. Airton Beleza foi o artilheiro do time vermelho e preto nesse estadual.

Além do mais, o time do Flamengo não levantava um título desde 1955, há 8 anos. Se é para pesar, havia mais peso para o lado tricolor nas estatísticas, e mais peso para o rubro negro apenas pela vantagem do empate.

É provável que metade dos torcedores não tenham se dado conta de uma informação que vem embutida nesse tipo de jogo. Em se tratando de público em jogos, não se pode falar apenas de um. Principalmente se for clássico. Pensem: Alguma vez já leram que o recorde de público era do Fluminense? Que era de ambos? Mas tenho certeza que já ouviram, ou leram, que era do Flamengo.

Então sejamos justos. 194.603 divido por 2 dá 97.301 para um lado e 97.302 para o outro. Anotem este valor: 97.302 pessoas

Seria mais justo e interessante se fôssemos contar apenas os jogos de uma torcida só, ou seja, contra times de fora do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, sim, pois o Maracanã era maior que o Morumbi, ou o Mineirão, os maiores estádios do Brasil na época. E quem sabe dessas estatísticas? Quem tem esses números?


Na lista do link acima, você encontrará os maiores públicos do Brasil. Na verdade, 278 jogos com público superior a 100.000 pessoas. Haviam jogos de rodada dupla, portanto, não podem ser considerados como público para nossa pesquisa, pois haviam 4 times em vez de 2. Entre os estádios, claro, o Maracanã, o Morumbi e o Mineirão, e mais o Castelão no Ceará, (jogo da seleção brasileira contra o Uruguai) a Fonte Nova na Bahia (jogo do Fluminense contra o Bahia) e o Beira-Rio no Rio Grande do Sul. (amistoso entre a seleção brasileira e a seleção gaúcha)

Mas deveríamos separar os jogos dos times brasileiros em jogos internacionais, ou seja, partidas com times estrangeiros. Isso porque era comum nas décadas passadas, times de São Paulo por exemplo, vir ao Maracanã jogar finais “neutras”, como foi o caso do Santos na Copa Européia-Sulamericana, o falso mundial que a FlaPress diz que o Flamengo tem. Com isso, temos a certeza que não há influência de torcidas, como a do Corinthians por exemplo, que costuma levar ônibus e mais ônibus de torcedores de SP à qualquer lugar do Pais. E fizemos isso com base na lista obtida no centro de pesquisas Rec.Sport.Soccer Statistics Foundation. (RSSSF).


Você vai ver algo que nunca te mostraram e vai se sentir enganado pela FlaPress, que não mostra essa informação para não estragar a imagem do protegido time da beira da Lagoa, o tão querido por ela, o Flamengo.

PúblicoEstrangeiros Geral.JPG

O Vasco é o time do Rio de Janeiro que mais levou torcedor a um jogo no Brasil contra um time que não tem torcida para dividir a arquibancada, ou seja, num jogo de uma torcida só. É do Vasco esse recorde carioca. O Vasco da Gama foi o primeiro Clube carioca a aparecer na lista em um amistoso no Maracanã contra o Real Madrid, num empate em 2x2 em 8 de Fevereiro de 1961.

Mas o time que mais torcida teve num jogo internacional, foi o Santos, mas vejam que interessante. Foi no Maracanã, a quilômetros de distancia da cidade de Santos. Foi em 14 de Novembro de 1963 na final do tal mundial falso, contra o Milan da Itália. Isso significa dizer que houve influência e presença de torcedores não santistas na partida, colocando o Vasco da Gama quase como soberano nessa condição.

Novamente no Maracanã, o Santos apareceria como segundo recordista na partida que foi desempate do “mundial”, já que na Itália, o Milan venceu pelo mesmo placar de 4x2. O Santos acabou campeão. Pela mesma competição, no Mineirão, o Cruzeiro em 1976 teve a presença de 117 mil torcedores contra o Bayern da Alemnha e em um amistoso contra o Porto de Portugal, o São Paulo atraiu mais de 107 mil ao Morumbi.

O Fluminense foi o segundo carioca a aparecer na lista. Embora tenha sido bem antes dos demais, portanto, um recorde à época, o Fluminense fez o maracanã receber mais de 101 mil tricolores na vitória de 3x0 sobre o Porto, em um amistoso.

Quem pensa que o Flamengo seria pelo menos o terceiro na lista dos cariocas, se engana. O América era a quarta força na década de 50, enquanto o Flamengo era a 5ª e talvez até a 6ª força. Por isso, em 3 de Julho de 1955, o Mecão recebeu mais de 94 mil americanos para a partida da Taça Charles Miller no Maracanã, na qual venceu o Benfica por 4x2.

Enfim o Flamengo aparece na lista, em 14º lugar, com 93.895 pessoas, contra o Cobreloa do Chile. Esta partida é simplesmente a mais importante partida jogada no Brasil da história do Flamengo, e mesmo assim, não passou de 95.000, muito menos de cem.

Lembram do valor que pedimos que anotassem? 97.302 pessoas. Pois bem. O Flamengo precisou dividir com o Fluminense o público que a FlaPress diz ser o seu recorde, para superar sua melhor posição em um jogo indiscutivelmente de uma torcida só.

Na segunda parte deste estudo, vamos analisar todos esses números, públicos e datas, de uma melhor forma e constatar mais algumas verdades escondidas pela FlaPress. Em breve, aqui no Aqipossa.

Divulgue esse artigo

Postada por Aqipossa Informativo. Você pode receber as próximas postagens do Aqipossa assinando gratuitamente nossa NEWSLETTER.

Divulgue esse artigo