'Sorteio' favorece Corínthians nas oitavas da Copa do Brasil. Novidade...
Não se conhece um sorteio que não se baseie pela sorte, não é mesmo? Pois, bem, vamos ver como o sorteio da CBF é direcionado e não conta com sorte alguma para ser realizado.
Pelo site da Flapr... Quer dizer, da Globo, há a explicação rápida e que trata logo de tentar manipular o torcedor que estranhar a fragilidade do adversário do Corínthians. Antes de mais nada, as Oitavas de final contam com 16 times, onde 8 estarão classificados após os dois jogos, um de ida e outro de volta.
Sequencialmente, cada classificado jogará contra o outro classificado no que podemos chamar de lados na tabela. O direito e o esquerdo, literalmente. Cada lado irá classificar um ao longo das fases seguintes, Quartas de final e Semi final, para então, na Final, o do lado esquerdo enfrentar o do lado direito. O que chama mais a atenção nesse sorteio, além da sorte do Corínthians, que vai enfrentar a fraquíssima equipe do Luverdense de Mato Grosso, é que ambos os times patrocinados, ajudados e idolatrados pela mídia só se enfrentarão se for numa final. Olha que sorte?
Não ficou legal? Não foi pura sorte da mídia um sorteio assim? Mas vai lá... O AQIPOSSA está apelando. Sorteio é sorteio. Se não, vejamos como foi segundo as explicações do próprio site da Glob... Quer dizer, da FlaPress: (Em vermelho)
"Entenda como funcionou o sorteio:
No pote A do sorteio estavam os clubes que disputaram a Taça Libertadores - Atlético-MG, Corinthians, Fluminense, Grêmio e Palmeiras, mais o Vasco, quinto do Brasileiro 2012 e que substituiu o São Paulo. O Tricolor paulista que disputará a Sul-Americana por ser o atual campeão e não entrará na Copa do Brasil."
Já começa a aparecer que sorteio não foi 100%, já que eram escolhidos quem NÃO poderia se enfrentar nas Oitavas. Ora, se estão no mesmo pode, não poderão NUNCA jogar entre si já na primeira partida.
"Completaram o primeiro pote Flamengo e Internacional, melhores ranqueados na CBF e desde a primeira fase participando do torneio."
Eis aqui uma manipulação para o mulambo ficar tão feliz que vai achar que é HEXA da Copa do Brasil. O Esgoto na verdade é o sétimo no ranking sem critério da CBF, mas escrito da forma que está pela Globo, parece que é o primeiro. E o Inter em segundo. O que deveria estar escrito é que as duas vagas que sobraram, ficaram para os melhores ranqueados restantes.
"No pote B estavam clubes em piores colocações no ranking da entidade e que também disputam a Copa do Brasil desde o início. São eles Atlético-PR, Botafogo, Cruzeiro, Goiás, Luverdense, Nacional-AM, Salgueiro e Santos."
Repararam na diferença das explicações? O pote B é dos piores e pronto. Além disso, na explicação que se segue, o que fica evidente é que o sorteio não teve a sorte como companheira.
"Cada confronto das oitavas necessariamente tinha de ser formado por um time do bloco A e um do bloco B. Primeiro, foram sorteados todos os times do bloco A, e só depois foram conhecidos seus adversários."
Como dissemos mais acima, já estavam definidos quais os time que NÃO poderiam se enfrentar nas Oitavas. O critério da CBF em dividir os grupos era baseado no Ranking que ela mesma inventa. Não é levado em conta a classificação da própria Copa do Brasil, onde por exemplo, o Botafogo é um dos melhores tendo tomado apenas 1 gol em toda fase, ou o próprio salgueiro, uma surpresa boa na competição. O Atlético Mineiro por exemplo, atual campeão da Libertadores, ficou como último time a ser contado no pote onde estava.
"O sorteio do bloco A foi dividido em quatro duplas, com base mais uma vez no ranking da CBF. A primeira dupla foi formada por Fluminense (1º do ranking) e Corinthians (2º); a segunda, por Vasco (3º) e Grêmio (5º); a terceira, por Inter (6º) e Flamengo (7º); a quarta, por por Palmeiras (8º) e Atlético-MG (12º). Para cada time da dupla, foi sorteado um lado do diagrama (esquerdo ou direito) e qual jogo daquele lado ele fará (jogo 1, 2, 3 ou 4). Na squência, (sic) obedecendo o ranking, foram sorteados os times do pote B e o jogo de cada equipe."
Vejam a tabela de jogos após o sorteio direcionado da CBF. O novo sorteio direcionado da CBF para saber os jogos de ida e volta de cada emparceiramento só será conhecido mais tarde.