A saúde do Futebol depende dele se libertar da Rede Globo! O Futebol NÃO é vermelho e preto! A FlaPress existe! Sem ter quem
    acredite nela, a mentira não anda. Combata a FlaPress repassando a verdade que você já sabe para amigos NÃO flamenguistas.
Data da publicação: domingo, 25 de novembro de 2012
Postado por Mural da Colina por Rodrigo Omena

Ontem e Hoje. Ingênuos ou Idiotas?

                                                    Time do Vasco campeão em 1923

O primeiro jogo entre Vasco x Flamengo foi em 29/04/1923 com vitória do Vasco 3 x1.

Essa foi apenas mais uma partida da campanha vitoriosa que levou o Vasco ao título de Campeão Carioca em 1923 , ano que disputou a competição pela primeira vez na 1 divisão.

Mas o que representou essa campanha vascaína ?

O Vasco clube de colônia portuguesa , não fazia parte do grupo de elite da zona sul que dominava o futebol carioca. Esse história muitos torcedores já sabem , mas o que isso tem haver com os dias de hoje ?

Tudo.

As seguidas vitórias do Vasco atrapalhavam os interesses dos clubes da época e o Vasco passou a ser perseguido. Como um esporte da elite poderia permitir o que estava acontecendo?

Na segunda partida com o Flamengo em 08/07/1923 dessa vez derrota por 3 x 2.

E o que representou essa derrota ?

Parecia que o Vasco a partir dessa derrota se colocaria no seu lugar de coadjuvante e as coisas voltariam ao normal. Mas não foi o que aconteceu , o Vasco continuou vencendo e foi campeão por antecipação.

Mario Filho no livro o Negro no Futebol Brasileiro comenta esse momento.

Ninguém ligou importância à ida do Vasco para primeira divisão. Que é que podia fazer um clube de segunda divisão contra um Améria , Flamengo ou Fluminense ?” pag 121

“ Quanto mais o Vasco vencia , mais os campos se enchiam. Até o estádio do Fluminense ficou pequeno. Gente que nunca tinha assistido a uma partida de futebol deu para comprar a sua arquibancada.” pag 121

E, depois , os automóveis de praça , parecia que só havia chauffeur português , vinham tocando buzina por aí afora , anunciando mais uma vitória do Vasco. Também anunciava mais uma vitória do Vasco a cara de festa das cervejarias..... “. pag 122

“ Os outros clubes achando que aquilo precisava acabar. Tornou-se quase uma questão nacional derrotar o Vasco. O jacobinismo no futebol, lançando o brasileiro contra o português”. pag 122

Vejam que estamos em 1923. Independente da brilhante trajetória do Vasco alterando os rumos do futebol naquele momento o que fica claro foram os conflitos de interesses.

Ou será que somos ingênuos em acrediar que nenhum interesse entrou em conflito com esse epsódio. Ou que , talvez sejamos idiotas apenas descrevendo de forma passional um capítulo da história do nosso clube de coração.


Vejamos:

“ O português tinha ganho dinheiro à custa do time do Vasco apostando com o torcedor do Flamengo , do Fluminense , do América , do Botafogo. É verdade que havia bastante tempo que ninguém apostava contra o Vasco”. pag.123
Lembrando que estamos em 1923.

“ Era semana do Vasco e Flamengo , transformado em um autêntico Portugal e Brasil. Todos os jornais atiçavam o Flamengo , como se Flamengo precisasse ser atiçado”. pag 123.

Opa! Estaria aqui nascendo a Flapress ?

Percebemos o interesse que a partida despertou naquela ocassião.

“ Nunca, em tempo algum , nem mesmo no sul-americano de 19 , um jogo de futebol despertara tanto interesse. Mais de cinco mil forasteiros vieram dos Estados, quase todos com o escudo do Vasco na lapela”. pag 124.

Imagino economicamente como um jogo como esse alterou os interesses dos grupos dominantes , como a elite enfurecida via espremida nas arquibancadas a perda do seu prestígio.

“ E era o time da mistura que estava a frente do campeonato , sem uma derrota. Tinha de perder , pelo menos uma vez , de qualquer maneira. O Flamengo não se preparara durante a semana para outra coisa. O Flamengo deixara de ser um clube , um time , era todos os clubes , todos os times , o futebol brasileiro , branquinho , de boa família”. pag 124.

“ A ilusão durou pouco , os clubes finos , de sociedade estavam diante de um fato consumado. Era uma verdadeira revolução que se operava no futebol brasileiro.” pag 126

Ilusão da mulambanda , estamos em 2012?

Não , Não , 1923.

O tempo passou , o futebol mudou e hoje os interesses são outros . Os interesses econômicos dos que investem no futebol , não são os mesmos do torcedor , dos jogadores , dos clubes.

O futebol de hoje é um produto , um negócio em que muitos ganham e muitos perdem.

Pensar que nos bastidores desse espetáculo não existam interesses que venham a alterar a posição de algo que parece óbvio é ser ingênuo demais. Acreditar que é apenas um esporte onde sempre vence o melhor talvez seja uma tremenda idiotice.

No AQIPOSSA apenas vemos o futebol de forma diferente da grande maioria , aqui não nos iludimos com falácias , ou mentiras que viram verdades porque foram contadas várias vezes.

Sempre defendi aqui uma posição de protagonismo do Vasco , colocando a frente os seus interesses e dos seus torcedores. Jamais uma posição de subserviência em prol daqueles que ontem defenderam com unhas e dentes os seus interesses contra o Vasco.

O AQIPOSSA é esse espaço de luta.

“Defenderei sempre o direito de discordarem de mim.” Montesquieu.

Saudações Vascaínas.

Postada por Mural da Colina por Rodrigo Omena. Você pode receber as próximas postagens do Aqipossa assinando gratuitamente nossa NEWSLETTER.

Divulgue esse artigo