A saúde do Futebol depende dele se libertar da Rede Globo! O Futebol NÃO é vermelho e preto! A FlaPress existe! Sem ter quem
    acredite nela, a mentira não anda. Combata a FlaPress repassando a verdade que você já sabe para amigos NÃO flamenguistas.
Data da publicação: terça-feira, 2 de agosto de 2011
Postado por Aqipossa Informativo

VI Campeonato Sulamericano - 1922


Para celebrar o primeiro centenário de sua independência, o Brasil solicitou a organização do Campeonato Sulamericano na Conmebol e foi prontamente atendido. No Rio de Janeiro, no Estádio das Laranjeiras que foi o mesmo palco do torneio de 1919. Sem o astro Artur Friendenreich, para a partida final, o Brasil foi liderado por três campeões de 1919: Amílcar, Neco e Heitor Domingues. A competição, teve pela primeira vez na história a participação de cinco países.

O primeiro jogo deste campeonato foi no dia 17 de Setembro com 30.000 torcedores empurrando a seleção brasileira contra o Chile, até então na história do Campeonato Sulamericano, a pior equipe de todas, ficando em último lugar em todas as vezes que participou. Mas o resultado foi 0x0. Além do empate, o Brasil ainda perdeu dois jogadores machucados.

O Uruguai fazia a sua parte e vencia o Chile em 23 de Setembro com 12.000 pessoas acompanhando o jogo na arquibancada das Laranjeiras. O resultado de 2x0 conquistado ainda no primeiro tempo dava a liderança ao Uruguai na competição. Heguy aos 10 minutos e Urdinarán de pênalti aos 19 marcaram para os uruguaios.

No dia seguinte, o Brasil voltava a campo para mais uma desastrosa partida. O empate em 1x1 com o Paraguai, desanimava os 25.000 torcedores que compareceram ao estádio. O Paraguai saiu na frente com Rivas aos 14 do primeiro tempo e o Brasil só empatou aos 26 do segundo tempo, tamanha a dificuldade devido aos desfalques do primeiro jogo.

Para deixar tudo sem definição, a Argentina fazia o seu primeiro jogo e vencia o Chile por 4x0 em 28 de Setembro com apenas 2.500 espectadores. Com a goleada, a Argentina se juntava ao Uruguai e ao Brasil na liderança, todos com 2 pontos. Mas o Brasil tinha um jogo a mais.

Em primeiro de Outubro a seleção brasileira fazia seu terceiro jogo e também seu terceiro empate. 0x0 contra o Uruguai, que mantinham a liderança agora com 3 pontos cada. Até agora, o Brasil marcou apenas um gol. Mas Brasil e Uruguai teriam a companhia de Paraguai 4 dias depois. O Paraguai, assim como o Uruguai somava 3 pontos em apenas dois jogos, após vencer o eliminado Chile por 3x0 em 5 de Outubro. Apenas 1.000 pessoas presentes. Vale lembrar, que a Argentina até agora, desfalcada de diversos jogadores dos principais clubes, como River Plate, Independiente, Racing e San Lorenzo, tinha feito apenas um jogo e estava com 2 pontos.

E o segundo jogo argentino foi uma derrota para os Uruguaios por 1x0 em 8 de Outubro com gol de Buffoni aos 43 do primeiro tempo. O juiz foi Pedro Santos do Brasil. O resultado dava ao Uruguai, enorme vantagem de 2 pontos na liderança. Mas mesmo assim, Brasil, Paraguai e Argentina ainda tinham chances de vencer a competição. É a primeira vez que faltando apenas dois jogos para o fim da competição, 4 seleções podiam ser campeãs.

Mas em 12 de Outubro, o Paraguai derrotou a seleção do Uruguai por 1x0. Este jogo garantiu que o Brasil ainda tivesse chances de ser campeão, pois bastava um empate para o Uruguai eliminar o Brasil e uma vitória para ser campeão. Mas aqui começa um problema que até hoje existe no Brasil. O juiz era o brasileiro Pedro Santos. A seleção do Uruguai reclamava muito após a partida dos erros do juiz.

Em 15 de Outubro, o Brasil vence a Argentina por 2x0 com 25.000 pessoas no estádio. Este resultado levava o Brasil à 5 pontos, a mesma pontuação que o Uruguai e o Paraguai. Mas o Paraguai ainda tinha um jogo para fazer. Brasil e Uruguai, que já tinha sido prejudicado pela arbitragem, já haviam feito todos os seus jogos e torceriam para que o Paraguai perdesse o seu último jogo.

E no dia 18 de Outubro, não bastasse as confusões do juiz brasileiro no jogo Paraguai e Uruguai, um novo juiz brasileiro apitava Argentina e Paraguai. O Juiz Henrique Vignal do Brasil teve participação direta no resultado, tanto que o Paraguai resolveu sair de campo aos 34 minutos do segundo tempo em protesto contra o pênalti marcado pelo juiz. Apenas o goleiro Denis ficou em campo, mas não conseguiu evitar o segundo gol argentino.

Assim, o Brasil garantiu que o Paraguai não vencesse o Campeonato Sulamericano. Não é de se surpreender que nos dias atuais, tenhamos resultados sob interferência de juízes. Se em 1922 tivemos um exemplo desses para provar que esse tipo de coisa funciona, ainda mais internacionalmente, porque não fazer o mesmo em nível nacional? É o que temos hoje favorecendo diretamente times com grande massa de torcida, que por ser alienada, nem sequer percebe que muitas conquistas foram na verdade ganhas e não conquistadas.

Esse campeonato Sulamericano contou com o inédito triplo empate na primeira colocação, entre Brasil, Uruguai e Paraguai. Os uruguaios, em protesto contra a arbitragem, acabaram desistindo da competição, deixando então o caminho livre para Brasil e Paraguai decidirem o título. No jogo extra, vitória da Seleção Brasileira por 3 x 0. Era o segundo título conquistado pelo Brasil na competição. O primeiro de forma no mínimo, polêmica.

Fontes:
http://www.ca2011.com
http://www.rsssf.com

Divulgue esse artigo


Postada por Aqipossa Informativo. Você pode receber as próximas postagens do Aqipossa assinando gratuitamente nossa NEWSLETTER.

Divulgue esse artigo