Data da publicação: quarta-feira, 13 de julho de 2011
Postado por Aqipossa Informativo
II Campeonato Sul-Americano 1917
Para a segunda edição do Campeonato Sul-Americano de seleções, no Uruguai, a Conmebol colocou em disputa pela primeira vez o troféu Copa América. Comprado por 3.000 francos suíços, a taça ficou com o Uruguai, que acabou sagrando-se bicampeão continental. Com os mesmos países da edição inaugural (Argentina, Brasil, Chile e Uruguai), a competição de 1917 foi realizada em Montevidéu, no Estádio Parque Pereira que logo viria a ser demolida para dar lugar à Pista Oficial de Atletismo.
Estádio Parque Pereira Brasil e Chile |
Localizado a poucos metros de onde fica hoje o Estádio Centenário, o Parque Pereira foi construído especialmente para sediar a competição sul-americana em 1917. Com grandes públicos, o torneio foi considerado um sucesso no Uruguai e também na Confederação Sul-Americana, que programou a terceira edição para o ano seguinte, no Brasil.
Em campo, o Uruguai confirmou o favoritismo, mesmo com um time bem modificado em relação àquele que venceu o torneio de 1916. Sem o craque Gradín, a equipe uruguaia foi comandada dessa vez pelo habilidoso Héctor Scarone e pelo goleador Romano, e ainda foram favorecidos pela debandada de alguns argentinos, que regressaram ao país para trabalhar em seus empregos principais, já que na época eram todos amadores.
Uruguai |
No dia 30 de Setembro, começava o II Campeonato Sul-Americano com a vitória do Uruguai por 4x0 contra o Chile, último colocado no torneio anterior, diante de 22.000 pessoas. O juiz foi o argentino Germán Guassone que comandou o jogo de 2 gols em cada tempo.
Com 20.000 espectadores, a quarta-feira dia 3 de Outubro foi o dia da estréia do Brasil, mas tal como em 1916, a estréia não foi boa. Na partida contra a Argentina, o Brasil chegou a estar vencendo por 2 a 1, mas os argentinos, que contaram com as inúmeras e sucessivas falhas do goleiro Casemiro, viraram o marcador e venceram por 4 a 2. Neste jogo, Sylvio Lagreca marcou o primeiro gol de pênalti da história da Seleção Brasileira. Derrota feia de 4x2 para os argentinos que assumiriam a ponta da competição, 3 dias depois com outra vitória, dessa vez por 1x0 contra o fraco Chile, que até agora não marcara gol.
Brasil e Argentina e o Juiz Carlos Fanta CHI |
Em 7 de Outubro, 21.000 uruguaio deliraram ao ver a seleção do Uruguai atropelar o Brasil por 4x0. O Uruguai passava a frente da Argentina pelo saldo de gols: eram 8 contra 3. A decisão ficaria para o último jogo novamente, como foi em 1916.
O Brasil, já sem chances, joga com o Chile em 12 de Outubro para apenas 10.000 pessoas. A única vitória brasileira foi contra o Chile por 5x0. Até então, o Brasil não venceu nem o Uruguai nem a Argentina nas duas competições.
Brasil |
Fechando o torneio para decidir quem ficaria com a primeira Copa América, o Uruguai venceu por 1x0 a Argentina em 14 de Outubro para 40.000 presentes verem a celeste conquistar o BI campeonato Sulamericano. No jogo decisivo, o gol fio de Héctor Scaróne, e aos 25 minutos do 2º tempo, o goleiro Uruguaio Saporitti sofreu um ferimento e foi substituído por Manuel Varela, um zagueiro, que foi pro gol. Na época não havia substituições por reservas.
A primeira Copa América em disputa teve estimado um público total de 128.000 torcedores com uma média de 21.333 por jogo. A maior audiência foi na partida final com 40.000 pessoas. Dessa vez o Uruguai teve 100% de aproveitamento e não sofreu nenhum gol. O Brasil teve enfim a sua primeira vitória, deixando esse jejum para o Chile. Para o Brasil, foram 6 jogos nesses dois anos e apenas uma vitória, com 2 empates e 3 derrotas.
Colocação final |
O Chile, além de perder todos os jogos, não fez gol algum e levou 10. O artilheiro foi Angel ROMANO do Uruguai com 4 gols e Haroldo e Neco foram os artilheiros do Brasil com 2 gols marcados cada.
Fontes:
http://www.ca2011.com
http://baudofutebolce.wordpress.com
http://www.rsssf.com
http://outraselecao.blogspot.com
http://www2.cbf.com.br
http://www.ca2011.com
http://baudofutebolce.wordpress.com
http://www.rsssf.com
http://outraselecao.blogspot.com
http://www2.cbf.com.br
Divulgue esse artigo