A saúde do Futebol depende dele se libertar da Rede Globo! O Futebol NÃO é vermelho e preto! A FlaPress existe! Sem ter quem
    acredite nela, a mentira não anda. Combata a FlaPress repassando a verdade que você já sabe para amigos NÃO flamenguistas.
Data da publicação: domingo, 10 de julho de 2011
Postado por Aqipossa Informativo

I Campeonato Sul-Americano 1916


Vislumbrados com o crescimento do futebol no país e no continente sul-americano, os argentinos resolveram organizar um torneio internacional em 1916, aproveitando também o centenário da Independência do país. Em julho daquele ano, Brasil, Chile e Uruguai foram convidados pelo Ministério de Relações Exteriores da Argentina a participar do evento. Nascia então o Campeonato Sudamericano de Football, conhecido atualmente como Copa América.

Empolgado com o sucesso da competição, o dirigente uruguaio Héctor Rivadavia Gómez, pôs em prática um projeto próprio e fundou a Confederação Sul-Americana de Futebol, justamente no centenário da Independência da República Argentina, em 9 de julho.


Com a criação da Conmebol, o torneio organizado pela Argentina ganhou conotação oficial, tornando-se o mais antigo de seleções do mundo. Naquela primeira edição, o Uruguai, que venceu dois jogos e empatou um, ficou com o título e ainda teve o artilheiro, Isabelino Gradín, com 3 gols. Todos jogaram entre si em turno único, de 2 a 17 Julho, sagrando-se como campeão o Uruguai.
 Isabelino Gradin

No primeiro jogo, algo incomum aconteceu. No dia seguinte, a delegação chilena reclamou para si os pontos perdidos, alegando uma inclusão indevida de dois jogadores "africanos": Isabelino Gradin (foto) e Juan Delgado. O pedido não foi bem sucedido porque os dois jogadores, embora fossem realmente da raça negra, eram uruguaios de nascimento.

Assim, o Uruguai foi o líder ao vencer o Chile por 4x1 diante de 3000 espectadores em 2 de Julho de 1916, um Domingo, no jogo de estréia. Mas teve que se contentar em cair para a segunda colocação em 6 de Julho, quando a Argentina estreou contra o próprio Chile e o derrotou por 6x1 naquela quinta-feira em frente ao maior público do campeonato: 18000 pessoas. A essa altura, o Chile já tinha 9 gols de saldo negativo.

Uruguai

Então o Brasil estreou num Sábado, 8 de Julho, para 15000 presentes. Mas empatou com o Chile em 1x1. Esse foi o único ponto do Chile que se despediu do torneio. Quanto ao Brasil, com o resultado, ficou apenas à frente do fraco Chile. E mesmo dois dias depois, ao jogar e empatar com a Argentina por 1x1 perdeu a chance de ser campeão. Com o empate, a Argentina foi a 3 pontos e precisaria vencer o Uruguai na última partida.


O Uruguai jogou pela segunda vez em 12 de Julho, uma quarta-feira com 15000 presentes no que seria o último jogo no campo do Gimnasia y Esgrima. A partida foi também a despedida do Brasil no torneio. O Uruguai venceu o Brasil por 2x1 e assumiu a liderança da competição. O Brasil passou pelo torneio sem vitória.

Os jogos foram todos no campo do Gimnasia y Esgrima, menos a última partida, no dia 16 de Julho, que até começou no campo do Gimnasia, mas foi suspensa aos 5 minutos de jogo devido a alguns incidentes com os espectadores. O público invadiu o campo e destruiu as arquibancadas de madeira. A partida não poderia ser reagendada no mesmo campo. O campo do Racing Club Avellaneda (Colón y Alsina) foi selecionado para a continuação da partida. Mas o resultado parcial da primeira partida foi declarado nulo e passou a valer o jogo disputado em Avellaneda.

Campo do Gimnasia y Esgrima

E foi no dia 17, uma segunda-feira, que o Uruguai, precisando apenas de um empate, garantiu o primeiro título sulamericano ao ficar no 0x0 com a Argentina para frustração de quase 17000 argentinos que compareceram para assistir a partida.

Argentina

A competição teve um total de 84000 torcedores em uma média de 14000 por jogo. (público estimado) O melhor ataque foi o da Argentina embora tenha feito 7 gols, 6 foram no primeiro jogo, fazendo apenas um nos outros dois jogos. O Chile teve o pior ataque pois marcou apenas 2 vezes, tendo também a pior defesa com 11 gols sofridos. O Uruguai, além de campeão, foi quem teve a melhor defesa: Levou apenas 1.

Colocação final

Tanto a Argentina quanto o Uruguai, não perderam nenhuma partida.

Em breve:

Copa América de 1917 e 1919.

Fontes:
http://www.rsssf.com
http://www.argentinauruguay2030.com
http://www2.cbf.com.br


Divulgue esse artigo


Postada por Aqipossa Informativo. Você pode receber as próximas postagens do Aqipossa assinando gratuitamente nossa NEWSLETTER.

Divulgue esse artigo