Data da publicação: terça-feira, 30 de novembro de 2010
Postado por Aqipossa Informativo
A maior goleada em clássicos
Como pode ser visto em Mundo Botafogo de Rui Moura, no dia 29 de Maio de 1927, o Botafogo venceu o Flamengo por 9x2 na que foi a maior goleada de todos os tempos em clássicos cariocas.
Pelo Campeonato Carioca de 1927, na Rua Paysandu, sob a arbitragem de Milton de Castro Menezes, o Botafogo alinhou com Neiva, Couto e Octacílio; Pamplona (Jerónimo), Almo e Rogério; Ariza, Neco, Nilo, João e Claudionor.
A equipa vencida alinhou com Egberto, Hermínio e Élcio; Benevenuto, Frederico e Flávio Costa; Chrystolino, Vadinho, Chagas Fragoso e Moderato.
Os gols botafoguenses foram assinalados pelo artilheiro Nilo (4), Ariza (2), João (2) e Neco (1). Os gols adversários foram da autoria de Frederico e Moderato.
A voz de ‘O Jornal’ do dia seguinte anunciou (30/05/1927):
“A torcida alvinegra, eufórica, carregou Nilo em triunfo no intervalo, quando o placar registrava 7x1, e voltou a fazer tal coisa ao término da partida”.
Adentrando mais na história e ajudando ao amigo Rui, o mais interessante foi que no Campeonato Carioca de 1927, o Flamengo acabou campeão. Iniciado em 1º de Maio, ao chegar no dia fatídico, o rubro negro vinha de jogos vitoriosos. Invicto até então, foi atropelado pelo alvinegro.
Naquele ano não havia turno e returno. O campeão seria decidido após o fim das 18 partidas. Eram 10 clubes: Flamengo, Fluminense, América, Vasco, Botafogo, São Cristóvão, Bangu, Andarahy, SC Brasil e Villa Isabel. Os jogos eram no sistema de ida e volta.
O time da Gávea faria mais 4 jogos sem perder até o América meter 3x1 em 3 de Julho. Foi a segunda derrota. Assim foi indo por mais 4 rodadas até encarar o Botafogo novamente em 7 de Agosto. Resultado? Outra goleada, dessa vez por 5x3 a favor do alvinegro em General Severiano.
Esse campeonato foi o último antes de um jejum de 12 anos sem vencer o Campeonato Estadual. Após sofrer duas goleadas humilhantes do Botafogo, só seria campeão novamente em 1939.