A saúde do Futebol depende dele se libertar da Rede Globo! O Futebol NÃO é vermelho e preto! A FlaPress existe! Sem ter quem
    acredite nela, a mentira não anda. Combata a FlaPress repassando a verdade que você já sabe para amigos NÃO flamenguistas.

FlaPress às claras: Defendendo o Flamengo e omitindo informações

27 Fev 2018 / undefined Comments

Em condições semelhantes, Flamengo e Vasco foram derrotados, mas FlaPress esconde informações relevantes sobre o Vasco, para proteger o Flamengo Não é a primeira vez, nem será a última. A FlaPress, em diversos braços, TV, sites e jornais, negligenciam informações importantes aos torcedores de todo o Brasil. Pior que isso, trabalham direcionando as ideias que querem que seus leitores tenham. E não é difícil imaginar que tipo de ideia e pra quem querem direcionar o melhor que p

Leia mais...

O jornalixo medíocre da Imprensa esportiva

A FlaPress se aproveita do leitor que não quer pensar ou raciocinar. A Imprensa suja só informa aquilo que e...

O cotidiano do caderno esportivo de O Globo

Desviar o foco e manipular o leitor é a característica da Imprensa flamenguista, a maior fonte de desonestid...

Um Olho Na Bola, Outro No Cartola. O livro bomba do Romário

Já está à venda o livro do Romário, Um Olho da Bola, Outro No Cartola, que expõe com detalhes toda a podridã...

Na Central de Produções, Luisinho é o assunto do momento

Luisinho falou besteira. Mandaram ele de férias pra bem longe pra esquecerem dele, mas mesmo assim, tá difíc...

De férias já no dia seguinte, Luis Roberto se complica ao explicar ‘a gente de novo’

Luis Roberto diz que disse o que não disse e quer que o torcedor acredite. Estranhas férias já no dia seguin...

Locutor Luis Roberto confessa ajuda externa ao Flamengo ao vivo

Ajuda externa entra em ação novamente para ajudar o Flamengo a não ser derrotado por time da zona do rebaixa...

Regras são regras. Não se negam. Portuguesa salvou o Flamengo em 2013.

Dos pontos ganhos pelo Fluminense, aos perdidos por Flamengo e Portuguesa, tudo foi devido ao que fizeram em...

Flamengo, o ex-finalista do mundial FIFA 2017

Matérias falsas, lunáticas, deturpadas e tendenciosas serão a salvação do Flamengo na mídia, após a realidad...

Esquema com a FFERJ colocou o Flamengo com mais títulos que os rivais.

Vasco, Botafogo e Fluminense são prejudicados por esquema desde 1998. Tetracampeonato do Flamengo e tota...

O Projeto Cheirinho do Flamengo em 2017

Com a eliminação na Libertadores da América, teve fim também, o delírio de jogar a final do Mundial da FIFA ...

Globo bancou o mosaico do Flamengo no Maracanã

Foto vaza na Internet e mostra que Globo bancou o mosaico do Flamengo no Maracanã, e o que seria de se esper...

Data da publicação: quinta-feira, 7 de outubro de 2010
Postado por Aqipossa Informativo

Pedra, bomba e água fresca - Estreia de coluna - Aos iniciantes - Parte I


Está começando hoje mais uma coluna no Aqipossa. É a “Pedra, bomba e água fresca” que vai trazer até você um maior conhecimento sobre aquariofilia. Como estréia, falaremos de forma leve e resumida sobre os cuidados básicos para iniciantes. Vale ressaltar que todo assunto tratado hoje nesta postagem, será também tratado de forma especial e mais detalhada em novas postagens futuras.

As informações que constam nessa coluna têm como fonte, diversos sites e fóruns sobre o assunto encontrados amplamente na WEB. Acompanhem a partir de hoje, mais essa nova aventura do AQIP.

Ao iniciante:

Um aquário, para que possa reproduzir um pedaço da Natureza e de certa forma possa ser um ambiente ideal para a vida dos peixes, das plantas e de microscópicos seres que vivem e se reproduzem, formando um mundo rico em cores, vida e movimento é necessário conhecermos um pouco do termo ''EQUILÍBRIO BIOLÓGICO", para assim começar a entender à fundo a Ciência Aquariofilia.

Um aquário não possui só os peixes vivendo nele, e sim bactérias e mais o mundo vegetal, composto de plantas e algas. Tudo isso existe num aquário e se integra formando um micro universo.

O Equilíbrio Biológico é a síntese de uma série de fatores. O peixe se alimenta de vitaminas, sais orgânicos, carbohidratos existentes nos alimentos, etc. E soltam no aquário as suas fezes eurina, que assim como o resto de comida, as folhas mortas de plantas, e até cadáveres de peixes, ou mesmo de caramujos, formam um conjunto de detritos orgânicos, que são imediatamente atacados por bactérias, transformando-os em amônia (tóxica aos peixes). A amônia é atacada por um outro grupo de bactérias que às transformam em nitrito, ainda tóxico para os peixes. O nitrito é atacado por um novo grupo de bactérias e é transformado em nitrato, não tóxico para os peixes e que serve como nutriente (alimento) para as plantas. Está fechado o ciclo biológico no nosso aquário.

Alguns pontos devem ser observados em nosso aquário para torná-lo próprio para a formação deste equilíbrio:

- O aquário deve ser bem montado;
- A água com PH e temperatura adequada;
- Uma alimentação variada;
- A iluminação adequada para provocar a fotossíntese das plantas;
- Não exceder na quantidade de peixes e alimentação.

Analise tudo que possa estar em volta de um peixe, você descobrirá muita coisa. O equilíbrio biológico e a base para se atingir um aquário nivelado.

Procedimentos para a montagem do aquário:

Obs: Não compre os peixes ainda.

1- Lave bem o aquário com água corrente, por dentro e por fora.
2- Escolher um lugar ideal para colocar o aquário, evitando quintais e varandas.
3- NÃO USE FILTRO BIOLÓGICO – Ele não retira a sujeira, só a esconde e isto será prejudicial aos peixes à longo prazo.
4- Lavar muito bem o cascalho que formará o solo do aquário em água corrente, até que a água fique cristalina.
OBS : Se quiser um aquário bem plantado, veremos mais a frente em outro dia como proceder, mas desde já saiba que deverá colocar o substrato em camadas. Sendo uma composta de laterita (veremos do que se trata no futuro), outra de húmus de minhoca tratado e mais uma com o cascalho.
5- Coloque o cascalho no aquário de maneira que forme um plano levemente inclinado do fundo para a frente.
6- Lavar bem as pedras arredondadas de ornamentação e colocá-las no aquário.
7- Coloque as plantas bem distribuídas.
8- Encha o aquário com a água de torneira, tendo o cuidado de que o jato de água não seja forte para não turvar a água.
9- Lave bem o aquecedor e/ou termostato (opcional) e instale-o conforme as instruções do fabricante.
10- Instale a bomba submersa ou o filtro externo com bomba seguindo as suas instruções.
11- Faça as ligações elétricas. O aquário se iluminará, o aquecedor elevará a temperatura do aquário, a bomba do filtro.

Durante 20 dias não coloque peixes em seu aquário. Este é o tempo mínimo necessário para o aquário começar a formar o seu equilíbrio biológico.


Um aquário bem plantado oferece aos peixes ótimas condições ambientais e condiciona a água, colaborando assim para a efetivação de um perfeito equilíbrio biológico no aquário. E não podemos esquecer que o equilíbrio biológico num aquário é a sua "alma". Portanto, coloque muitas plantas no seu aquário.

Devemos raciocinar com coerência sobre a vida que existe num aquário ornamental de modo a entender as regras do Equilíbrio Biológico. Muitos peixes num único aquário certamente o sobrecarregará de detritos orgânicos e conseqüentemente desequilibrará o aquário. As plantas absorvem gás carbônico e eliminam oxigênio, além de assimilar os produtos transformados pelas bactérias como fonte de alimento.

Cuidado sempre com o excesso de alimento e saiba dosar bem o tempo de iluminação. Estude e pesquise muito sobre a compatibilidade e sociabilidade entre peixes. Sempre que for comprar seus peixes, pergunte ao vendedor sobre a compatibilidade entre os peixes que você já possui e os que vai comprar.

Tire conclusões de seu aquário, observando apenas a cor da água:

Cor esverdeada - Excesso de iluminação. Isso acarreta o aumento exagerado de algas verdes causando dificuldade para as plantas respirarem, levando-as a morte desequilibrando todo o sistema. A solução é diminuir a exposição à luz. Limpar as laterais internas e as folhas das plantas. Introduzir alguns limpa-vidros ou um cascudo no aquário.

Cor marrom - Iluminação insuficiente. Isto acidifica a água por causa da deterioração das algas, tornando-se inadequada para os peixes e plantas. A solução é aumentar e tornar adequada, a iluminação do aquário, trocar ¼ da água (água nova descansada com mesmo ph e temperatura).

Água turva - Excesso de matéria orgânica em suspensão. Acidifica a água e aumenta a população de bactérias, causando escoriações, inflamações e infecções nos peixes, além de intoxicação. A solução é sifonar o solo. Trocar 3/5 da água. Diminuir quantidade de alimento que está dando aos peixes. Adotar filtro de carvão (filtro interno ou externo) ligado durante 7 dias.

Água amarelada - Excesso de matéria orgânica em suspensão. A água passa a adotar uma posição extremamente tóxica. A água fica muito ácida. A solução é trocar toda a água. Verificar altura do solo (ideal é de 4 a 8 cm). Verificar a vazão do filtro com a capacidade em litros do aquário.

Água de cor metálica - Remédios e produtos químicos em excesso. A água fica imprópria para aquários. Completamente intoxicada. A solução é trocar toda a água. Lavar o cascalho e o próprio aquário. Tomar mais cuidado ao medicar o aquário.

O PH é quimicamente, o valor do potencial de Hidrogênio iônico de uma solução qualquer. O Ph ideal para um aquário é basicamente o ph 7 , ou seja, o neutro. Porém, existem alguns peixes e plantas que se adaptam ao ph mais ácido ou mais alcalino.

Para a medição de Ph da água, adquira no comércio especializado um teste próprio, reativo, que em contato com uma amostra da água do aquário nos indicará o seu valor. Devemos observar semanalmente as condições de ph da água do aquário.

Observe algumas dicas que devem ser compreendidas pelo aquarista, tais como:

O excesso de comida não ingerida pelos peixes, acidifica a água do aquário.
Uma água ligeiramente alcalina (ph 7 a 7,4) apresenta forte vegetação, depósito de calcário sobre as rochas, é esverdeada e tem cheiro característico.
Uma água ligeiramente ácida (ph 6,8) é meio amarelada e a vegetação é pobre, com folhas amareladas.

A amônia é tóxica em águas alcalinas. Em águas ácidas, toma a forma iônica que é relativamente atóxica.

Filtração são os processos pelos quais se elimina da água toda e qualquer substância que possa influir direta ou indiretamente na sua composição química, tornando-a inadequada à sobrevivência dos animais.

Quanto aos tipos de filtros, existem os filtros mecânicos, onde a água é aspirada para ele e obrigada a passar através de várias camadas de materiais filtrantes, e os filtros biológicos, onde se processa as transformações bacterianas (é um filtro vivo).

O filtro mecânico utiliza como material filtrante, lã perlon ou acrílica, carvão ativado e cascalho ou areia grossa, a água que por ele passa fica isenta de partículas em suspensão, pois o cascalho e a lã vão retê-las. Todo esse material filtrante deve ser trocado quinzenalmente.

Já a filtragem biológica, nada mais é do que a adequação de um substrato próprio para a formação de uma verdadeira colônia de bactérias aeróbias, que em contato com os detritos orgânicos em decomposição, os transformarão de substâncias tóxicas aos peixes à substâncias totalmente atóxica.

A maioria dos peixes ornamentais de água doce são peixes tropicais, ou seja, vivem bem numa temperatura entre 24 e 30graus. O aquecedor é utilizado no aquário para aquecer a água, e como base, calculamos sempre a relação de 1W por litro de água para escolhermos a potência exata do aquecedor para nosso aquário. A temperatura da água tem que ser constante, pois a sua variação debilita os peixes deixando-os fracos e suscetíveis ao ataque de bactérias.

É conveniente instalarmos no aquário um termostato, que acoplado ao aquecedor, automaticamente regula uma temperatura constante na água.

Semana que vem completaremos a matéria de estréia do “Pedra, bomba e água fresca”, falando de Iluminação, doenças e passando algumas dicas do que se deve e o que não se deve fazer com seu aquário.

Postada por Aqipossa Informativo. Você pode receber as próximas postagens do Aqipossa assinando gratuitamente nossa NEWSLETTER.

Já tem 4143 dias que a Portuguesa se vendeu em um esquema de corrupção com a Imprensa para ser rebaixada no lugar do Flamengo, para evitar um desastre financeiro nas contas do clube da Gávea e da Rede Globo. Pelo mesmo tempo, a própria Imprensa diz que foi tudo coincidência.

Divulgue esse artigo