A saúde do Futebol depende dele se libertar da Rede Globo! O Futebol NÃO é vermelho e preto! A FlaPress existe! Sem ter quem
    acredite nela, a mentira não anda. Combata a FlaPress repassando a verdade que você já sabe para amigos NÃO flamenguistas.
Data da publicação: quarta-feira, 13 de outubro de 2010
Postado por Aqipossa Informativo

Década de 20


Em http://www.semprevasco.com.br

Em uma época em que substituições de jogadores durante as partidas ainda não eram permitidas, os reservas dos times disputavam um campeonato à parte do principal, era o campeonato dos segundos quadros, ou segundos “teams”, conforme se dizia no então anglófilo futebol brasileiro. Nesse campeonato, em 1920, o Vasco terminara empatado na liderança com o Helênico A.C e uma decisão fora marcada para março do ano seguinte. Era a primeira decisão disputada pelo futebol na sua história e nela deu Vasco em um 4 x 2 sensacional. O inédito título foi celebradíssimo pelos vascaínos que, como forma de agradecimento, mandaram fazer medalhas de ouro 18k pra presentear a equipe formada por Miguel Cavalier, Ernani Van Erven, Carlos Pinto da Silva, Antonio Borges, Eudino Wubert, Djalma Alves de Sousa, Aquiles Pederneiras, Torteroli, Carlos Gomes Faria, Adão Antônio Brandão e Alfredo Godoy.

Para o campeonato de 1921, a Liga Metropolitana resolveu dividir a divisão principal em duas séries e puxou os quatro primeiros colocados da segunda divisão do ano anterior para a série B, dentre eles o Vasco. Mesmo ainda não fazendo parte da Série A - a principal - pela primeira vez o Vasco disputaria uma competição de futebol na primeira divisão: o torneio inicio de 1921.

Apesar de não tendo conquistado o campeonato, o Vasco venceu o América, um dos quatro grandes da época. Meses depois foi à vez do Bangu cair, desta vez em um torneio amistoso. Essas vitórias sobre os times da Série A faziam os vascaínos, que já eram centenas nas arquibancadas, acreditarem que era possível ganhar o título máximo. E o primeiro passo seria conseguir o acesso à divisão principal.

O uruguaio Ramón Platero havia sido campeão carioca pelo Fluminense em 1919 e em 1921 conquistava o mesmo título pelo Flamengo. Era esse o treinador que o Vasco foi buscar para comandar o time que disputava a Série B de 1922. Os métodos do treinador vascaíno eram revolucionários. Em uma época que preparo físico e concentração eram coisas desconhecidas no futebol carioca, os jogadores do Vasco dormiam no clube e de madrugada começavam a treinar, correndo pelo campo de Moraes e Silva e nas ruas próximas. O time começava a ganhar o fôlego que faria a diferença na meteórica ascensão vascaína

Mas qual o real significado dessa contratação? Na prática ela demonstrou a vontade vascaína de tornar o clube cada vez maior, afinal o uruguaio era talvez o principal técnico carioca. Mas também outro aspecto relevante foi que ao tirar de um clube da elite seu treinador, o Vasco mostrava aos mais atentos que iria incomodar muitos aqueles que se julgavam superiores ao clube dos portugueses, dos pretos e dos pobres, pois para eles era isso que o Club de Regatas Vasco da Gama significava. Nada além disso. Ao tirar Ramón Platero do Flamengo, o Vasco um ano antes de 1923, mostrava o que viria a seguir. Na foto abaixo, em primeiro plano: Leitão, Nélson e Mingote, que eram parte da defesa armada por Platero.

Ao campeão dos primeiros quadros da Série B de 1922 estava garantida a vaga para a Série A do ano seguinte, sem necessidade de eliminatória. Portanto só essa colocação interessava aos cruzmaltinos. Um a um, os adversários foram caindo. Uma campanha espetacular com apenas uma derrota. No jogo final, uma vitória por 5x0 sobre o Palmeiras. O Vasco se sagrava campeão de 1922 com um time formado por: Nélson da Conceição, Mingote, Leitão, Pedro Nolasco dos Santos, Bráulio Prado, Arthur Medeiros Ferreira, Paschoal, José Cardoso Pires, Torteroli, Claudionor Correa e Alípio Marins

No campeonato dos segundos e terceiros quadros, o Vasco terminou invicto. Essa campanha espetacular em todos os três quadros, fazendo o maior número de pontos em todas as categorias, garantiu ao Vasco a posse temporária da Taça Constantino, que o clube ganharia definitivamente em 1924 ao ganhar o troféu pela terceira vez.

O Vasco celebrava 25 anos de fundação, mas quem comemorou foi o futebol e a sociedade brasileira. Pois em 1923, os racistas do futebol – representados por América, Botafogo, Flamengo e Fluminense – sofreram um golpe do qual eles nunca mais se recuperaram. No campeonato carioca de 1923, os clubes dos racistas e dos brancos bem nascidos foram arrasados por uma equipe de negros e trabalhadores.

As arquibancadas desses clubes, antes restrita a elite e para choque desta, foi invadida pela massa vascaína. O povo entrava em lugares antes restritos a alguns. Os estádios agora não eram suficientemente grandes para acomodar tantos. Era a revolução vascaína transformando para sempre o futebol. O Vasco não foi a primeira equipe a contar com um mulato ou negro no time. Mas foi o Vasco o primeiro a esmagar os clubes que se consideravam a fina flor da sociedade, em 1923 aqueles clubes racistas pela primeira vez foram derrotados.

Ninguém imaginava que aquela equipe suburbana, inferior racialmente e socialmente - na opinião dos ignorantes da época – pudesse ganhar dos clubes ricos da Zona Sul. O que o Vasco fez para o esporte só é comparado ao negro Jack Johnson nocauteando o branco Tommy Burns em Sydney no ano de 1908. Antes dessa vitória, o boxe era segregado. A mudança operada pelo Vasco só tem paralelo com Jessé Owens calando o Estádio Olímpico de Berlin em 1936, antes disso os nazistas tinham como certeza a vitória dos “puros arianos”.

Os clubes em um futuro próximo se abririam para todos. E foi o Club de Regatas Vasco da Gama o agente dessa mudança ao ganhar o campeonato carioca de 1923. Por causa disso, o Vasco se orgulha de seu passado. Nosso passado não tem a mancha do racismo. Nossa história é a mais bela história de um clube de futebol brasileiro. Não importa quantas glórias conquistem os clubes que tiveram sua origem no pensamento segregacionista e elitizado, eles nunca conseguirão apagar essa mácula de sua trajetória.

Pelo Vasco, o negro pode se afirmar no futebol. O trabalhador poderia também jogar futebol, porque não? O esporte não era somente para uma casta de privilegiados. O ano de 1923 marcou essa ruptura. Depois desse ano nada mais seria igual, porque o Vasco pela força dos menos favorecidos se impôs perante aos soberbos e eles tiveram que nos aturar, como o fazem até hoje.

Com o sucesso do time, foi natural a convocação para a Seleção Brasileira de três de seus jogadores – Nélson, Torteroli e Paschoal – para a disputa do Sul-Americano do Uruguai em 1923. Ali começou a gloriosa história vascaína na seleção, pois além de ser um dos clubes que mais cederam jogadores para disputas de Copas do Mundo, alguns desses atletas vascaínos foram protagonistas de conquistas e marcos históricos com a camisa do Brasil.

Somente o Vasco poderia resistir à onda de perseguição e intolerância que se levantou contra ele após o título de 1923. É bom lembrar que na sociedade da época – e não apenas no futebol – havia um enorme preconceito contra o português imigrante e o negro.
Ainda durante a disputa do campeonato de 23, no segundo jogo contra o Flamengo, pelo returno, todos os clubes aristocráticos se uniram para torcer pela derrota do Vasco. A torcida cruzmaltina, minoria no Estádio das Laranjeiras, foi covardemente agredida pelos adversários e a confusão que se seguiu só teve fim com a entrada em campo da cavalaria militar.

Após o jogo – que foi vencido pelo Flamengo devido a um gol mal anulado do Vasco – os torcedores rivais, mesmo derrotados no campeonato, acharam motivo para humilhar o Vasco atacando símbolos da colônia lusa e depredando o restaurante em que os vascaínos se reuniam. Pois para eles o Vasco não era brasileiro, os brasileiros negros e os brasileiros brancos, pobres e analfabetos não podiam ser considerados iguais aos jogadores deles. Brasileiros eram eles: os ricos, os brancos, os da Zona Sul. Por esse motivo o Vasco tinha que ser banido do futebol, não havia espaço para brasileiros negros e pobres no “football” elitizado. Nem para esses portugueses abusados que deram chance para eles, subvertendo a ordem natural das coisas. Era preciso parar o Vasco.

De 1928 até o final da década de 40, funcionou no Vasco uma Escola de Instrução Militar, também chamada de Tiro de Guerra, que tinha como função preparar os sócios do clube para a reserva do Exército. Instrutores, material, tudo era bancado pelo Vasco, que disponibilizava uma grande área em São Januário para a atividade. Para se ter uma noção da importância para o clube de seu Tiro de Guerra – oficialmente E.I.M 307 – basta dizer que este contava com um departamento e diretor próprio, como hoje o tem o futebol e demais esportes. Também para os mais altos poderes a relevância da escola era notada: a primeira bandeira brasileira do Tiro de Guerra teve como madrinha ninguém menos do que a primeira dama do país.

A fim de lembrar o exemplo de civismo que representou a E.I.M 307, o clube fez uma estátua em homenagem ao atirador brasileiro, que até hoje pode ser vista em São Januário. A bandeira, porém, não está mais no clube. Durante o enterro de Santos Dumont em 1933, foi esta bandeira brasileira, a do Tiro de Guerra do Vasco, que cobriu seu caixão durante todo cortejo fúnebre e que por fim foi enterrada junto ao “Pai da Aviação”. Posteriormente a bandeira foi retirada e doada pelos diretores vascaínos ao Museu de Santos Dumont. Até seu encerramento, o Tiro de Guerra 307 formou mais de 10.000 reservistas para o Exército Brasileiro.

Já com São Januário pronto, faltava ao Vasco a retomada da hegemonia em solo carioca, para isso foi montado um time fantástico, a primeira Sele-Vasco. No gol, o mitológico Jaguaré, sempre protegido por Mola, que somente não foi para a Copa de 1930 porque não quis. Os que foram - Fausto, Itália, Brilhante e Russinho - se consagrariam como grandes jogadores da época.

A decisão do título foi em uma melhor de três com o América, a primeira desse tipo no Rio de Janeiro; depois de dois empates, uma goleada de 5 x 0 sacramentou a superioridade vascaína. Autor de três gols na decisão e artilheiro do campeonato, Russinho atingiu enorme popularidade, sendo inclusive citado em samba de Noel Rosa.

Postada por Aqipossa Informativo. Você pode receber as próximas postagens do Aqipossa assinando gratuitamente nossa NEWSLETTER.

Divulgue esse artigo