Data da publicação: segunda-feira, 6 de setembro de 2010
Postado por Aqipossa Informativo
Os 100 anos do Carioca - II
Você acompanhou aqui semana passada, a primeira parte da matéria sobre o aniversário de 100 anos do Campeonato Carioca. Escolhemos de forma bem casual os times do Grupo A. Para que o leitor não se sinta induzido a pensar que estamos perseguindo aquele que chora e chama os outros de chorão, aquele que tem mais vice e chama os outros de perdedores, mostraremos então nesta segunda parte, os times do Grupo B.
E começaremos pelo Friburguense que no primeiro turno terminou em 5º lugar. Fez apenas 6 gols até recomeçar no segundo turno, mas como não poderia mais perder no campeonato, aproveitou que jogou no seu próprio estádio e marcou pelo menos um pontinho. Em 18 de Fevereiro o empate em 3x3 foi contra o Flamengo, que dizem encher qualquer estádio, mas apenas 7000 pingados pareceram.
De Fevereiro vamos para Março. Logo no dia 1º encontraremos outro fraco time do Grupo B. O Madureira foi o lanterna no primeiro turno com apenas uma vitória e 4 derrotas. Era o saco de pancada da turma. Qualquer um ganhava dele. Mas pelo menos, nesta rodada, o Madureira, conquistou 3 pontos importantes. Pois não perderia nem se quisesse. Mesmo com o jogo sendo no Maracanã, diante de 40.624 torcedores apoiando o outro time, o tricolor suburbano derrotou o Flamengo por 3x2 e seus 5 ou 6 torcedores saíram muito mais felizes que os mais de 40 mil do adversário.
Logo depois, pela 4ª rodada, vamos ver o time do América. O time entrou em campo meio desiludido, pois o adversário era perigoso, estava mordido e como sua torcida está clamando por algo que lhes dê alegria em vez de só tristezas, o Flamengo era páreo duro. Mas neste dia, 5 de Março, em Edson Passos os vermelhos americanos não saíram derrotados. 2x2 com 9009 espectadores.
E para acabar logo com esse “jogos para sempre” especial, estava faltando o Volta Redonda. Embora tenha sido só o penúltimo do Grupo B, deu trabalho na última rodada. No dia 11 de Março um monótono, sonolento e arrastado 0x0 entre Volta Redonda e Flamengo em pleno Maracanã, colocou o Volta Redonda na 7ª colocação Geral do Estadual com 5 vitórias e 4 derrotas além do único empate. Mas como falamos de vários times considerados pequenos hoje, reservamos a última parte para falar só um pouquinho do mais protegido. Este 0x0 também foi o último jogo do Flamengo mas este campeonato não sai da cabeça de nenhum torcedor. Com ridículas 2 vitórias em 11 jogos e mais 4 derrotas e 1 gol negativo de saldo, a penúltima colocação só não REBAIXOU o time da beira da Lagoa porque exatamente neste ano, por ser o anos do centenário, apenas um time seria rebaixado. E foi a portuguesa da Ilha do Governador.
O Campeão? Bem esse foi o Botafogo. O Campeão do Centenário, uma marca histórica.