A saúde do Futebol depende dele se libertar da Rede Globo! O Futebol NÃO é vermelho e preto! A FlaPress existe! Sem ter quem
    acredite nela, a mentira não anda. Combata a FlaPress repassando a verdade que você já sabe para amigos NÃO flamenguistas.
Data da publicação: quarta-feira, 18 de agosto de 2010
Postado por Aqipossa Informativo

Curiosidades II


Em http://www.semprevasco.com.br

Em 1960 era criado o Estado da Guanabara, no território do atual município do Rio de Janeiro. E foi o Vasco o primeiro campeão do novo estado com o time infanto-juvenil de futebol, que tinha como técnico Orlando Rosa Pinto (campeão pelo Vasco em 1934 e 1936) e Pascoal, o "Trem de Luxo" que dispensa apresentações. O feito dessa equipe foi muito comentado pelo jornalismo esportivo da época, inclusive com a ida dos campeões em um programa de televisão.

O troféu conquistado pelo título invicto do Sul-Americano de 1948, um monumental condor em bronze, ocupa lugar de destaque na Sala de Troféus vascaína, mas é pouco conhecido o fato de que em todas as partidas do torneio foram oferecidos troféus aos vencedores e os vascaínos ganharam todos os que disputaram. Inclusive nas duas partidas que terminaram empatadas: nestas o Vasco levou por ter um maior número de escanteios. Além do já citado condor, de nome oficial 'Gabriel Gonzales Videla', conquistado pelo título, o Vasco trouxe para casa os troféus 'Presidente Perón' (Vasco x River Plate); 'Parque Rosedal' (Vasco x Litoral); 'Estabelecimento Oriente' (Vasco x Nacional); 'Musalem Hermanos' (Vasco x Emelec); 'La Doma' (Vasco x Colo-Colo); 'Malteria Continental' (Vasco x Municipal) e a taça 'Band e Salas' por Barbosa ter sido o goleiro menos vazado.

No ano de 1987, a Força Jovem Vasco elegeu o Eddie, que era o símbolo da banda inglesa Iron Maiden, para ser o mascote oficial da torcida. Além disso, durante vários anos, a Força Jovem freqüentou todos os shows do grupo de rock quando estes estavam em turnê pelo Rio de Janeiro. Começou então uma relação de amizade entre os roqueiros e os torcedores vascaínos, que esquentou mesmo quando a organizada vascaína convidou o guitarrista Janick Gers e o baixista Steve Harris para assistirem a final da Copa João Havelange, no quarto título de Campeão Brasileiro do Vasco. O grupo de heavy metal iria se apresentar no Rock in Rio III no dia seguinte. Entusiasmados com o show de Romário, os britânicos incluíram imagens do jogo e da torcida vascaína em um de seus vídeo-clips. O Vasco tornou-se então um elo de união entre o rock e o futebol.

Todos sabem que o tricampeão mundial de fórmula 1 Nelson Piquet está na galeria dos torcedores ilustres do Vasco. Em 1981, ano em que conquistou seu primeiro título mundial na fórmula 1, ele proferiu uma frase que tornou-se célebre: “Vestir uma camisa que já vem até com faixa de campeão é coisa de predestinado.”

No ano de 1984, na véspera do treino de classificação para o Grande Prêmio do Brasil, disputado no Autódromo de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, ele foi à São Januário ver o Gigante da Colina derrotar o Grêmio por 1x0. Nove anos depois, em 1993, Piquet ainda deu o pontapé inicial na partida comemorativa da aposentadoria do ídolo e amigo Roberto Dinamite.

Não bastasse a paixão do maior piloto brasileiro de todos os tempos pelo Vasco, o alemão Michael Schumacher, heptacampeão mundial de fórmula 1, e o britânico Lewis Hamilton, primeiro negro a pilotar um carro na categoria e primeiro negro a conquistar o campeonato, já posaram com a camisa do Vasco em suas mãos, além de receber kits de uniformes do clube disponibilizados pela diretoria.

Schumacher recebeu o manto vascaíno das mãos do mesmo Roberto Dinamite, em uma partida beneficente no Maracanã, válida pelo projeto “Criança Esperança” no ano de 2001. O piloto da Ferrari acabou conquistando o quarto dos sete títulos que possui naquele ano.

Já Lewis Hamilton, foi apresentado ao Vasco pelos humoristas do programa “CQC” após uma brincadeira feita por eles onde tentaram denegrir a imagem da Instituição vascaína com um possível vice-campeonato do piloto inglês. A camisa cruzmaltina deu sorte, e Hamilton conquistou seu único título na fórmula 1 até agora na última curva da última volta no GP do Brasil de 2008, para a infelicidade geral dos humoristas e anti-vascaínos.

Postada por Aqipossa Informativo. Você pode receber as próximas postagens do Aqipossa assinando gratuitamente nossa NEWSLETTER.

Divulgue esse artigo