A saúde do Futebol depende dele se libertar da Rede Globo! O Futebol NÃO é vermelho e preto! A FlaPress existe! Sem ter quem
    acredite nela, a mentira não anda. Combata a FlaPress repassando a verdade que você já sabe para amigos NÃO flamenguistas.
Data da publicação: quarta-feira, 9 de junho de 2010
Postado por Aqipossa Informativo

A Cidades da Copa - Parte I


Em 2005, os organizadores liberaram uma lista provisória de treze cidades-sedes a serem usadas para a Copa do Mundo 2010, a quais foram: Bloemfontein, Cidade do Cabo, Durban, Joanesburgo (duas), Kimberley, Nelspruit, Orkney, Polokwane, Porto Elizabeth, Pretória, e Rustenburgo.

Entre os estádios, quatro foram sedes da Copa do Mundo de Rugby de 1995 (Free State Stadium, Ellis Park Stadium, Loftus Versfeld Stadium e Royal Bafokeng Stadium), esses estádios são usados primariamente para o rugby, hospedando jogos do campeonato nacional, do Super 14 e jogos da seleção sul-africana.

Em 17 de março de 2006, a FIFA anunciou oficialmente a lista de sedes da Copa da África do Sul:


Bloemfontein – ("fonte das flores" em africâner e neerlandês) é a sexta maior cidade da África do Sul e uma das três capitais do país, juntamente com Pretória e a Cidade do Cabo. Bloemfontein é a capital judicial do país, bem como a capital da província do Estado Livre (em africâner: Vrystaat). Em Sesotho, o nome da cidade é Mangaung, que significa "o local onde a chita habita". O seu lema é Floreat, "floresce" em latim.

Bloemfontein é a sede e maior cidade do município local de Mangaung, com 391.511 habitantes (estimativa 2007). As línguas mais faladas são: Sesotho (principal), tsuana, africâner, xhosa. Bloemfontein é responsável por 87% do PIB  do município local de Mangaung. Bloemfontein oferece muitas instituições de ensino, da pré-escola às universidades  e faculdade. As aulas são ministradas em diferentes escolas em diferentes línguas, algumas escolas possuem aulas em duas línguas. Estas línguas são principalmente africâner, inglesa ou Sesotho.


Este é o Free State Stadium com Capacidade de 48.000 lugares. É a casa do time de rugby Free State Cheetahs e do time de futebol Bloemfontein Celtic. Para ver em tamanho maior, basta clicar na imagem.

O Aeroporto (Bloemfontein International Airport) está localizado 10 km a leste da cidade. E serve aproximadamente a 230.000 passageiros por ano, através de aproximadamente 8.000 operações de pousos e decolagens por ano, incluindo vôos tanto domésticos quanto internacionais.

Bloemfontein está localizada no centro de uma rede de estradas que liga Johannesburg, Cidade do Cabo, Port Elizabeth, East London e Durban. Esta rede é complementada por estradas bem conservadas que partem da cidade para outros centros em todo o país.

A estação de trem de Bloemfontein está localizada na esquina das ruas Maitland e Harvey. Existem trens diariamente para a Cidade do Cabo, Johannesburg, Pretória  e East London e trens semanais para Durban.

A cidade possui uma excelente pista de motocross, gerida pelo Clube Off Road de Bloemfontein. O Bloemfontein Celtic é o principal time de futebol da cidade e disputa a Premier Soccer League (PSL), a principal liga de futebol da África do Sul. Seus jogos como mandante são disputados no Free State Stadium.

Bloemfontein possui duas equipes de rugby, o Central Cheetahs, fundado em 2005, que disputa o Super 14, campeonato disputado por 14 equipes da Austrália, Nova Zelândia e África do Sul; e o Free State Cheetahs, fundado em 1895, que disputa a Currie Cup, campeonato sul-africano da primeira divisão (Premier Division). Ambos os times mandam seus jogos no Free State Stadium.


Nelspruit - É uma cidade de 221.474 habitantes (dados de 2000) situada na região nordeste da África do Sul a 619m de altitude. É a capital da província de Mpumalanga (ex-Transvaal). Localizada no vale do rio Crocodile ("Krokodil" em africâner, "Umgwenya" em siswati), Nelspruit fica 100km a oeste da fronteira com Moçambique e a 330km a leste da cidade de Johannesburgo.

Nelspruit foi fundada em 1905 pelos irmãos Gert, Louis e Andries Nels que compraram as terras da região em 1890. Com o desenvolvimento das estradas de ferro a partir de 1902, Nelspruit tornou-se um centro econômico e turístico na rota para Moçambique e para o Parque Nacional Kruger. Em um recenseamento em 1991, a cidade contava oficialmente com somente 21.000 habitantes, mas só os residentes brancos eram contados. A região produz grande quantidade de frutas e legumes, dentre eles 1/3 da produção sul-africana de laranja.

A cidade tem o Aeroporto Internacional Kruger Mpumalanga, que é utilizado para vôos para Johannesburgo. A cidade também é sede do Instituto de Pesquisas Governamentais para Cítricos e Frutas Subtropicais e o Jardim Botanico Lowveld.


A cidade tem o título de "Capital Selvagem da África" por causa do Parque Nacional de Kruger, a maior reserva de caça da África do Sul. O parque tem uma área total de 18,9 quilômetros quadrados. O local também abriga as Quedas Mac Mac ("Mac Mac Falls"), onde os turistas podem visitar cachoeiras e mergulhar em lagoas de água cristalina que podem chegar até 65 metros de profundidade. A cidade abriga também o Jardim Botânico Lowveld e é cercada de montanhas.

Nelspruit foi escolhida em 2006 como uma das sedes da Copa do Mundo de 2010. Por isso, foi construído um novo estádio de futebol na cidade. Seu nome é Mbombela Stadium, terá capacidade para 40.000 pessoas e cediará jogos da primeira fase da Copa do Mundo de 2010. Para ver em tamanho maior, basta clicar na imagem.

Postada por Aqipossa Informativo. Você pode receber as próximas postagens do Aqipossa assinando gratuitamente nossa NEWSLETTER.

Divulgue esse artigo