A saúde do Futebol depende dele se libertar da Rede Globo! O Futebol NÃO é vermelho e preto! A FlaPress existe! Sem ter quem
    acredite nela, a mentira não anda. Combata a FlaPress repassando a verdade que você já sabe para amigos NÃO flamenguistas.
Data da publicação: quarta-feira, 28 de abril de 2010
Postado por Aqipossa Informativo

Homenagem ao super campeão carioca de 2010


MAKTUB

Nunca um outro torcedor vai saber o que é ser vencedor da forma mais intensa possível como o torcedor botafoguense. Podemos até pensar que um dia teremos algo menos prejudicial ao coração, ou nos perguntarmos quando esse sofrimento vai nos deixar longe nos momentos mais gloriosos. Mas se não for assim, não será o Botafogo.

Ao começar um campeonato, aos primeiros passos da caminhada, temos que ter em mente que assim será, MAKTUB. Não pode ser diferente daquilo que faz parte de ser do ser botafoguense. Não tem nada a ver com coincidências e superstição. Elas são apenas uma forma de fazer a mente humana, ainda muito despreparada para entender algo tão complexo como ser Torcedor Botafoguense, retornar ao mundo, após ter ido ao céu.

Pra início de conversa, não teria fundamento estarmos TÃO felizes agora simplesmente por um título. O tri vice fez parte do que hoje é a leveza de almas alvinegras. Estava escrito nesta estrela solitária, somente nela, em nenhuma outra, afirme-se. Não poderíamos comemorar os pênaltis como se fossem gols de placa, não fossem eles no passado, nossos maiores motivos de tristeza. A bola inimiga não entrar nos minutos finais da partida, seria apenas emoção e não libertação.

Nossos goleiros tiveram, de certa forma, responsabilidades pelas derrotas do tri vice. Assim sendo, Jefferson pegar aquele pênalti foi crucial para a alegria e felicidade de quem merece. Começava a clarear a imagem turva de lembranças tristes, de medo, de raiva, e seja lá mais o que tenha passado na cabeça do torcedor, ao ver a bola seguir pra escanteio. Junto com ela, foi-se a saúde cardíaca do torcedor. O coração neste momento, já se podia sentir em cada parte do corpo alvinegro, do dedo do pé ao canto do olho, cada um sentiu o seu, bater a mais de 120, onde nem sequer se imaginava que pudesse senti-lo.

Das provocações do início do campeonato, veio a superação. A quarta força foi campeã. Nos últimos anos, tivemos os artilheiros do campeonato, para a imprensa, isso não valia nada. Apenas dados estatísticos. Mas esse ano, a artilharia teve título Imperial. Que assim fosse, pois ter o artilheiro, não garantiu o campeonato nem antes e nem agora. O chororô não foi lembrado, até porque, quem chorou não fomos nós. Mas tudo isso junto, gerou o que tínhamos guardado no peito, transformando em combustível para o FOGO arder como sempre há de arder em nossos corações.

Estaria faltando algo nessa comemoração se não fosse contra o Flamengo. Mas não por ser o Flamengo, o nosso vice, mas porque eram eles quem nos deviam. Aprendemos com um certo mané, e isso deve servir para TODOS os alvinegros, que jogo é jogo, João é qualquer um, não interessa quem está do outro lado. Vencer o Flamengo deve ser igual a vencer o lanterna já rebaixado. Mas eles nos deviam. E nos pagaram. Créu neles.

Estava escrito, MAKTUB. Dos 6 x 0 para o Vasco, que tanto a imprensa fez questão de relembrar, da camisa queimada, que de uma forma ou de outra serviu para criar vergonha na cara dos jogadores, novamente no número 21 que esteve presente este ano ao nos apontar 2x1 no placar; no minuto do primeiro pênalti sofrido aos 21 minutos; mas convertido aos 23; 21 anos depois de vencer a última final contra o Flamengo em 89; na 12ª final (novamente um 21 invertido); 2010 sem os zeros é 21. Nos 100 anos da campanha GLORIOSA, nos 5000 jogos... Na reversão dos valores: a muralha do Brasil (como disseram, numa tentativa de clarear a imagem desgastada do espancador de mulheres) desmoronou por não ter consistência na verdade, não teve coluna ou alicerce; A não aceitação de um estrangeiro vindo da Sérvia que desuniu o grupo; O ídolo da Chatuba que virou vilão; A prepotência do que perdeu um HEXA e um TETRA em menos de uma semana. Valores revertidos em uma parede de gelo chamada Jefferson, dos estrangeiros que retribuíram o calor humano, os vilões do ano passado que viraram ídolos, e a “quarta potencia” que venceu o PENTA e os deixou com o TRI.

Como explicar tudo isso? Como entender tudo isso? Fácil. Seja TORCEDOR BOTAFOGUENSE. E tudo o mais ficará claro. Mesmo sem que se fosse preciso ler tudo o que está escrito acima. O que tem de ser, será. Estava escrito.

MAKTUB.

Mauro Axlace.

Postada por Aqipossa Informativo. Você pode receber as próximas postagens do Aqipossa assinando gratuitamente nossa NEWSLETTER.

Divulgue esse artigo