A saúde do Futebol depende dele se libertar da Rede Globo! O Futebol NÃO é vermelho e preto! A FlaPress existe! Sem ter quem
    acredite nela, a mentira não anda. Combata a FlaPress repassando a verdade que você já sabe para amigos NÃO flamenguistas.
Data da publicação: terça-feira, 28 de abril de 2015
Postado por Aqipossa Informativo

Vasco da Gama - Defesa invicta, Serginho, artilharia e curiosidades na Final


Após a vitória por 1 a 0 sobre o Botafogo na primeira partida da final do Campeonato Carioca, o Vasco pode ser campeão estadual no próximo domingo com um simples empate. Caso não sofra gols, o Cruzmaltino quebrará um jejum de 13 anos e chegará à sua 23ª conquista na competição. E apesar de toda cautela, os vascaínos têm motivos para projetarem o próximo duelo com otimismo. Um deles é o desempenho recente da defesa.

Em ótima fase, o setor comandado por Rodrigo e Luan não sabe o que é sofrer gols no Estadual há mais de 300 minutos. Nas três partidas decisivas – duas contra o Flamengo e Botafogo no último domingo –, a zaga cruzmaltina ficou invicta e ajudou o time a construir a vantagem para o último e decisivo jogo.


Serginho vem sendo um dos principais personagens do Vasco nas finais do Campeonato Estadual. Na semifinal contra o Flamengo, foi ele quem sofreu o pênalti que, convertido por Gilberto, deu a classificação ao Gigante da Colina. E no primeiro jogo da decisão, diante do Botafogo, foi também Serginho que sofreu a falta que, cobrada por Bernardo, resultou no gol de Rafael Silva já nos acréscimos da partida.


O Gigante da Colina sempre teve jogadores na briga pela artilharia no estadual. Confira a baixo uma lista com os maiores artilheiros vascaínos em cada uma das últimas 10 edições do Estadual:

2005 – Romário – 7 gols
2006 – Romário – 6 gols
2007 – Leandro Amaral e Romário – 10 gols
2008 – Alan Kardec e Morais – 8 gols
2009 – Élton e Rodrigo Pimpão – 6 gols
2010 – Dodô – 11 gols
2011 – Bernardo – 6 gols
2012 – Alecsandro – 12 gols
2013 – Bernardo – 7 gols
2014 – Edmílson – 11 gols
2015 – Gilberto – 8 gols

Do elenco atual do Vasco, Gilberto é o jogador que mais marcou gols com a camisa vascaína em clássicos. Artilheiros do Vasco em clássicos (elenco atual):

1º Gilberto – 3 (Flamengo: 2 / Botafogo: 1)
2º Bernardo – 2 (Fluminense: 2)
2º Thalles – 2 (Fluminense: 1 / Botafogo: 1)
4º Jomar – 1 (Botafogo: 1)
4º Rafael Silva – 1 (Botafogo: 1)
4º Luan – 1 (Fluminense: 1)
4º Rodrigo – 1 (Flamengo: 1)


O fato de o clássico Vasco e Botafogo não decidir o título carioca há 18 anos foi repetido à exaustão, como se fosse algo extraordinário. Não é. O Fla-Flu, por exemplo, decidiu pela última vez há 20 anos, na barrigada de Renato Gaúcho. E Vasco e Flu, na era Maracanã, portanto em 65 anos, só decidiram cinco vezes (sem contar o Brasileiro de 84). Neste século, Fla e Vasco e Fla e Botafogo, com quatro vezes cada um, se destacaram. Além do Botafogo, finalista oito vezes nos últimos 10 anos.

Postada por Aqipossa Informativo. Você pode receber as próximas postagens do Aqipossa assinando gratuitamente nossa NEWSLETTER.

Divulgue esse artigo