A saúde do Futebol depende dele se libertar da Rede Globo! O Futebol NÃO é vermelho e preto! A FlaPress existe! Sem ter quem
    acredite nela, a mentira não anda. Combata a FlaPress repassando a verdade que você já sabe para amigos NÃO flamenguistas.
Data da publicação: quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013
Postado por Aqipossa Informativo

Zico: A História de uma vida - Parte 1

Domingo, dia 3 de Março, o maior ídolo que a mulambada teve, tem e terá, vai fazer aniversário. Mas antes, o AQIPOSSA faz uma homenagem ao mais famoso perdedor de pênaltis que o Brasil e a França conhecem: Arthur Antunes Coimbra, o tal do Zico.

Como jogador, nada conquistou de valoroso. Até mesmo o tal “mundial de clubes” não passa de uma Copa Intercontinental, chamada Copa Européia-Sulamericana, torneio amistoso, usado como forma de propaganda da marca de automóveis japonesa Toyota. De resto, tudo foi arranjado pela Máfia do Apito. Da Copa Wrigth Libertador da América, aos campeonatos brasileiros de José Assis de Aramengão, Oscar Scolfaro e do próprio Wrigh. A década de 80 foi a melhor para o herói Francês. 

Opiniões

Oportunista como sempre. Grande fraude do mundo futebolístico. Campeão da Taça Toyota.” - Lorismário.

Lorismário deixa claro: “Queres lembrar? França. Jogo de Copa do Mundo. Josimar (jogador do Botafogo) brilhando. Bola na marca do pênalti. Pênalti favorável a seleção brasileira. Defesa do goleiro nanico francês. De quem a torcida brasileira se lembra? Sei que você se lembrou do enganador. Menino sofredor das arquibancadas do Maracanã vendo o Garrincha jogar. Craque da Udinese que nenhum clube grande europeu se interessou. Amigo do Junior Capacete que jogou nos “grandes” Torino e Pescara. Ambos sem autocrítica pois esta, surge das críticas que os outros fazem da gente. Como toda a imprensa flamenguista o vangloriava não desenvolveu auto crítica mas só auto elogios.  

http://aqipossa.blogspot.com.br/2010/10/tadinho-do-zico.html 

Rui Moura também conhece bem o que é Zico. Quando o franguinho de Quintino foi escurraçado e tratado como um qualquer pelo seu próprio clube, ele disse: “Morreu no meu coração esse Flamengo de hoje.

Foi a deixa para Rui Moura, do Mundo Botafogo:

De que se queixa Zico? O Flamengo é exatamente o mesmo de há 30 anos. A única diferença é que o alvo hoje chama-se Zico. O que ele ganhou no passado deveu-se aos comportamentos de ‘tiro ao alvo’ do mesmo Flamengo de hoje. É esse o mesmo Flamengo que ele diz ter amado sempre. Ao tocarem-lhe na pele, talvez possa sentir, agora, o que aos outros foi feito pelo mesmo Flamengo quando o próprio Zico comemorava títulos injustos.” 

http://mundobotafogo.blogspot.com/2010/10/voz-de-zico-2.html 

Onde diabos é Quintino? 

Na verdade, Quintino Bocaiuva. É um bairro do Rio de Janeiro. Seu IDH, no ano 2000, era de 0,850, o 55º melhor da cidade do Rio de Janeiro. O bairro recebeu esse nome em homenagem ao republicano Quintino Bocaiuva (1836-1912) que 90% da população nem sabe quem era. 

Em Quintino, morava também, o menino João Hélio, botafoguense, assassinado no início de 2007 por ladrões que roubaram o carro de sua mãe, em Osvaldo Cruz, num episódio que chocou todo o país. Entre outros, claro... http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2012/11/tentativa-de-arrastao-com-tiroteio-deixa-feridos-no-suburbio-do-rio.html



O maior dos acontecimentos de Quintino é a tradicional Festa na Igreja Matriz de São Jorge, que costuma durar cerca de uma semana e que culmina com a procissão em homenagem ao santo. Essa festa ganhou mais importância com a criação do feriado municipal de São Jorge em 2002. Mas nem são Jorge ajudou Zico em 1986 na hora em que ele foi bater aquele pênalti contra a França.

Você sempre soube que Zico era de Quintino, mas nem sabia se Quintino era bairro, vila, cidade ou município. (Salvo moradores do Rio de Janeiro) Mas João Hélio e a Igreja de São Jorge fizeram você exclamar: “Ah, tá... É um bairro.” E esburacado. http://180graus.com/geral/vazamento-provoca-rachaduras-em-residencias-na-zona-norte-501303.html




Faz limite com os bairros de Cascadura, Cavalcante, Piedade, Freguesia, Tanque e Praça Seca. Em 2000, o bairro possuia uma população de 38 757 pessoas e 10 822 domicílios. Apesar dos problemas com infraestrutura, violência e o peso de ter Zico como ilustre, Quintino é um lugar onde resistem certas tradições do subúrbio carioca, como o hábito de crianças brincarem na rua, ou mesmo de adultos colocarem cadeiras de praia no portão e passarem o dia conversando nas portas de casa com os vizinhos. Miguel Falabela deve adorar isso...

Pai flamenguista. Mãe criança


Segundo o site Zico na Rede, a cronologia da vida do Joelhinho de Quintino conta a história até de seus pais. José Antunes Coimbra era o pai e Matilde Ferreira da Costa Silva, a mãe. Se conheceram em 1926. O “Seu” Antunes tinha 25 anos e Dona Matilde, 6. SEIS!!!!


Apesar da diferença de idade, “Seu” Antunes, com 42 anos, se casa com Matilde, com 23 anos. Início da família mais famosa de Quintino. Pela ordem, nasceram Zezé, Zeca, Nando, Edu e Tunico, antes de Zico. Por tanto, façam as contas: Zico era o 6º. Foi esse número que marcou a vida de Zico. em 15 de Novembro de 1972, ele está no banco do Flamengo enquanto o Botafogo de Fischer, Jairzinho e Cia trucidam o esgoto com a goleada de 6x0 com gol até de letra no aniversário do menguinho... Zico deve ter chorado de soluçar...

Início do desespero e chororô


Zico disse: “Eu tinha ódio do Botafogo. Ganhavam todas”. Zico nasceu em 1953. Mas seu Antunes já devia tê-lo alertado durante a infância. Na década de 40, a década anterior ao nascimento da farsa chamada Zico, o Botafogo, num período de 6 anos e 8 meses, surrou o time do Flamerda com incríveis 17 vitórias em 28 jogos, foram apenas 7 vitórias do Flamengo, que nesse período levou sonoras 8 goleadas: 6x2, 4x2, 5x2, 6x4, 4x2, 5x3, 4x2 e 4x2. Após a última goleada, o time de Zico ficaria ainda mais 1 ano e meio sem vencer o Botafogo.



E tudo começou em 1961, quando ele, segundo o próprio Zico, tem a primeira lembrança do Maracanã. E a década de 60 não foi nada boa para o esgoto diante do Botafogo. Foram 42 jogos, e metade deles, 21 jogos, foram vitórias alvinegras. Mais 12 empates e portanto, apenas 9 vitórias do esgoto. Não é possível que haja gente que acredite que ver 21 derrotas em 10 anos e assistir apenas 9 vitórias não traga algum trauma a um torcedor.
 


Zico ficou muitos anos sem ver uma vitória do framengo sobre o Botafogo. Foram 3 períodos sem vencer o Botafogo na década de 60:


1 – 14 de Março de 1962 à 3 de Março de 1963 – 4 jogos e 4 derrotas - Dos 9 aos 10 anos.
2 – 13 de Dezembro de 1963 à 22 de Agosto de 1965 – 5 jogos sem vencer - Dos 10 aos 12 anos.
3 – 29 de Julho de 1967 à 20 de Abril de 1969 – 9 jogos sem vencer e no meio, 5 derrotas seguidas - Dos 14 aos 16 anos.

De garoto à quase adulto, só porrada. Esse era o Flamengo que Zico via no Maracanã diante do Botafogo. Mas se você pensa que o sofrimento de Zico era só contra o Botafogo, está muito enganado. Segundo o site Zico na Rede, a primeira vez que Zico pisou no Maracanã foi em 21 de Janeiro de 1965. O Vasco goleou o esgoto por 4x1 e Zico mais uma vez, deve ter chorado de soluçar...



Vasco, Botafogo... Até o Bonsucesso está na lista de times que fizeram Zico ter motivos para chorar no Flamengo. O perdedor de pênaltis estreou na escolinha do Flamengo em 1º de Outubro de 1967. Horas mais tarde, naquele Domingo, O Bonsucesso fazia 2x1 no time principal da Gávea.

Já tendo jogado no time principal em Agosto de 1971, zico alterna entre os juvenis e o principal. No aniversário do Flamengo em 1972, Zico estava no banco e ia esperar para entrar. Mas Zagalo preferiu não colocar o franzinho Zico no jogo que terminou 6x0 para o Botafogo. Foi muito chororô para um galinho só...



 
Hoje você leu os capítulos 1, 2, 3 e 4 da História do Zico. Uma história não contada pela mídia chamada FlaPress.

Amanhã, esteja pronto para conhecer mais dois capítulos. Você vai saber como foram os aniversários de Zico quando o Framengo jogou e conhecer bem mais sobre o Zico e o Pênalti. Muito mais que México 86...

Não fique marcando bobeira... Você quer receber o Especial Zico em um arquivo em PDF para mandar para seus amigos mulambos? Você quer receber esse Especial Zico com 21 Capítulos logo após o aniversário do Franguinho de Quintino?

Então se antecipe! Clique no link abaixo e encomende o seu!

Eu quero um galinho de Presente!

Divulgue esse artigo


Postada por Aqipossa Informativo. Você pode receber as próximas postagens do Aqipossa assinando gratuitamente nossa NEWSLETTER.

Divulgue esse artigo