A saúde do Futebol depende dele se libertar da Rede Globo! O Futebol NÃO é vermelho e preto! A FlaPress existe! Sem ter quem
    acredite nela, a mentira não anda. Combata a FlaPress repassando a verdade que você já sabe para amigos NÃO flamenguistas.
Data da publicação: terça-feira, 22 de novembro de 2011
Postado por Aqipossa Informativo

Mais importante que tudo - Nosso Botafogo de volta, já!!


Texto de Renan Marcolino

Acho que chegamos a mais um momento delicado da história do clube. Perder e ganhar faz parte do esporte. Cabe ao desportista aprender com cada uma das situações e procurar melhorar. No final a maneira como se perde acaba sendo mais preocupante do que a derrota propriamente dita. Amigos, o Botafogo está perdendo da pior maneira possível.  A cada ano que passa erros se repetem e nada muda. Não estou falando de “amareladas”, “problemas psicológicos” ou coisa parecida. Pra mim isso tudo é balela! Garanto a vocês que se o problema do clube fosse esse nós estaríamos tranqüilos.

Vou sempre aos jogos, pago ingresso, não tenho vínculo com nenhuma organizada ou grupo político e sou de uma família de botafoguenses. Cresci indo com meu pai, meu tio, meus primos e amigos aos jogos do Botafogo. Já vi muitas derrotas doloridas, mas nunca da maneira como elas estão acontecendo ultimamente.

O Botafogo está faltando com respeito ao próprio Botafogo. O Botafogo está faltando com respeito a sua própria grandeza! Estão transformando o clube em um clube comum! Podemos ficar mais 21 anos sem títulos que certamente sobreviveremos, mas se aceitarmos e nos rotularmos como um clube comum nossa história corre sérios riscos. E isso me parece estar acontecendo. A torcida está sentida, sim! Isso é normal, mas as pessoas que dirigem nosso clube não podem estar!

A demissão tardia de Caio Jr., demonstra isso. Falta ao Botafogo atitude! Falta ao Botafogo comando. Falta ao Botafogo alguém que entre em campo e acabe o jogo quando o juiz deixar de marcar pênaltis claros como na semifinal da Taça Guanabara, ou quando marque um pênalti absurdo como nas oitavas da Copa do Brasil. Falta ao Botafogo alguém que interrompa entrevista coletiva e demita treinador quando ele falar mal da torcida e jogue a culpa nos 16 anos sem títulos nacionais! Falta alguém que mostre e deixe claro para todos o que o Botafogo realmente é!

Quem trabalha no Botafogo não deve nunca querer e, muito menos, aceitar pouco! Vaga na Taça Libertadores? Isso é obrigação pra um clube do nosso tamanho! Não importa se há 16 anos não jogamos uma! Quem for contratado tem que jogar, ou treinar, ou trabalhar para o clube ser campeão! A cobrança tem que ser essa. Não existem prêmios de consolação. O Botafogo é gigante e, pode até não conseguir, mas tem que lutar pela vitória em TODOS os jogos, ou será que priorizar o Brasileirão dá direito a alguém ir a Colômbia ser humilhado com a camisa do Botafogo?

Quem trabalha no Botafogo tem que entender que a torcida vai ser sempre maior e mais importante que qualquer um. Diferente de qualquer treinador a torcida nunca achará um empate contra o Flamengo um bom resultado. A torcida nunca achará uma vaga para a Libertadores suficiente. A torcida nunca aceitará ser chicoteada pelo próprio clube!

O que o fraco Caio Jr., fez nos últimos jogos foi pior do que burrice pura e simples. Ao mudar, inventar e tentar achar soluções mirabolantes, o ex treinador buscou o seu próprio reconhecimento.  Imaginem se tudo que ele tentou tivesse dado certo? Hoje estaríamos exaltando a versatilidade e ousadia de um técnico. Poderia ter dado certo? Claro! O time é bom. Imaginem Maicosuel, Elkeson, Renato, Marcelo Mattos, Cortês, Antonio Carlos e Jefferson em boa fase. Que time legal! Só que as coisas não aconteceram assim, e Caio Jr., sem pressão, sem ambição, sem foco e com uma mala de desculpas fez o que fez. Óbvio que a culpa não foi apenas dele, mas será que em momento algum foi? Só sei que em momento algum ele reconheceu que errou.

Amigos, isso tem que acabar no Botafogo. Ninguém pode ser maior que o clube. Ninguém pode trazer um Alexandre Oliveira da vida e ficar por isso mesmo. Ninguém pode alugar o Engenhão a preço de banana e ouvir os maiores rivais debochando do gramado. Um jogadorzinho furreca como o Souza não pode ficar remoendo uma situação de 4 anos atrás a cada jogo sem o Botafogo se dar o respeito e mostrar que é grande demais frente a isso. O Botafogo não pode ser roubado em todos os campeonatos que disputa e ficar por isso mesmo. Sejamos sinceros, se tivéssemos vencido o Vasco no domingo estaríamos hoje reclamando um pênalti escandaloso e um gol anulado mais escandaloso ainda a nosso favor e o título iria embora da mesma maneira.

Imaginem como nós negociamos contratos de patrocínio, cotas de TV e todas essas coisas? Será que não estamos sabendo nos valorizar também nisso?

Amigos, mais importante que qualquer vaga em Libertadores, mais importante do que qualquer título, mais importante do que qualquer ação de Marketing é o Botafogo voltar a se respeitar para voltar a ser respeitado. Isso, sim, nós precisamos conseguir com urgência!

Nem tudo está errado. O caminho traçado por Bebeto de Freitas está sendo de certa forma trilhado. Com um pouco de sorte poderíamos ter beliscado algo grande, mas como sabemos que a sorte nos falta precisamos ser muito competentes.

Espero que eu possa estar ajudando de alguma maneira.

Divulgue esse artigo


Postada por Aqipossa Informativo. Você pode receber as próximas postagens do Aqipossa assinando gratuitamente nossa NEWSLETTER.

Divulgue esse artigo