A saúde do Futebol depende dele se libertar da Rede Globo! O Futebol NÃO é vermelho e preto! A FlaPress existe! Sem ter quem
    acredite nela, a mentira não anda. Combata a FlaPress repassando a verdade que você já sabe para amigos NÃO flamenguistas.
Data da publicação: quinta-feira, 7 de outubro de 2010
Postado por Aqipossa Informativo

Pedra, bomba e água fresca - Estreia de coluna - Aos iniciantes - Parte I


Está começando hoje mais uma coluna no Aqipossa. É a “Pedra, bomba e água fresca” que vai trazer até você um maior conhecimento sobre aquariofilia. Como estréia, falaremos de forma leve e resumida sobre os cuidados básicos para iniciantes. Vale ressaltar que todo assunto tratado hoje nesta postagem, será também tratado de forma especial e mais detalhada em novas postagens futuras.

As informações que constam nessa coluna têm como fonte, diversos sites e fóruns sobre o assunto encontrados amplamente na WEB. Acompanhem a partir de hoje, mais essa nova aventura do AQIP.

Ao iniciante:

Um aquário, para que possa reproduzir um pedaço da Natureza e de certa forma possa ser um ambiente ideal para a vida dos peixes, das plantas e de microscópicos seres que vivem e se reproduzem, formando um mundo rico em cores, vida e movimento é necessário conhecermos um pouco do termo ''EQUILÍBRIO BIOLÓGICO", para assim começar a entender à fundo a Ciência Aquariofilia.

Um aquário não possui só os peixes vivendo nele, e sim bactérias e mais o mundo vegetal, composto de plantas e algas. Tudo isso existe num aquário e se integra formando um micro universo.

O Equilíbrio Biológico é a síntese de uma série de fatores. O peixe se alimenta de vitaminas, sais orgânicos, carbohidratos existentes nos alimentos, etc. E soltam no aquário as suas fezes eurina, que assim como o resto de comida, as folhas mortas de plantas, e até cadáveres de peixes, ou mesmo de caramujos, formam um conjunto de detritos orgânicos, que são imediatamente atacados por bactérias, transformando-os em amônia (tóxica aos peixes). A amônia é atacada por um outro grupo de bactérias que às transformam em nitrito, ainda tóxico para os peixes. O nitrito é atacado por um novo grupo de bactérias e é transformado em nitrato, não tóxico para os peixes e que serve como nutriente (alimento) para as plantas. Está fechado o ciclo biológico no nosso aquário.

Alguns pontos devem ser observados em nosso aquário para torná-lo próprio para a formação deste equilíbrio:

- O aquário deve ser bem montado;
- A água com PH e temperatura adequada;
- Uma alimentação variada;
- A iluminação adequada para provocar a fotossíntese das plantas;
- Não exceder na quantidade de peixes e alimentação.

Analise tudo que possa estar em volta de um peixe, você descobrirá muita coisa. O equilíbrio biológico e a base para se atingir um aquário nivelado.

Procedimentos para a montagem do aquário:

Obs: Não compre os peixes ainda.

1- Lave bem o aquário com água corrente, por dentro e por fora.
2- Escolher um lugar ideal para colocar o aquário, evitando quintais e varandas.
3- NÃO USE FILTRO BIOLÓGICO – Ele não retira a sujeira, só a esconde e isto será prejudicial aos peixes à longo prazo.
4- Lavar muito bem o cascalho que formará o solo do aquário em água corrente, até que a água fique cristalina.
OBS : Se quiser um aquário bem plantado, veremos mais a frente em outro dia como proceder, mas desde já saiba que deverá colocar o substrato em camadas. Sendo uma composta de laterita (veremos do que se trata no futuro), outra de húmus de minhoca tratado e mais uma com o cascalho.
5- Coloque o cascalho no aquário de maneira que forme um plano levemente inclinado do fundo para a frente.
6- Lavar bem as pedras arredondadas de ornamentação e colocá-las no aquário.
7- Coloque as plantas bem distribuídas.
8- Encha o aquário com a água de torneira, tendo o cuidado de que o jato de água não seja forte para não turvar a água.
9- Lave bem o aquecedor e/ou termostato (opcional) e instale-o conforme as instruções do fabricante.
10- Instale a bomba submersa ou o filtro externo com bomba seguindo as suas instruções.
11- Faça as ligações elétricas. O aquário se iluminará, o aquecedor elevará a temperatura do aquário, a bomba do filtro.

Durante 20 dias não coloque peixes em seu aquário. Este é o tempo mínimo necessário para o aquário começar a formar o seu equilíbrio biológico.


Um aquário bem plantado oferece aos peixes ótimas condições ambientais e condiciona a água, colaborando assim para a efetivação de um perfeito equilíbrio biológico no aquário. E não podemos esquecer que o equilíbrio biológico num aquário é a sua "alma". Portanto, coloque muitas plantas no seu aquário.

Devemos raciocinar com coerência sobre a vida que existe num aquário ornamental de modo a entender as regras do Equilíbrio Biológico. Muitos peixes num único aquário certamente o sobrecarregará de detritos orgânicos e conseqüentemente desequilibrará o aquário. As plantas absorvem gás carbônico e eliminam oxigênio, além de assimilar os produtos transformados pelas bactérias como fonte de alimento.

Cuidado sempre com o excesso de alimento e saiba dosar bem o tempo de iluminação. Estude e pesquise muito sobre a compatibilidade e sociabilidade entre peixes. Sempre que for comprar seus peixes, pergunte ao vendedor sobre a compatibilidade entre os peixes que você já possui e os que vai comprar.

Tire conclusões de seu aquário, observando apenas a cor da água:

Cor esverdeada - Excesso de iluminação. Isso acarreta o aumento exagerado de algas verdes causando dificuldade para as plantas respirarem, levando-as a morte desequilibrando todo o sistema. A solução é diminuir a exposição à luz. Limpar as laterais internas e as folhas das plantas. Introduzir alguns limpa-vidros ou um cascudo no aquário.

Cor marrom - Iluminação insuficiente. Isto acidifica a água por causa da deterioração das algas, tornando-se inadequada para os peixes e plantas. A solução é aumentar e tornar adequada, a iluminação do aquário, trocar ¼ da água (água nova descansada com mesmo ph e temperatura).

Água turva - Excesso de matéria orgânica em suspensão. Acidifica a água e aumenta a população de bactérias, causando escoriações, inflamações e infecções nos peixes, além de intoxicação. A solução é sifonar o solo. Trocar 3/5 da água. Diminuir quantidade de alimento que está dando aos peixes. Adotar filtro de carvão (filtro interno ou externo) ligado durante 7 dias.

Água amarelada - Excesso de matéria orgânica em suspensão. A água passa a adotar uma posição extremamente tóxica. A água fica muito ácida. A solução é trocar toda a água. Verificar altura do solo (ideal é de 4 a 8 cm). Verificar a vazão do filtro com a capacidade em litros do aquário.

Água de cor metálica - Remédios e produtos químicos em excesso. A água fica imprópria para aquários. Completamente intoxicada. A solução é trocar toda a água. Lavar o cascalho e o próprio aquário. Tomar mais cuidado ao medicar o aquário.

O PH é quimicamente, o valor do potencial de Hidrogênio iônico de uma solução qualquer. O Ph ideal para um aquário é basicamente o ph 7 , ou seja, o neutro. Porém, existem alguns peixes e plantas que se adaptam ao ph mais ácido ou mais alcalino.

Para a medição de Ph da água, adquira no comércio especializado um teste próprio, reativo, que em contato com uma amostra da água do aquário nos indicará o seu valor. Devemos observar semanalmente as condições de ph da água do aquário.

Observe algumas dicas que devem ser compreendidas pelo aquarista, tais como:

O excesso de comida não ingerida pelos peixes, acidifica a água do aquário.
Uma água ligeiramente alcalina (ph 7 a 7,4) apresenta forte vegetação, depósito de calcário sobre as rochas, é esverdeada e tem cheiro característico.
Uma água ligeiramente ácida (ph 6,8) é meio amarelada e a vegetação é pobre, com folhas amareladas.

A amônia é tóxica em águas alcalinas. Em águas ácidas, toma a forma iônica que é relativamente atóxica.

Filtração são os processos pelos quais se elimina da água toda e qualquer substância que possa influir direta ou indiretamente na sua composição química, tornando-a inadequada à sobrevivência dos animais.

Quanto aos tipos de filtros, existem os filtros mecânicos, onde a água é aspirada para ele e obrigada a passar através de várias camadas de materiais filtrantes, e os filtros biológicos, onde se processa as transformações bacterianas (é um filtro vivo).

O filtro mecânico utiliza como material filtrante, lã perlon ou acrílica, carvão ativado e cascalho ou areia grossa, a água que por ele passa fica isenta de partículas em suspensão, pois o cascalho e a lã vão retê-las. Todo esse material filtrante deve ser trocado quinzenalmente.

Já a filtragem biológica, nada mais é do que a adequação de um substrato próprio para a formação de uma verdadeira colônia de bactérias aeróbias, que em contato com os detritos orgânicos em decomposição, os transformarão de substâncias tóxicas aos peixes à substâncias totalmente atóxica.

A maioria dos peixes ornamentais de água doce são peixes tropicais, ou seja, vivem bem numa temperatura entre 24 e 30graus. O aquecedor é utilizado no aquário para aquecer a água, e como base, calculamos sempre a relação de 1W por litro de água para escolhermos a potência exata do aquecedor para nosso aquário. A temperatura da água tem que ser constante, pois a sua variação debilita os peixes deixando-os fracos e suscetíveis ao ataque de bactérias.

É conveniente instalarmos no aquário um termostato, que acoplado ao aquecedor, automaticamente regula uma temperatura constante na água.

Semana que vem completaremos a matéria de estréia do “Pedra, bomba e água fresca”, falando de Iluminação, doenças e passando algumas dicas do que se deve e o que não se deve fazer com seu aquário.

Postada por Aqipossa Informativo. Você pode receber as próximas postagens do Aqipossa assinando gratuitamente nossa NEWSLETTER.

Divulgue esse artigo