A saúde do Futebol depende dele se libertar da Rede Globo! O Futebol NÃO é vermelho e preto! A FlaPress existe! Sem ter quem
    acredite nela, a mentira não anda. Combata a FlaPress repassando a verdade que você já sabe para amigos NÃO flamenguistas.
Data da publicação: sexta-feira, 8 de abril de 2011
Postado por Aqipossa Informativo

Claro, limpo e óbvio...


Adeus, futebol! Lá se vai o futebol jogado em campo. Acabou. Não tem mais jeito. Quem viu, viu, quem não viu... Só rezando para que as coisas mudem drasticamente. Quem ainda tem dúvidas que a Globo está usando o futebol como um programa dela própria? Tal qual novelas, seriados, humorísticos e... Entretenimento.

Entretenimento, para dar exemplo, é o Domingão do Faustão, foi o Chacrinha, é o BBB... Agora é o futebol.

Quem está acompanhando essa disputa pelos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro para o ano de 2012 em diante, já pôde ter uma idéia de que a emissora que mais defende o time da Gávea, transformando-o em uma coisa que ele não é, não quer perder a boca de forma alguma. Digo perder, porque por longos anos, o futebol sempre foi comandado por ela. Desde a tentativa anterior, em 1987, de se apoderar do “entretenimento” futebol, que a emissora Globo tem se achado a dona da bola, literalmente.

Mas se em 1987 não deu certo, pelo menos serviu para mostrar à Globo que ela teria que esperar mais tempo. Esperar enquanto trama. Tramou-se os regionais. Hoje, a emissora é a dona dos campeonatos estaduais. É ela que decide a data de início e de fim de cada um. Ela diz em que dia um determinado clube vai jogar, pois pra ela é melhor o Flamengo jogar no Domingo, já que a mesma não transmite jogo Sábado.

1987 serviu também pára mostrar para os dirigentes ao longo dos anos, que eles deveriam ter pensado a longo prazo e não no imediato. Deixaram a Globo tomar conta e controlar. Hoje, mesmo que queiram se livrar da manipuladora de mentes, talvez não consigam pois os patrocinadores dos clubes querem se mostrar para a Globo e se ela disser que não passa comercial deles, o contrato entre clube e empresa não sai. Essa bola de neve deve ser mantida, senão derrete.

Mas o “mal necessário” é destruidor. Tardará, mas não falhará. E o futebol vai acabar.

Em "globo-toma-poder-sobre-tabela-do-campeonato-brasileiro" podemos ver o que era claro, aliás ainda é claro, mas não se pensa no futuro, só no presente. Os clubes que assinaram e os que assinarem com a Globo não poderão opinar na elaboração das tabelas dos Brasileiros. A diferença entre os campeonatos passados e esses próximos, é que a Globo sempre mandou na tabela, mas os clubes podiam intervir.


Segundo os contratos firmados, somente a CBF (Corrupção Brasileira de Futebol) e Globo serão as únicas entidades responsáveis por produzir e alterar as tabelas das competições. Embora isso já acontecesse na prática em edições anteriores do torneio nacional, é a primeira vez que a Globo coloca isso no contrato. O poder de modificar a tabela não precisará do aval dos clubes.

Notem que, em caso de não se cumprir a tabela por qualquer motivo, o acordo dita que as equipes paguem uma multa à emissora. Eis o entretenimento aparecendo. Tal como Faustão vai entrevistar quem a emissora quiser, a rodada vai ter o time que ela preferir. Não. O AQIP não está forçando a barra. Sabemos que uma tabela deve der feita com jogos fechados. Não se pode por um jogo de uma rodada em outra. A não ser que se troque a rodada. É simples, se um jogo for na rodada 20, mas esse jogo for o que a emissora quer duas rodadas antes, ela vai trocar todos os jogos da 20ª pela 18ª e ponto final.

O Presidente do Atlético-MG, Alexandre Kalil, esbravejou: "Colocar isso em contrato é um crime, um desrespeito. Tem que perguntar o que os destruidores do futebol brasileiro acham disso. Pergunta para o seu Andres [Sanchez], seu [Zezé] Perrella..."

Pelo menos algum dirigente está entendendo. Essa é a posição do Galo de Minas? Kalil estaria pensando mais em seu clube, no futebol, futuramente. Porque se entregar à Globo logo de cara? Porque aceitar a proposta que a Globo fez sem barganhar? Todos já sabemos que os clubes de uma forma geral, estão fechando acordos com a Globo sem nem mesmo querer ouvir a Record, a outra que está fazendo propostas. Mas em kalil-diz-que-atletico-quer-arrancar-o-maximo-possivel-da-rede-globo dá pra entender que Kalil está disposto a optar pelo melhor.


Kalil admitiu que o Atlético-MG poderá firmar acordo com a Rede Globo pelos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro para o triênio 2012/2014, mas revelou que não tem pressa para chegar ao acordo. Segundo ele, as negociações poderão durar até o final deste ano.  Alexandre Kalil disse que não aconteceu acerto entre o clube mineiro e a rede de televisão.

Com o apoio da diretoria do Atlético, o Clube dos 13 fechou contrato com a RedeTV!, que ofereceu R$ 516 milhões anuais para o triênio 2012/2014. Até agora, 13 clubes já anunciaram oficialmente acordo com a Rede Globo: Bahia, Botafogo, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Goiás, Grêmio, Palmeiras, Santos, Sport, Vasco, Vitória e Flamengo. Esses clubes, aceitaram o que a emissora quis sem negociação, ou pelo menos, não aparente. Se poderiam ganhar mais, nunca saberão.

O racha no Clube dos 13, segundo Kalil, vai prejudicar apenas os times que deixaram de faturar um valor maior com a Rede TV! “Na minha modesta opinião, essa brincadeirinha dos cartolas nos deu um prejuízo de 250 milhões por ano, apenas isso”, finalizou.

Se ninguém confrontar os interesses Globais, a emissora vai ganhando terreno e não encontrando oposição, ou dificuldades, vai vencer a guerra e as baixas serão os torcedores. Será que ninguém conseguiu entender ainda? Segundo a TV FlaGlobo, ela visa os interesses do torcedores. Mas ela própria informa, e demonstra em suas transmissões (além de que não é difícil de entender que paga-se mais para quem aparece mais) que a maioria das transmissões dos jogos serão de Corinthians e Flamengo. Assim, os interesses devem ser apenas dos torcedores desses times, entre eles, vários diretores da emissora. Os demais torcedores que lambam os beiços quando a TV os mostrar num jogo contra o Flamengo ou Corinthians. Isso é claro, limpo e óbvio. Só não vê quem não quer.

Como podemos ver no site da UOL, (clube-dos-13-acusa-a-globo-de-abuso-de-poder-economico-em-protesto-no-cade) o Clube dos 13 está tentando fazer o que não fez em décadas: Lutar pelo futuro do futebol.
A entidade comandada por Fábio Koff, acusa a emissora carioca de abuso de poder econômico na briga pelos direitos de TV do Campeonato Brasileiro. A entidade tenta fazer valer o acordo que tem com a RedeTV!, enquanto a Globo já coleciona 13 clubes sob contratos que foram negociados individualmente. Vai ser aberto um processo e ele vai ser encaminhado para o Cade. O Cade é o conselho que julga os processos do SDE.

A manobra não tem relação direta com o processo que durava 13 anos e foi interrompido no ano passado com um acordo entre Cade, Globo e Clube dos 13. A guerra entre as partes começou no ano passado, justamente com a interrupção do processo anti-truste que tramitava no Cade. O órgão decidiu extinguir o direito de preferência da Globo na briga pelos direitos de transmissão, entre outras decisões.

Quando os mesmos dirigentes dissidentes, esses que acertaram com a Globo e abandonaram o Clube dos 13, controlavam o C13, a entidade só pensava no agora e nunca resolveram nada. Agarrada aos pensamentos de 1987, a entidade permitia que a Globo monopolizasse as transmissões para poder se apoderar do agora, entretenimento. 

Mas agora, que o Clube dos 13 permite a concorrência no intuito de conseguir o melhor para os clubes, esses mesmos dissidentes que nada fizeram no passado pelos seus próprios clubes, querem destruir a entidade. Fica claro que sem o Clube dos 13, não há problema, pois a CBF poderia negociar com quem ela quiser. E agora que a CBF tem o apoio da emissora para fortalecer a candidatura de Ricardo Teixeira à presidência da FIFA, fica também claro, limpo e óbvio qual emissora a CBF vai escolher.

Acessando clubes-dissidentes-vao-convocar-assembleia-no-clube-dos-13 veremos que o futuro campeão brasileiro de 2011 (ou 2012 no máximo) por serviços prestados à favor na Globo, o Corinthians, está liderando uma idéia de fazer uma assembléia no Clube dos 13.



Por incrível que pareça, Os 13 clubes que já assinaram com a Globo o fizeram longe do Clube dos 13, e agora querem voltar à entidade após a “rebelião”. O estranho é que eles se disseram desligados da entidade, mas para fazer essa assembléia, que usarão para tentar destruir o próprio C13, deverão pertencer ao C13. Como? Disseram que se desligaram ,mas agora voltam com o rabo entre as pernas?

O tema do possível encontro não está claro. Um dos processos necessários para a desfiliação da entidade, segundo o estatuto, é o pedido formal na assembléia. Assim, tentarão deixar a entidade de forma legal, como diz o estatuto. Isso confirma que ainda não saíram do C13, nesse caso, a Rede TV é por direito a vencedora da licitação dos direitos de transmitir os jogos. Tão claro, limpo e óbvio novamente. Além disso, os “dissidentes” também podem cobrar explicações de Fábio Koff sobre a assinatura compulsória do contrato com a RedeTV!.

Concluímos que tudo se completa: Flamengo e Globo são iguais. O time protegido é Hexa sem vencer 6 campeonatos. É TRI campeão carioca em 1979 só com dois campeonatos. Tem uma taça amistosa disputada no Japão que dizem ser um Mundial de verdade. A emissora protetora assina contratos para transmitir um campeonato na qual não participou da licitação para isso. Depois acham engraçado a coincidência de os comentaristas esportivos na Globo terem sido jogadores e juízes do Flamengo. Em que mundo eles vivem?

Em outubro de 2010, a Rede Globo e o Clube dos 13 assinaram um TCC (Termo de Compromisso e Cessação), em que se comprometiam a cumprir algumas determinações impostas pelo Cade. O órgão do Ministério da Justiça obrigou a emissora a abrir mão do direito de preferência que tinha até então, quando podia cobrir uma oferta de uma concorrente e levar o Brasileiro. Já o C13 se comprometeu a realizar uma concorrência aberta a todas as empresas, com propostas sendo feitas através de envelopes fechados e separação das mídias (TV aberta, TV fechada, pay-per-view, internet e telefone celular).

A Globo não cumpriu as determinações do TCC, onde abria mão do direito de preferência na disputa da transmissão do Campeonato Brasileiro. A Globo acertou com os clubes depois de tomar conhecimento do resultado da licitação. Na prática, isso é um direito de preferência. Além disso, houve abuso de poder econômico, no momento em que a empresa negociou com o aval da CBF.

Vale lembrar que a disputa não muda nada em relação ao Campeonato Brasileiro deste ano, que será transmitido pela Globo e Bandeirantes. Os acordos que estão sendo negociados valem para a exibição das partidas a partir de 2012.

Uma questão simples: É fato que Corinthians e Flamengo são os clubes que mais receberão pelas transmissões. Antes de jogarem em 2012 terão que se assegurarem que NÃO SERÃO REBAIXADOS em 2011. Pelo histórico de corrupção que o futebol brasileiro tem, está claro, limpo e óbvio que os dois NÃO SERÃO REBAIXADOS.

Além dos dois tops de linha, Botafogo, Palmeiras, Bahia, Coritiba, Cruzeiro, Grêmio, Santos, Vasco e Atlético-GO, que não é filiado ao C13, também acertaram com a emissora. Mas novamente, devem passar por 2011 sem problemas, caso contrário, seria dinheiro jogado fora pela emissora. Juntando todos, até agora, esses 11 clubes estão na Série A em 2011 mas não é garantia de estarem em 2012. Será?

Porque os clubes resolveram assinar os contratos com a Globo antes mesmo de começarem o campeonato anterior ao de 2012? Porque acertaram tão rápido e não fizeram como o Atlético-MG? Que garantias tem a Globo que esses clubes estarão realmente na Serie A em 2012?

Goiás, Sport e Vitória que estão na Série B em 2011, já acertaram com a emissora. Como?? Já sabem que serão promovidos à Serie A? Estão garantidos na Série A em 2012??

Somando todos os clubes que já assinaram ou deram como certo a assinatura do contrato, são 14 clubes até agora. Para 20 faltam 6. Dentre os que faltam, estão, Atlético-MG, São Paulo, Internacional e Atlético-PR. São quatro. Faltam dois.

Dos que estão hoje na Série A, América-MG, Avaí, Ceará e Figueirense formam um quarteto que disputarão 2 vagas restantes para completar os 20 da Série A de 2012.

Os da Série B de 2011, tentarão lutar por uma vaga, eu disse UMA VAGA, uma vez que dos quatro que serão promovidos, Goiás, Sport e Vitória já assinaram o tal contrato.

Ou é isso, ou então um novo Clube dos “20” está por vir. Tão claro, limpo e óbvio... Só não vê quem não quer.

Divulgue esse artigo


Postada por Aqipossa Informativo. Você pode receber as próximas postagens do Aqipossa assinando gratuitamente nossa NEWSLETTER.

Divulgue esse artigo