A saúde do Futebol depende dele se libertar da Rede Globo! O Futebol NÃO é vermelho e preto! A FlaPress existe! Sem ter quem
    acredite nela, a mentira não anda. Combata a FlaPress repassando a verdade que você já sabe para amigos NÃO flamenguistas.
Data da publicação: segunda-feira, 14 de março de 2011
Postado por Aqipossa Informativo

Covardia Global


A saída da TV Globo do processo de licitação dos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro no triênio 2012-2014 foi uma covardia das mais claras. A Rede FlaGlobo de televisão que já vinha apoiando a CBF (Corrupção Brasileira de Futebol) e ganhando apoio da mesma, uma mão lavando a outra, prefere acabar com o Clube dos 13, uma vez que é o Clube dos 13 o maior empecilho para que a Vênus Platinada continue afundando o futebol brasileiro enquanto vai lucrando com transmissões que só agradam aos seus.

A tal covardia já era anunciada, uma vez que em nota, a Globo, dona dos direitos da FlaPress, já havia definido que não participaria da licitação e que iria tratar diretamente com os clubes. Porque covardia?

Até então, qualquer emissora que quisesse transmitir os jogos do Brasileirão tinha que esperar que a Globo falisse. Sim. Porque existia uma cláusula de preferência. Se a madame global oferecesse 500 milhões pelo pacote e a Bandeirante (como exemplo) oferecesse 800 milhões, ainda que sendo uma oferta menor, o Clube dos 13 dava preferência à Globo, devido a tal cláusula. Como dissemos, ou se esperava a FlaGlobo falir ou...? Que o Clube dos 13 brigasse com a Globo.

Conforme saiu no ODIA: clique aqui.

Um dia antes da definição do vencedor na categoria TV aberta, o diretor executivo do C13, Athaide Gil Guerreiro, afirmou que a emissora carioca "não respeitou" as concorrentes Record e RedeTV ao tentar exercer a preferência na disputa, ideia vetada pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).

Mas a segunda opção acima parecia que aconteceria. Na verdade, inicialmente sem briga, pois não havia motivo para isso. Mas como o Clube dos 13 teria que acatar decisão do Cade que queria uma concorrência com regras claras e objetivas, defendendo as cinco mídias, (TV aberta, TV fechada, pay-per view, internet e celular) e retirou a tal preferência pela Manipuladora Globo, o Clube dos 13 pagaria o pato.

Depois de tudo combinado com o Cadê, inclusive com a ciência da Globo, veio a covardia. A partir de um determinado momento, a TV Globo começou a dizer que, por ter transmitido o futebol por muitos e muitos anos, não deveria participar da concorrência com o risco de perder o futebol. Neste momento, a TV Globo passou a contatar alguns clubes e achou que tinha que ter um tratamento diferenciado como disse Gil Guerreiro.

Até então, o C13 não oferecia tanto risco, mas como houve uma nova medida do CADE, que determinava que não haveria o ágio de 10% em favor da covarde emissora carioca, a safadeza tinha hora pra acabar. Athaíde até admite o erro do Clube dos 13 no passado, ao tentar dar prioridade à emissora carioca no processo conforme ele mesmo diz: "Caímos no erro de achar que a Globo tinha direito aos 10% (de ágio) e o Cade não concordou". O CADE quer decretar o vitória a quem pagar mais.

Lembra que falamos que foi tudo combinado com a ciência da Globo? Pois é. A Globo sabia de tudo isso. Não é difícil de perceber o motivo de a CBF ter voltado atrás no caso do campeonato brasileiro de 87. Enquanto ela achava que teria a preferência, deu ao São Paulo o reconhecimento de ter sido o primeiro PENTA campeão brasileiro. Para isso, ela recorreu a uma junta de pareceristas que levou pouco mais de um mês para decidir sobre o Campeonato de 87.

Mas logo após se dar conta que o CADE fez cessar a covardia, combatendo as formas de preferência e até o ágio, a CBF sem nenhum tipo de aviso, sem nenhuma justificativa para tal e pasmem, de um dia para o outro, decidiu dar reconhecimento à uma simples FASE de competição como se fosse um torneio nacional. O único na história desde 59, ano do primeiro torneio nacional.

Com isso, CBF (Corrupção Brasileira de Futebol) e Globo aliadas, puderam dar início ao plano de combater a Clube dos 13 que tem como maior aliado o São Paulo Futebol Clube. Tudo isso premeditado. Passaram a ter o apoio do Flamengo devido ao agrado do falso HEXA, alguns clubes que tem rabo preso ou medo de ficarem sem as migalhas que sobram da preferência de transmissão ao Flamengo e de Corinthians, que também tinha o desejo de ganhar mais do que ganhava atualmente.

Enfraquecido ou até mesmo extinto, o clube dos 13 perde a capacidade de decidir sobre os direitos de transmissão, o que tiraria das mãos do CADE qualquer tipo de interferência com relação às preferências e mantendo assim a prepotência alimentada pela covardia.

Mas a Record também quer o Brasileirão. A Record quer até mesmo o fígado da Globo. Mas a Record não é boba e nem covarde. Sabendo que a Globo já tinha informado que trataria dos direitos televisivos separadamente com cada clube, ela sabia que a proposta não precisava ser muito alta para o Clube dos 13 confirmar a vitória da Record na licitação. Mas alguém viu a Globo conversando com algum clube? Essa foi mais uma covardia da emissora rubro negra. Ela aguardava pacientemente pela abertura dos envelopes da licitação para saber o quanto teria que oferecer para os clubes. Assim, não precisava pagar mais caro antes da hora.

Qual a saída da Record? Ela pagou com a mesma moeda. A Rede Record desistiu de participar da concorrência alegando "incerteza jurídica" após dissidência no Clube dos 13. Alguns podem pensar que no caso da Record, foi ela que foi covarde e desistiu. Mas existe uma tática nessa decisão.

Veja o que disse a emissora do Bispo Macedo:

A Rede Record vem a público informar que apoiava o modelo de negociação dos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro no triênio 2012/2014 proposto pelo Clube dos 13 em acordo com o CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).

Mas, infelizmente, a concorrência dividiu o C13. A entidade ficou fracionada em clubes que defendiam o processo iniciado com a carta convite, agremiações que pretendiam negociar os direitos em separado e aqueles que vieram a público pedir a total desvinculação do processo e do agrupamento.

Alguns clubes, antes de ouvir qualquer proposta por parte da Record, já indicam que têm acordos pré-acertados com outra emissora.


Aqui, a Record chama a atenção da Opinião Pública, única saída, ao que parece, para quem quer a honestidade como forma de resolver esse problema na concorrência dos direitos de transmissão.

A carta continua esclarecendo alguns pontos camuflados nas intenções da Globo grafados em negrito pelo Aqipossa:

Os responsáveis por estes acordos que prejudicam os torcedores, clubes e patrocinadores devem vir a público para revelar como foram as negociações e qual o valor acertado previamente, sem concorrência, sem transparência e baseados nos mesmos princípios que ajudaram a reduzir o poder dos clubes, prejudicaram o faturamento das agremiações, limitaram a exposição de patrocinadores e impuseram horários estranhos para a prática do futebol, além de transformar o mais popular esporte do País num mero exportador de talentos. Diante desta atitude a Record informa que não aceita participar de um jogo com cartas marcadas.

Na carta a Rede Record volta a manifestar o desejo de participar da concorrência democrática, caso os clubes entrem em acordo, garantindo estabilidade jurídica a quem apresentar a melhor proposta. Afirma ainda que se os clubes desejarem seguir numa negociação em separado, a Record pretende apresentar propostas com padrões de transparência e regras claras.

Em um outro comunicado a emissora já havia chamado a atenção dos malefícios da Globo para com o desenvolvimento dos clubes. Mas estes acham que estão lucrando. A Record cita as “cláusulas que caracterizavam o favorecimento a um monopólio e impediam a participação de outros concorrentes de forma democrática e transparente”. Alerta também que “o modelo anterior impôs aos clubes brasileiros o endividamento e a perda sucessiva de seus maiores talentos para outros países. Alguns clubes brasileiros passam meses sem parceiros patrocinadores porque camisas, luvas, bonés e até placas publicitárias são evitadas ou encobertas nas transmissões esportivas. Ainda existem alguns clubes brasileiros que simplesmente são ignorados durante a temporada e passam semanas sem que seus jogos sejam transmitidos.”

Enquanto isso, os alienados telespectadores da Rede FlaGlobo vão vendo mais um BBB e achando que está tudo bem no mundo do faz de conta.

Divulgue esse artigo


Postada por Aqipossa Informativo. Você pode receber as próximas postagens do Aqipossa assinando gratuitamente nossa NEWSLETTER.

Divulgue esse artigo