A saúde do Futebol depende dele se libertar da Rede Globo! O Futebol NÃO é vermelho e preto! A FlaPress existe! Sem ter quem
    acredite nela, a mentira não anda. Combata a FlaPress repassando a verdade que você já sabe para amigos NÃO flamenguistas.
Data da publicação: quinta-feira, 11 de novembro de 2010
Postado por Aqipossa Informativo

Fluminense não é só no Rio de Janeiro


A matéria abaixo você também encontra em:
http://jornalheiros.blogspot.com/2010/01/fluminenses-pelo-mundo.html

Continuando a série dos clubes inspirados pelos grandes cariocas, hoje é a vez do Fluminense Football Club, da Rua Álvaro Chaves. O Tricolor, fundado em 1902, também possui diversos filhotes espalhados pelo Brasil.

O segundo Fluzão mais famoso é o Fluminense de Feira de Santana, na Bahia, fundado em 1941. Ocasionalmente, original e filial se enfrentam. Oficialmente, aconteceram jogos nos Campeonatos Brasileiros de 1976 e 1977, e na Copa do Brasil de 2003. O clube carioca sempre levou a melhor. Mas a filial baiana tem uma história gloriosa: é bicampeão baiano (1963 e 1969), campeão da Taça Estado da Bahia (1998), e campeão da Copa Sergipe-Bahia (2006).

O Fluminense de Feira de Santana não é o único Fluminense baiano: há também o Fluminense de Camaçari, campeão da Segunda Divisão Baiana em 1991, hoje chamado Camaçari Futebol Clube. Ainda na Bahia, havia o Fluminense de Salvador, glorioso Campeão Baiano em 1913 e 1915, que não atua mais. Ainda no Nordeste, podemos encontrar o Fluminense de Fortaleza, no Ceará, e o Fluminense de Teresina, no Piauí. No Rio Grande do Norte, há o Fluminense de Natal (cujo escudo apresenta a parte verde em cima, e a grená em baixo, disposição oposta à do original carioca). Ainda em terras potiguares, há o Fluminense de Cruzeta.

(...)

Vamos agora para a Região Norte. No Pará, encontramos o Fluminense de Belém e o Fluminense de Curuçá. No Acre, o Fluminense de Rio Branco.

Hora da Região Sul. No Rio Grande do Sul, temos o Fluminense de Arroio do Tigre, o Fluminense de Carlos Barbosa, o Fluminense de Harmonia, o Fluminense de Caxias do Sul, e o Fluminense de Santa Cruz do Sul. O mais famoso Fluzão gaúcho é o Fluminense de Santana do Livramento, tetracampeão citadino (1940, 1947, 1950 e 1988). Em Santa Catarina, há o Fluminense de Joinville.

No Estado do Rio de Janeiro, havia o Fluminense de Nova Friburgo, hoje chamado de Friburguense Atlético Clube (após uma fusão com o Serrano). Em Campos, há o Fluminense de Cerejeira. Temos também o Fluminense de Niterói, o Fluminense de Macaé, e o Fluminense de Vassouras.

No Estado de São Paulo, temos o Fluminense de Santos, fundado em 04/09/1938. O "Tricolor do Embaré" foi, na década de 40, um esquadrão futebolístico temido por seus adversários. Ainda hoje, este Fluminense Atlético Clube mantém suas atividades, fomentando o esporte na região.

Ainda no Sudeste, encontramos também o Fluminense de Uberlândia/MG, o Fluminense de Caxambu/MG, e o Fluminense de Pouso Alegre/MG. Além destes, há o Fluminense de Araguari/MG, fundado em 10/01/1942, e glorioso Campeão do Triângulo Mineiro em 1951. Em 1953, o Fluzão de Araguari disputou um Fla-Flu, contra o Flamengo do Rio de Janeiro, e não fez feio, empatando em 1 a 1.

No exterior, o Fluminense também inspirou vários outros clubes. Em Porto Rico, há o Guaynabo Fluminense Fútbol Club, fundado em 2002, ano do centenário do Fluminense original. Em 2008, o clube alcançou o quarto lugar no Campeonato Portorriquenho. Ainda nas Américas, há o Fluminense FC da Cidade do México.

Na Argentina, o Club Atlético Vélez Sarsfield possui relação com o Fluminense. Durante os primeiros anos de sua existência (de 1914 a 1938), o Vélez utilizou um uniforme tricolor (verde, branco e vermelho) muito semelhante ao da equipe carioca. Em 06/12/1968, o Vélez jogou contra o Santos de Pelé, em jogo comemorativo de uma reforma no seu estádio, com uniformes oficiais do Fluminense. Atualmente, o terceiro uniforme do clube argentino é tricolor.

Vamos agora para a Europa: primeira parada, Portugal. A Estrela da Amadora tem o uniforme muito parecido com o do Fluminense, e não é coincidência. Em 1952, um casal brasileiro, que havia sido bem recebido em Portugal, enviou aos portugueses um jogo de camisas do Fluminense. Encantados pela beleza da combinação, os dirigentes da Estrela resolveram que, a partir daquele ano, seu clube também se vestiria assim.

Ainda em Portugal, há o Fluminense FC de Lisboa, mais um clube internacional inspirado no Tricolor das Laranjeiras. Na Dinamarca, também há um Tricolor - o Fluminense Old Boys:

Continuemos nossa viagem pela Europa: vamos para a tricolor Itália. Lá, em 1999, foi fundado o Fluminense de Livorno, campeão em 2007 do Troféu Sandri Chericoni, campeonato de futebol amador da cidade.

Ainda na Itália, há também o Fluminense de Occhiobello, na região de Veneto.

Também há um FFC na África: o Fluminence Football Club d'Etoa-Meki, em Camarões.

No dia 09/03/1930, o Fluminense foi a Teresópolis para um amistoso contra um selecionado da cidade (e venceu por 5 a 1, com 4 gols do lendário Preguinho). Na volta para o Rio, o trem onde estavam os jogadores do Flu teve um problema e muitos ficaram feridos. O zagueiro gaúcho Jorge Tavares Py faleceu no acidente. Em homenagem a esse time do Fluminense, o Teresópolis Futebol Clube resolveu adotar as cores do Tricolor.

Postada por Aqipossa Informativo. Você pode receber as próximas postagens do Aqipossa assinando gratuitamente nossa NEWSLETTER.

Divulgue esse artigo