A saúde do Futebol depende dele se libertar da Rede Globo! O Futebol NÃO é vermelho e preto! A FlaPress existe! Sem ter quem
    acredite nela, a mentira não anda. Combata a FlaPress repassando a verdade que você já sabe para amigos NÃO flamenguistas.
Data da publicação: segunda-feira, 2 de março de 2015
Postado por Aqipossa Informativo

Rebaixamento de 2013 - A farsa do site Lance! Parte 1 - Escondendo a verdade. Saiba como e porquê


Como mostramos aqui neste blog, o comentário no site Lance!, do flamenguista Kim Spomberg (veja a matéria AQUI) ainda no primeiro tempo de Flamengo e Cruzeiro, denunciava não só aos leitores daquela matéria, como ao próprio Lance!, que o Flamengo estava cometendo um erro que poderia fazê-lo ser punido com a perda de 3 pontos e mais os pontos que conquistasse naquele mesmo  jogo. De fato, todos já sabem que posteriormente o time da Gávea foi mesmo punido com a perda de 4 pontos. Três pela irregularidade e mais o ponto do empate em 1x1 naquela partida.

Como fica claro para qualquer um, o site Lance!, FlaPress como a Globo, (também editor do Jornal Vencer, voltado para o torcedor flamenguista) sabia do erro com muita, mas muita antecedência, mesmo. O comentário de Kim aconteceu no dia 7 de Dezembro às 19:34 e até o momento da matéria, no mesmo Lance!, sobre a punição que o  Flamengo poderia sofrer, não houve nenhuma informação sobre isso. A FlaPress propositalmente escondeu esse fato, que na verdade seria o furo de reportagem do ano, ou da década, em se tratando de futebol. O que poderia ser mais atrativo para uma manchete que o fato de o Flamengo poder ser rebaixado por um dos dois maiores rivais que ele tem, o Vasco ou o Fluminense, e passar o ano da Copa do Mundo feita no Brasil, na Série B? Pois era isso que iria acontecer em caso de vitória de um dos dois, ou se ambos vencessem, o carrasco seria o Vasco, que rebaixaria seus dois maiores rivais, Fla-Flu em uma tacada só.

Mas não foi só o fato de esconder a verdade. Sabedora da informação que ninguém tinha, manipulou outras informações, mentiu sobre o assunto em relação aos adversários diretos e fez reportagens que ela sabia serem erradas e baseadas em informações incompletas. A ocultação de uma informação já é grave por si só em uma empresa de jornalismo, mas o Lance! não só a ocultou, como seguiu em suas matérias seguintes informando errado seus leitores.

Na Gávea, não sabiam da punição de André Santos até o dia do julgamento

Antes do julgamento acontecer, o site Lance! fez algumas matérias sobre o Flamengo. Na Gávea, aparentemente, não estavam cientes de que a expulsão na final da Copa do Brasil, vendida pelo Atlético-PR em benefício do Flamengo, acarretou na suspensão do atleta que deveria ser cobrada no Brasileirão, mais precisamente, na última rodada. Abaixo, algumas matérias que até mesmo cita os desfalques do time da Globo, o vermelho e preto Flamengo, o time das maracutaias eternas.

Quinta-Feira, 5 de Dezembro de 2013 às 10:47


Quem pode duvidar que entre esses quatro jogadores ausentes, não esteja André Santos? Se você acredita que vai ler o nome de André na matéria, está enganado. Os quatro jogadores são: Felipe, Paulo Victor, Walace e Elias.

Na final da Copa do Brasil, em 27 de Novembro, André Santos foi expulso e como mostra a matéria acima, que você pode conferir no link abaixo da data, o único jogador suspenso que ficaria de fora do jogo contra o Cruzeiro, era Walace, conforme escrito na matéria:


A solução para as ausências no time da beira da Lagoa foram assim resolvidas: “Com as ausências dos dois goleiros titulares, Jayme abre uma grande possibilidade para que o terceiro arqueiro Cesar ganhe uma chance entre os titulares. No coletivo comandado por Jayme nesta quinta, o treinador manteve as alterações com González na vaga de Wallace e Diego Silva no lugar de Elias. Com onze de cada lado na linha, Negueba foi o curinga, atuando nas duas equipes.”

Nada de falarem em André Santos. Isso indicaria que a diretoria do rubro negro da Globo podia não estar fazendo ideia de que ele não poderia jogar a última rodada. Mas jogou, sabemos disso.

Quinta-Feira, 5 de Dezembro de 2013 às 19:04


Na mesma Quinta-feira, o Lance! fez mais uma matéria sobre os desfalques no Flamengo e novamente, nada de falar em André Santos, o que reforça a conclusão de que o Flamengo errou por incompetência de seus dirigentes.

Um dia depois, ou seja, o dia 6 de Dezembro, dia o julgamento e um dia antes do jogo contra o Cruzeiro, o Lance! faz mais uma matéria do Flamengo falando do último treino. Mas nada de informar que André está suspenso. Além disso, confirmam apenas os quatro citados anteriormente.

Sexta-Feira, 6 de Dezembro às 11:42


Reparem bem na imagem acima. “Jayme confirma que Felipe, Paulo Victor, Wallace e Elias não enfrentam o Cruzeiro”. Mais um reforço de que escalar André Santos no jogo contra o Cruzeiro, foi um erro clamoroso, mas nada de intencional.

Lance! repassa informação sem confirmação e mente

Sexta-feira, 6 de Dezembro de 2013, às 19:39


Na Sexta à noite, o Lance! noticia a punição de André Santos. Pelas informações do site, concretizamos o que faltava: Na Gávea, erraram por burrice.

O técnico do Flamengo, Jayme de Almeida, ganhou um desfalque de última hora para o duelo com o Cruzeiro. O lateral-esquerdo André Santos, que foi expulso no segundo jogo da final da Copa do Brasil, contra o Atlético-PR, foi julgado na tarde desta sexta-feira pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva e recebeu um jogo de suspensão. Como a Copa do Brasil se encerrou naquela partida, o jogador rubro-negro terá de cumprir a punição na última rodada do Campeonato Brasileiro.

O Lance! ao informar da suspensão, cometeu um erro primário. Na pressa, concluiu por si próprio o desfecho e repassou a matéria sem conformar com a fonte ou com a parte interessada. Podemos concluir também, porque não, que se o jornalista (?!) primeiro fosse se informar com alguém na Gávea sobre quem seria o substituto de André Santos, os dirigentes do Flamengo ficariam sabendo da suspensão e não o escalaria, portanto, o Lance! deu o primeiro passo para o rebaixamento do Flamengo em 2013. Entenda como:

O Lance! na matéria informa que “No o (sic) lugar do camisa 27, Jayme de Almeida colocará o reserva imediato João Paulo”. Mas sabemos que Jayme não colocou João Paulo no jogo e sim, manteve André Santos. O Lance! informava sem checar. A cagada foi completa.

Lance! descobre o que ia acontecer com o Flamengo após o erro

Sábado, 7 de Dezembro de 2013, às 18:52


Infelizmente, o vídeo da matéria acima, não está disponível mais. Suspeito, pois foi retirado a apenas pouco mais de um ano após o jogo. Porque será? De qualquer forma, a matéria é feita com os jogadores já em campo, e não há informações de que haja qualquer surpresa pelo fato de André Santos estar em campo, entregando e recebendo faixas de campeão. Mas durante o segundo tempo da partida, toda a Imprensa desportiva ficará sabendo da cagada da Gávea. Kim Spomberg vai comunicar a todos, num comentário no Lance!, que o Flamengo escalou um jogador irregular. Kim, podia não saber o que isso acarretaria ao time dele, o Flamengo, mas a imprensa sabia. Não levaria mais que 15 minutos para telefonarem para um advogado qualquer para perguntarem “e agora, o que vai acontecer, doutor?” Esse advogado foi muito provavelmente, Michel Asseff, do próprio Flamengo. A resposta não poderia ser outra senão que o time da Globo perderia no mínimo, três pontos pela irregularidade. Na Imprensa, mais uns 5 minutos bastariam para olharem na tabela e verem o que deveriam esconder custasse o que custasse.

Ninguém podia saber que no Domingo, o Flamengo poderia ser rebaixado por um dos dois maiores rivais da história do futebol carioca: Ou o Vasco ou o Fluminense.

Postada por Aqipossa Informativo. Você pode receber as próximas postagens do Aqipossa assinando gratuitamente nossa NEWSLETTER.

Divulgue esse artigo