A saúde do Futebol depende dele se libertar da Rede Globo! O Futebol NÃO é vermelho e preto! A FlaPress existe! Sem ter quem
    acredite nela, a mentira não anda. Combata a FlaPress repassando a verdade que você já sabe para amigos NÃO flamenguistas.
Data da publicação: segunda-feira, 23 de outubro de 2017
Postado por Aqipossa Informativo

A incrível prova de FlaPress do jornal O Dia

Engodo, mentira, supervalorização, informação sem base e erros visíveis. O Dia abusou ao tentar agradar flamenguistas.


Que a FlaPress já é visível pra todo mundo há algum tempo, ninguém tem dúvida, inclusive, alguns jornalistas menos dependentes de seus patrões, já estão citando a FlaPress e alguns já confrontam a realidade do Flamengo com a informação passada por alguns, que evidentemente, não combinam.

Indo na contramão do que deve ser a evolução do jornalismo esportivo no Rio de Janeiro, antro oficial da FlaPress, o jornaleco O Dia resolveu que nada tinha pra fazer no dia seguinte à vitória do Flamengo sobre o Bahia e publicou a incrível, e quase inacreditável, pérola mais abaixo.

Obviamente que faltando ainda 9 jogos (no momento da publicação de O Dia) temos 27 pontos para disputar. A diferença entre o líder e o Flamengo era de 13 pontos naquela pacata Sexta-feira.


A matéria de O Dia é um exemplo claro de uma das formas mais utilizadas pela metodologia FlaPress: Aumentar uma informação quando ela não deixa de ser uma verdade. Sim, a informação é verdadeira. Mas acontece que as chances são remotíssimas, mínimas, quase nulas. Todos concordam que se há meio por cento de chance, então há chance, não é verdade? Então o Flamengo ainda tinha chance, claro. Mas também tem chance de ser rebaixado, afinal, lembre-se, ainda há 27 pontos para serem disputados e a distância do Flamengo para a zona do rebaixamento era também de 13 pontos.

O que faz a matéria ser um dos maiores exemplos de FlaPress, é que a própria matéria informa o quão mínimo é a possibilidade do título ser conquistado pelo Flamengo, ou seja, uma matéria contraditória. Além de pequeno detalhe, que se torna o grande engodo, do jornaleco: A boa sequência.

A boa sequência do Flamengo foi apenas duas vitórias e um empate. Quem não costuma ler tudo, imagina uma sequência avassaladora de bons resultados, capaz de levar o clubeco ao título. A matéria informa ainda à necessitados flamenguistas, que o líder tem 83% de chances de ser mesmo o campeão, enquanto o Flamengo tem mísero 1%.

Pare de rir e continue lendo mais abaixo.

A matéria é tão pobre e pífia, que nem tem méritos. Comprovando que foi um flamenguista apaixonado quem escreveu, provavelmente, um dos 4 no planeta que sabem escrever, há o erro de matemática, e nesse caso, não existe nenhum que saiba contar... Lista-se 4 times e mostra-se apenas 3 números.


Grêmio, Santos, Cruzeiro e o próprio Flamengo são listados, e as chances respectivas de cada um são listadas: 5, 3 e 1 por cento. Sabendo que o Flamengo tem o 1%, os outros 3 times ficam com apenas duas informações. Amadores…

A matéria também induz o leitor a achar que a vantagem é menor do que realmente é. Em momento nenhum o jornalixo diz qual é a diferença de pontos entre o Flamengo e o líder Corinthians, mas dá uma ludibriada dizendo que o líder tem 9 pontos de vantagem, sem dizer que é para o segundo colocado e não para o Flamengo.

A matéria passa ainda pela Zona do rebaixamento e fala das sequências de outros times. Como dissemos, a distância para o líder e para a zona do rebaixamento é a mesma, 13 pontos, para o Flamengo. Mas notem que sem base alguma, o autor desta titica de matéria, não leva em conta que para baixo, a distância diminui. O Botafogo tem distância de 11 pontos, o Vasco está à 10 e o Fluminense tem apenas 5 pontos o separando de entrar na zona. No entanto, o O Dia informa que apenas o Flu corre riscos, pequenos, de apenas 5%, de ser rebaixado.


Inventando valores sabe-se lá de onde, manipula o leitor, mentindo descaradamente, dizendo que o rubro negro tem 76% de chances de ir para a Libertadores, mas o timeco da beira da Lagoa está à apenas 3 pontos de sair da zona de classificação para a Libertadores. Não custa lembrar novamente que são 27 pontos ainda por disputar e apenas 3 de vantagem torna esse valor de 76% informado pelo jornal, como uma das maiores provas de como aumentam uma informação para levantar o time favorito dos assaltantes, assassinos e bandidos deste Brasil, o Flamengo.

Após a matéria de O Dia, aconteceu a rodada 30 do Brasileirão. O Flamengo foi derrotado pelo São Paulo por 2x0 e mantém seus 13 pontos de diferença para o Corinthians, que ainda jogará hoje contra o Botafogo. As chances diminuíram mais ainda, já que agora só restam 24 pontos, em 8 jogos. Caso o Timão vença o Botafogo, a diferença aumentará para 16 pontos. Se o Botafogo vencer, toma a frente do Flamengo, que cairá para 7º lugar. Independentemente do resultado do jogo entre Botafogo e Corinthians, o Flamengo pode ser ultrapassado na próxima rodada, pelo próprio Botafogo e pelo Vasco, saindo inclusive da Zona de classificação à Libertadores.


Quanto às sequências citadas pelo O Dia nos demais times, o adjetivo “boa” foi usado apenas para o Flamengo com suas duas vitórias. O Vasco teve 3 vitórias seguidas. O Fluminense teve também duas vitórias seguidas.

Veja abaixo, as melhores sequências no Brasileirão, e note que o Flamengo não tem nem de longe, umas das melhores.

Sequência dos últimos 5 jogos: (já contando a rodada 30)


Sequência dos últimos 10 jogos: (já contando a rodada 30)


Sequência dos últimos 15 jogos: (já contando a rodada 30)



Postada por Aqipossa Informativo. Você pode receber as próximas postagens do Aqipossa assinando gratuitamente nossa NEWSLETTER.

Divulgue esse artigo