A saúde do Futebol depende dele se libertar da Rede Globo! O Futebol NÃO é vermelho e preto! A FlaPress existe! Sem ter quem
    acredite nela, a mentira não anda. Combata a FlaPress repassando a verdade que você já sabe para amigos NÃO flamenguistas.
Data da publicação: sexta-feira, 11 de dezembro de 2015
Postado por Aqipossa Informativo

Rede Globo quebra a regra do jogo em abertura da novela A Regra do Jogo - O tabuleiro está invertido!

Rede Globo quebra a regra do jogo em abertura da novela A Regra do Jogo - O tabuleiro está invertido!

Os grandes profissionais que devem haver dentro da emissora, (É sarcasmo, pessoal) de tão acostumados que estão em manipular seus fãs, não tendo mais nada o que fazer, resolveram inverter mais uma coisa e dessa vez na novela. Brincadeiras à parte, a gafe não é percebida por ninguém que não saiba das “regras do jogo”.

Puta que pariu!!!

Justamente uma das regras do jogo está sendo quebrada na abertura da novela. Diz respeito à posição do tabuleiro e das peças, como diz o Artigo 2.1 da FIDE, que a CBX disponibiliza em Português.

Artigo 2: A posição inicial das peças no tabuleiro

2.1 O tabuleiro de xadrez é composto de uma grade de 8x8 com 64 casas iguais alternadamente claras (as casas 'brancas') e escuras (as casas 'pretas'). O tabuleiro é colocado entre os jogadores de tal forma que seja branca a casa do canto à direita de cada jogador.


Já o artigo 7.2 trata do que fazer quando o jogo inicia com o tabuleiro invertido:

Artigo 7: Irregularidades

7.1 Se uma irregularidade ocorre e as peças têm de ser recolocadas em posição prévia, o árbitro deverá usar o seu melhor discernimento para determinar os tempos a serem disponibilizados no relógio de xadrez. Isto inclui o direito de não mudar os tempos dos relógios. Se necessário, o árbitro deverá ajustar o contador do número de lances.

7.2a Se durante a partida descobrir-se que a posição inicial das peças estava incorreta, o jogo deverá ser anulado e uma nova partida deverá ser jogada.

7.2b Se durante uma partida constatar-se que o tabuleiro foi colocado contrariando o disposto no Artigo 2.1, a partida deverá continuar mas a posição já jogada deve ser transferida para um tabuleiro corretamente colocado.


O Aqipossa ficou sabendo deste grosseiro erro pelo Twitter de Marcello Sodré. (AQUI) É grosseiro, pois se tratando justamente de uma regra, não foi observado inicialmente pelos “grandes profissionais da emissora”. (Muito sarcasmo, galera) Não é de admirar que não se possa confiar na emissora. Até em coisas simples demonstram incapacidade.

Veja a imagem do início da abertura da novela, onde as peças brancas dispostas da direita para a esquerda, se colocadas da forma certa, de baixo para cima, configuram erro, pois a casa da direita é preta.


Invertendo a imagem para a posição normalmente usada, veremos melhor:


Abaixo, o tabuleiro corretamente utilizado e suas peças perfeitamente dispostas:

Se você joga Xadrez, não deixe passar essa oportunidade: Jogo de Xadrez Tabuleiro Vidro com Maleta de Madeira (Clique na imagem)


Confira também, outros preços para outros conjuntos de Xadrez AQUI.


FIDE - Fédération Internationale des Échecs (Federação Internacional de Xadrez)
CBX - Confederação Brasileira de Xadrez

Postada por Aqipossa Informativo. Você pode receber as próximas postagens do Aqipossa assinando gratuitamente nossa NEWSLETTER.

Divulgue esse artigo