A saúde do Futebol depende dele se libertar da Rede Globo! O Futebol NÃO é vermelho e preto! A FlaPress existe! Sem ter quem
    acredite nela, a mentira não anda. Combata a FlaPress repassando a verdade que você já sabe para amigos NÃO flamenguistas.
Data da publicação: sábado, 12 de setembro de 2015
Postado por Aqipossa Informativo

FlaPress não quer tecnologia para analisar lances duvidosos


A CBF fez pedido à FIFA, de uma autorização para poder utilizar um árbitro de vídeo em seus campeonatos a partir de agora. O novo juiz ficaria ao lado do campo assistindo ao jogo de uma televisão e ajudaria nas decisões de lances polêmicos. O pedido da utilização da tecnologia foi feito nesta quinta-feira (10/09/2015) pelos clubes, em reunião na sede da entidade, no Rio de Janeiro.

Vai funcionar da seguinte forma: o árbitro ficará assistindo à partida e intervirá com o objetivo de diminuir os erros que estamos acostumados a ver. Estamos muito esperançosos de que a Fifa vai autorizar", explicou Walter Feldman, secretário-geral da CBF.

A CBF divulgou em seu site os lances que terão influência imediata do árbitro de vídeo: dúvida se a bola entrou ou não no gol; saídas da bola pela linha de fundo, quando na mesma jogada for marcado gol ou pênalti; definição se a falta ocorreu dentro ou fora da área; gols e pênaltis possibilitados e evitados em razão de faltas claras/indiscutíveis, não vistas ou marcadas de modo claramente equivocado; impedimentos por interferência no jogo, caso na mesma jogada haja gol ou pênalti; jogo brusco grave ou agressão física (conduta violenta) indiscutíveis não vistos ou mal decididos pela arbitragem.


É bem provável que a FIFA responda negativamente. É bem provável que a CBF saiba disso, mas esteja tentando “mostrar serviço”. De qualquer forma, é uma proposta ótima para o Futebol. Não por causa de erros de arbitragem, mas porque erros são propositais em diversas ocasiões, ondem invariavelmente favorecem ao time da beira da Lagoa, o Flamengo. Os protetores do time vermelho e preto, já subiram nas tamancas de tanta raiva. Imagine o que não deve estar sapateando Renato Maurício Prado…

Mas são outros atuantes da FlaPress que decidiram botar a cara pra fora da janela e gritar contra essa tentativa da CBF de acabar com os erros dos juízes.


Arnaldo Cezar Coelho, Leonardo Gaciba e Renato Marsiglia, comentaristas da TV Globo, são contrários à ideia. Ora, onde já se viu, acabar de uma vez por todas com a ascensão do Flamengo numa competição? Se a FIFA disser que sim, o Flamengo corre o risco de ser rebaixado à Série B do Brasileiro, a qual já está devendo 3 participações com os salvamentos de 1987, 2002 e 2013.

Os três comentaristas podem até ter razão em suas argumentações. Afinal, podem ocorrer situações complicadas ao longo de uma partida e parar a mesma para analisar um lance, pode trazer insatisfação do torcedor. Mas nenhum dos três analisa com bom senso.

Arnaldo César Coelho chega a ser infantil ao argumentar:

O time vai atacando, tem um lance de pênalti, o juiz não marca, a defesa sai no contra-ataque, e aí o juiz para o jogo porque recebeu uma ordem para tirar a dúvida do lance que aconteceu. Imagina a confusão. Vira uma bagunça.

Arnaldo só não entende que a “ordem” será dada por alguém que viu que houve irregularidade. Se houve, a irregularidade, tem mais é que parar a partida mesmo, ora porra. A tentativa da CBF não é usar a tecnologia para tirar dúvidas, mas sim, para evitar erros claros.

Gaciba faz parecido, mas pensa que o torcedor é um completo idiota, vejam:

Eu gostaria da tecnologia para salvar árbitros, mas dizem que vão usar o princípio de não-interrupção. Aí caio na área, o time puxa um contra-ataque e sai o gol. Aí anula o gol? Volta o pênalti? O público está preparado para isso? É esse o futebol que queremos?

Primeiro de tudo, que pênalti? Já está confundindo as coisas. Mas se fizermos o oposto, ou seja, questionarmos Gaciba, a coisa parece mudar de figura e faz sentido para o torcedor:

Gaciba, se você cair na área, e for pênalti, mas o juiz não marcar, e o time puxa um contra-ataque e sai o gol, não é correto afirmar que esse gol nasceu de uma jogada irregular? Então tem que anular o gol, sim, idiota. O torcedor estará preparado para isso sim! Quem não estará preparado para isso são os torcedores do Flamengo. E com certeza, esse é o Futebol que queremos.

Marsiglia chega a questionar que poderá não ser a Globo quem vai gerar as imagens para o árbitro da TV:

Quem gera a imagem? Tem uma pessoa por trás disso. Aí uma emissora comercial vai gerar a imagem para o árbitro de TV? É um absurdo.

Nenhum dos três comentaristas propuseram soluções para tais dilemas que podem acontecer. Não podem. Não pensam. Mas é certo uma coisa. A CBF fez um pedido que ela mesma sabe que não vai à frente. A FIFA não aceitará tal sugestão. A CBF está apenas colocando panos quentes num problema muito maior.

Mas seria interessante ver o que CBF e Globo fariam para não utilizar tal artifício, de seu próprio desejo, caso a FIFA dissesse sim.

Ah, FlaPress… Tá todo mundo vendo você.

Postada por Aqipossa Informativo. Você pode receber as próximas postagens do Aqipossa assinando gratuitamente nossa NEWSLETTER.

Divulgue esse artigo