A saúde do Futebol depende dele se libertar da Rede Globo! O Futebol NÃO é vermelho e preto! A FlaPress existe! Sem ter quem
    acredite nela, a mentira não anda. Combata a FlaPress repassando a verdade que você já sabe para amigos NÃO flamenguistas.
Data da publicação: quarta-feira, 15 de abril de 2015
Postado por Aqipossa Informativo

O torcedor flamenguista precisa acreditar em mentiras para o mundo dele fazer sentido


Na matéria “FlaPress - Distorção dos fatos, má vontade, manipulação e hostilidade”, falamos do raciocínio que flamenguistas têm, mesmo quando esses aparentam ter mais raciocínio que os demais. Coisa rara. Muito rara, mesmo! A matéria toma por base o comentário de Leandro Nunes Oliveira, um flamenguista que lê o Aqipossa.

No entanto, o Aqipossa não conversou exatamente com Leandro. Apenas o usamos como exemplo para nossos leitores, baseado nos pensamentos dele, para mostrar como pensam errado. Como Leandro continuou com a conversa, na verdade, falando sozinho, aproveitamos para mais uma vez deixar claro o que é o flamenguista, tomando mais uma vez como base, as palavras de Leandro Nunes Oliveira. Veremos a essência flamenguista presente em todos. Mesmo que quase despercebida. (As imagens são partes do comentário de Leandro, retiradas do e-mail de notificação do Aqipossa. )


Um grupo grande, bem grande. Flamenguistas são em sua maioria, torcedores de conveniência. Se é bom para o Flamengo, então é verdade, se não é, então é calúnia, provavelmente “desses invejosos antis”. Quando incluímos Leandro entre estes, é por pura aplicação da afirmação acima. Conveniência... Não conhecemos Leandro para analisar a pessoa que ele é. Mas como torcedor, podemos concluir isso, baseado no que lemos dele.

Sim, o espaço é do Aqipossa. Escrevemos o que queremos, mas tudo fundamentado. Atacar um inimigo inadvertidamente é dar à ele sua própria defesa. A calúnia só pode ser uma coisa: Mentira. Quando for verdade, já deixa de ser calúnia para ser afirmação. Aqui no Aqipossa há mais de 2000 postagens. Não necessariamente com “provas” contra a FlaPress, mas com material suficiente para analisar e perceber que ela, a Imprensa, prefere ocultar o que é ruim sobre o Flamengo. E que Leandro se dê por satisfeito de não chamarmos essa merda de time de Flamerda. Opss…

O Aqipossa é sim, radical. Não mostramos fatos que a mídia esconde pra pedir opinião dos leitores. Estamos mesmo mostrando o que é escondido e isso feito, é um fato, não uma opinião. Quem não gostar do que ler, que faça questão de se excluir. O Aqipossa NÃO é feito para flamenguistas, como Leandro, ou como a maioria, os mulambos. Se ele acompanhou, ou deu uma rápida olhada no blog, já deve ter percebido por exemplo, a dedicação que tem Ricardo Carlos em querer dar exemplos de como é inútil dialogar com um flamenguista comum. Aliás, comum e estúpido.


Sim, concordamos que parte da Imprensa esportiva é uma merda. Só que o Aqipossa acha que a parte que é uma merda está por volta dos 90%. Mas os exemplos dados por Leandro, de notícias contra o Flamengo, farão outros leitores rirem. Existe um abismo GIGANTESCO entre notícias de demissões, peidos, chacotas e afins, para as matérias voltadas aos rivais, onde por exemplo, em vésperas de clássicos, notícias de “crise” nos adversários aparecem, e notícias de motivação para o Flamengo surgem. É de dar pena, pois é tão certo quanto 2+2 ser igual a 4, se bem que para 90% dos flamenguistas, é igual a 5.

Os preços dos ingressos foi alvo da mídia simplesmente porque defendiam o torcedor do Flamengo. Foi amena nos demais, porque literalmente, FODA-SE os adversários. Carinho, bajulação e zelo, só para com os flamenguistas. Notório. Proteção, proteção, proteção!

Andrade foi demitido injustamente, com certeza. Ainda falam dele. Leandro diz. Não notamos mais. Mas cadê os outros técnicos campeões por outros clubes demitidos? Onde estão as matérias sobre Ricardo Gomes por exemplo, perguntando a ele se ele se sente injustiçado pela torcida do Flamengo ter gritado “Uh! vai morrer” no jogo em que ele realmente quase morreu do coração e foi socorrido às pressas e internado por algumas semanas?

Ainda falavam de Andrade após a demissão? Não seria porque queriam pedir à torcida rubro negra que forçassem a demissão do técnico atual em cada momento? E a torcida nem percebe isso. É ponto de vista, dirão flamenguistas como Leandro. Mas plausível? Para torcedores não flamenguistas, mais que certo.


Leandro entendeu errado a FlaPress. Não é termo. É FlaPress mesmo. Ela existe. É um nome. É um nome porque ela existe. Termo dá a impressão de ser provisório, ou uma nomenclatura para algo que ainda não se conhece, não se sabe se existe, se é imaginação… FlaPress não é esquema de favorecimento, não é aliada em outras esferas. FlaPress é Imprensa. É manipulação de ideias. É ocultar o que as esferas superiores, aliadas a cada esquema, fazem para beneficiar o Flamengo. É também não deixar que pensem que mesmo ao acaso, um erro que favoreça o Flamengo seja visto para que não entendam que possa existir de fato, um esquema. Mais ou menos assim: “Não chame a atenção para a verdade, não mostre isso...

Não é tudo proposital. Nem todo erro que ajude o Flamengo é esquema. Se assim pensasse o Aqipossa e os torcedores que nos acompanham, seria melhor apagar o blog todo. O radicalismo do Aqipossa não é nessa direção. Chamamos a atenção dos torcedores, por exemplo, quando acusam o Flamengo indevidamente. Tentamos mostrar que acusar errado é andar pra trás. Por exemplo, tem torcedor que diz que o Flamengo venceu a Libertadores porque não tinha times argentinos nem uruguaios, mas na verdade, eles estavam lá, só não calhou de nenhum deles enfrentar o Flamengo na competição. Outros dizem até que a Argentina não enviou representantes para a competição porque estavam em guerra com a Inglaterra lutando pelas Malvinas. Que idiotice. A guerra foi em 82 e a Libertadores em questão foi em 81 e mesmo assim, não evitariam enviar seus times, como não o fizeram em 1982, quando o River Plate participou. Claro que justamente nesse ano, o Flamengo enfrentou na segunda fase da competição, só time argentino e uruguaio. Foi eliminado por eles.

Isso significa que por conveniência, o torcedor não pensa, não analisa, não vai em busca de informação. Prefere aceitar o que mais se encaixa na sua necessidade para tornar um desejo em verdade. Assim são flamenguistas em sua esmagadora maioria. Inclusive Leandro.


Nenhum clube de Futebol é isento de culpa de coisa alguma. Todos tem em suas administrações, situações expostas e facilmente entendidas como não convencionais. Nisso, vai do levar vantagem com empresários de jogadores, ao ficar rico com desvios do dinheiro do clube. Tudo impossível, não fosse o próprio clube. Mas isso são coisas internas. Afetarão o clube diretamente, mas não o torcedor. Pelo menos não imediatamente. O que o Aqipossa tem por finalidade é mostrar a parte externa desse levar vantagem. A parte que ludibria o torcedor, que engana o povo, que o faz torcer por um ano inteiro e no final, só um torcedor vai comemorar e ainda por cima dizer que “roubado é mais gostoso”.

Nenhum clube, além do Flamengo, por mais que Leandro goste dele, tem tantos asteriscos em sua história quanto o clube da beira da Lagoa. São tantos ocultados, que mais que dobrariam o que já são conhecidos. Bem mais. E todos são dolosos para os torcedores adversários. Não há explicação, por exemplo, para o fato de que até a década de 60, sem a força do dinheiro no Futebol, como há hoje, o Flamengo fosse a quinta força no Estado, mas após a Globo agir com dirigentes do Flamengo, Walter Clark, pra citar um, justamente no final da década de 60, o Flamengo tenha subido em títulos, dúvidas, asteriscos, polêmicas e nada é relatado. Uma imprensa medíocre ou participativa, que evitou, por exemplo, continuar chamando, de Copa Européia-Sulamericana, como fez com Cruzeiro e Santos, para com o Flamengo, passar a chamar de mundial?

O Globo, 12 de Outubro de 1962

1980 é a década do Flamengo? Como? O primeiro título em 80, o último em 83 e a década foi do Flamengo com apenas 3 anos em 10? E as papeletas amarelas em 86? Faz parte da década de 80 do Flamengo também, mas NUNCA será falado na FlaPress.

O Globo, 5 de Outubro de 1986

Não, o Flamengo não está sempre protegido. Só quando a notícia não se espalhou e nenhum outro meio jornalístico fica sabendo. Nem tudo que ele ganha é armação. Mas a paixão é artificial, com certeza. Se o flamenguista acredita em coisas que não existe, ele não pode ter paixão real. Zico não representa nada para o Futebol brasileiro que possa se encaixar na história útil do Futebol. Em 79 só teve um torneio mas se consideram BI em um ano, para chegar ao TRI com o de 78. A Libertadores só surgiu com a ajuda escandalosa de José Roberto Wrigth, Os títulos brasileiros dos anos 80 foram com escabrosas ajudas contra Grêmio, Atlético-MG e Sport Clube de Recife.

1987 não foi como se contou para eles e a CBF não inventou cruzamento nenhum depois, mas sim, antes. A competição pelo Módulo Verde teve início num dia, que hoje, é fácil de guardar: 11 de Setembro de 1987, uma Sexta-Feira. Dois dias depois, em 13 de Setembro, um Domingo, começava o Módulo Amarelo. Em 8 de Agosto de 87, portanto, mais de um mês antes, a CBF já defendia a realização do seu campeonato contra o do Clube dos 13.

Antes do início da competição, o Clube dos 13 preferia chamar de Grupo B, o Módulo Amarelo. Posteriormente, quando a briga entre eles e a CBF engrossou, passaram a diminuir os demais clubes chamando o tal Grupo B, de segunda Divisão.

Jornal do Brasil, 8 de Agosto de 1987

2009 teve ajuda escancarada de Corínthians e dos reservas e juniores do Grêmio na última rodada e bajulada pela FlaPress que converteu isso em “rivalidade” de torcidas. Ninguém vai esquecer o “entrega pro Fla pro Inter não ser campeão”, como pediam os gremistas. Lamentável…


Capitão Leo, a esposa de Marcelo de Lima Henrique, “roubado é mais gostoso”, 33cm, impedimento aos 46 do segundo tempo, esquema de pênaltis pra fugir do rebaixamento, esquema Portuguesa em 2013. Não ver nada disso faz o torcedor rubro negro acreditar em algo que não é verídico. Sim, a torcida é fortemente induzida e por tanto, ARTIFICIAL.



Não nos igualamos à ela. Ela é o consumo de informação falsa e nós, a fonte de informação verdadeira. A compreensão de Leandro, de que nos igualamos a ela é também baseada no fato de que o que ele vê sobre o esgoto da Gávea não é real. Se fosse, com certeza se envergonharia e não diria pra ninguém que torce pro Flamengo. Alias, a suposição de que o Flamengo tem a maior torcida do Brasil é justamente para isso. Se sentem mais confortáveis, mesmo tendo motivos de sobra para se envergonharem. Não faz mal descartar a verdade, desde que todo mundo faça o mesmo. A maioria atrai mais e mais… Do mesmo.

Mas os comentários de Leandro não foram suficientes em uma única leva. De tão grande sua certeza nas mentiras que acredita, precisou de mais um comentário. (Cada comentário inicia com uma pergunta, feita pelo Aqipossa na resposta à Leandro na matéria “FlaPress - Distorção dos fatos, má vontade, manipulação e hostilidade.)


Ao contrário do que pensa Leandro, o torneio entre o campeão europeu e o campeão sulamericano não era um Mundial e sim, uma Copa Européia-Sulamericana.


A FlaPress chamou de mundial quando o Flamengo foi ao Japão, jogar contra o Liverpool, do goleiro que foi condenado na Inglaterra por aceitar dinheiro como suborno, para entregar os jogos. Bruce Grobbelaar foi e sempre será o asterisco do amistoso ganho pelo Flamengo no Japão.

Livro Investigative Journalism de 2000 - Página 324

Livro Tort and Insurance Law - Página 161

Os torneios serem organizados entre as maiores potências da época, não faz deles um mundial, assim como os Torneios de Paris, de Caracas, a Copa Rio, a Rivadávia Correa Meyer, a Pequena Taça do Mundo, entre outras, sumariamente excluídas da Imprensa nessa ideologia de “reunir as maiores potências do futebol”, afinal, eram na sua grande maioria, um torneio de 4 europeus e 4 sulamericanos. Mas NÃO HÁ EXPLICAÇÃO PARA NÃO MOSTRAREM ISSO AOS TORCEDORES DOS TIMES VENCEDORES!

Screenshot_1.png
Correio da Manhã, 26 de Junho de 1951 (Copa Rio)

Screenshot_2.png
Correio da Manhã, 28 de Junho de 1951 (Copa Rio)


Não é bom senso dizer que o Flamengo foi campeão de 87. Mas é sim, pra torcedores que preferem a conveniência. (Olha aí) Bom senso seria informar a verdade, já que 16 outros clubes, disputaram o mesmo campeonato, com chances iguais de chegarem onde chegaram Sport e Guarani, e serem no final, considerados como clubes de otários. Disputaram uma competição que nada valia? Pra que regulamento, não é mesmo? O mesmo regulamento que a CBF, em 14 de Abril de 2010, anunciou para todos, declarando Sport como o legítimo campeão, e citando o Artigo 6º, Parágrafo 2ª do regulamento, comprovava que o quadrangular era mesmo previsto no regulamento inicial. Bom senso? Não nos faça rir, Leandro.

Não… O Aqipossa não mudaria de opinião por ser outro clube o vencedor de 87. Não haveria discussão. Sendo outro, se não o Flamengo, a Imprensa nada falaria e o Sport poderia ser campão brasileiro em paz. Não sendo o Flamengo, a FlaPress nem contaria o torneio. Não sendo o Flamengo, teríamos tido o Quadrangular. Não sendo o Flamengo, nada vale pra FlaPress. A não ser que o Sport Recife, vencesse o Quadrangular, daí, o time não-Flamengo, seria motivo de chacota.


O Aqipossa é justo. Não importa o que pensem os flamenguistas. O problema é que no blog não tratamos de outros times, e sim, de mentiras que favorecem o Flamengo. Não há lugar aqui para falar de polêmicas com outros clubes, a não ser que a FlaPress as transforme em mentiras e as use para denegrir o time em questão. Aqui tratamos de mostrar o que não é, daquilo que a FlaPress diz que é, e mostrar o que é, daquilo que a FlaPress diz que não é.

O problema da ligação dos vice campeonatos com o Vasco é que psicologicamente, tanto o time, quanto o torcedor, ficam alterados de seus comportamentos normais. O time tende a ficar nervoso com medo do que a Imprensa nefasta falará se não for campeão e a torcida tende a não comparecer por receio de, em caso de “mais um vice”, estar perdendo seu tempo torcendo para o time.

Não há matérias na Imprensa que contabilize e mostre ao torcedor, quais de fato e quantos, foram os vice do Vasco e do Flamengo. Isso se deve que se for feito esse levantamento, constatarão a mentira flamenguista.


Não! A Imprensa diz, de fato, que o Fluminense foi beneficiado 3 vezes. A FlaPress diz que o Fluminense é o time do Tapetão. Ela, como portadora da informação, não explica absolutamente nada sobre o que ocorreu nas ocasiões em que o time escapou do rebaixamento. Recomendamos o livro Pagar O Que? para que se conheça a verdade.

Não! A Imprensa não faz piada, achincalha e zomba do Flamengo. As mazelas do time da beira da Lagoa são dadas como notícias, pura e simples. Dos outros, tem até chamada no site para os tradicionais “vira gozação na web” e coisas do tipo. O torcedor não flamenguista não se engana. Mas Leandro parece ser como qualquer flamenguista, pois ele acredita mesmo que o tratamento da mídia é igual, tanto para os demais times, quanto para o Flamengo.


Leandro fala que “erros de arbitragem, que favoreceram esse ou aquele, sempre aconteceram”... É piada mesmo, acreditem. Erros que favoreceram o Flamengo em 2008 e 2009 no Carioca vieram desde as semi-finais. Esquecem, os flamenguistas, que o Vasco foi privado de ir à final com um toque de mão do zagueiro do Flamengo na área nos minutos finais do segundo tempo?

Esquecem, os flamenguistas, que Juan deu uma rasteira em Maicossuel, o retirando não só do jogo, mas da segunda partida da final e Juan sequer levou cartão amarelo, mesmo tendo tido um comportamento mais que anti desportivo, complementado com o dedo na cara do jogador do Botafogo? Alias, nem na cara foi, pois o mesmo estava caído de cara no chão.

http://globoesporte.globo.com/GMC/foto/0,,20561259-EX,00.jpg

Esquecem, os flamenguistas, o pênalti não marcado em Jorge Henrique cometido pelo goleiro do Flamengo numa das finais do TRI?

Esquecem, os flamenguistas. Leandro esqueceu. Leandro é igual aos outros. Não importa o que diga, o quanto escreva educadamente, o quanto demonstre ter afinidade para conversar sobre Futebol da maneira que deve ser. Suas conclusões são baseadas em informações falsas, recebidas da própria FlaPress. Leandro, assim como qualquer outro torcedor do Flamengo, transforma em simples, o que é complexo. “Erros acontecem para todos” é simplificar demais a complexa evidência da proporção dos benefícios para o Flamengo de 50 pra 1, 100 pra 1, 200 pra 1, etc, etc, etc...

Quanto à 1989, é infantilidade acreditar que o Botafogo foi campeão por causa de Maurício e seu gol “irregular”. Além de ter sido um lance como tantos outros que já vimos e nunca são marcados como faltas, o gesto de Maurício foi na entrada da área e Leonardo foi cair nas redes. Esqueceu, Leandro, que o Flamengo não seria campeão se o juiz anulasse o gol de Maurício?

O Botafogo tinha a vantagem do empate na soma total dos pontos nos dois turnos, e com um 0x0 naquele 21 de Junho, levaria a decisão para o Domingo, dia 25 de Junho de 1989. Ainda assim, outro empate daria o título, ainda invicto, ao Botafogo. Esqueceu até, que se o Flamengo vencesse em 21 de Junho, dia 25 teria outro jogo.

Nos faz gargalhar todos os flamenguistas ao querer justificar o injustificável.


Não importa por quantos pares de mãos somos escritos, mas sim, por quantos pares de olhos que nos leem. De todos os olhos que aqui se fixam, não temos a intenção de atrair os dos flamenguistas. Não falamos para eles. Não queremos convencê-los. Não queremos alertá-los. Não queremos que mudem uma vírgula do pensamento que eles tem. Não falamos sobre o Futebol que eles acham que existe. Não vivemos no mundo ilusório que eles vivem.

Não sabemos se Leandro virá de novo, se vai ler a resposta, se vai gostar, ou não. Não sabemos e nem nos interessa. De qualquer forma, agradecemos a forma como se conversou aqui. Quisera todos os Marcelinos Dantas e Ricardos Carlos fossem assim.

Todavia, por incrível que pareça, por não estarmos falando sobre o mesmo assunto, a conversa acaba aqui.

É fim de papo.

Postada por Aqipossa Informativo. Você pode receber as próximas postagens do Aqipossa assinando gratuitamente nossa NEWSLETTER.

Divulgue esse artigo