A saúde do Futebol depende dele se libertar da Rede Globo! O Futebol NÃO é vermelho e preto! A FlaPress existe! Sem ter quem
    acredite nela, a mentira não anda. Combata a FlaPress repassando a verdade que você já sabe para amigos NÃO flamenguistas.
Data da publicação: segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015
Postado por Aqipossa Informativo

Saiba porque o Fluminense não tem que pagar nenhuma Série B


Este é um guest post por Paulo-Roberto Andel, do Panorama Tricolor

PAGAR O QUÊ? - Ano 1

Há exatamente um ano, era lançado com grande sucesso um dos livros mais instigantes que já li sobre futebol - e, para minha sorte, não somente participo dele como coautor, mas posso dizer que sua produção se deveu em parte por insistência minha, felizmente.

Tudo começou em dezembro de 2012, numa rodada de pizzas da Parmê do Largo do Machado com João Garcez. A genial sacada do Luiz Alberto Couceiro: precisávamos fazer alguma coisa contra a perseguição midiática, além de fugirmos de certo lugar comum dos livros de futebol, várias vezes vinculados a vitórias e conquistas. Que tal sacanear a história boboca de "Pague a Série B?", com toda a classe?

Silêncio na mesa e olhares.

Minutos depois, eu deixei de lado os dois livros que escrevia à época e avisei aos amigos: iríamos fazer aquilo de qualquer jeito, no dia seguinte eu já mandaria o começo da minha parte e estava feito. Não tínhamos editora. E daí? Isso era irrelevante no processo. Dias depois, convidamos outros craques tricolores e fizemos "Pagar o quê?" como um projeto coletivo. Em dois dias escrevi a parte que me cabia.

Os meses se passaram e, por diversos problemas, acabou que o livro foi lançado em meio ao massacre midiático que o Fluminense sofria da imprensa esportiva país afora, parecendo ser uma resposta imediata àqueles detratores, quando na verdade estava pronto bem antes (apenas incluímos o caso Flamenguesa). Um momento bem difícil.

Hoje faz um ano da nossa grande festa na chamada Blooks em Botafogo, com centenas de amigos e pessoas que incentivam o nosso trabalho. Um ano do dia em que a banda podre da imprensa esportiva engoliu uma espinha gigantesca. Um ano da felicidade que tivemos pelo lançamento de um livraço que remete a quase 40 de futebol no Brasil e mexe com temas desconfortáveis. Depois, amigos nos ajudaram a fazer maravilhosos lançamentos em Brasília e Rio das Ostras. A homenagem do Flu, linda e dignificante.

"Pagar o quê?" correu o Brasil, incomodou redações e naturalmente foi boicotado - bastando a coragem de Marcello Vieira para divulgá-lo e torná-lo conhecido, além do verdadeiro show de Marcelo Janot no Sportv. O boicote não impediu seu sucesso, sua enorme importância na discussão da história do futebol brasileiro e o principal: a satisfação dos coautores ao participarem dessa empreitada. Uma empreitada de amigos em prol de uma causa. Os fraternos aplaudiram, os recalcados destilaram mágoa pelos cantos.

São muitos nomes para agradecer de coração. Muitos. Obrigado por tudo, por estarem aqui. Uma estrada interminável.

Pagar o Quê? Respostas À Maior Bravata da História do Futebol Brasileiro - Editora Verve - 228 Páginas - Ano 2014 - ISBN: 9788566031577

Compre na Americanas
Compre na Livraria Cultura
Compre na Saraiva

Postada por Aqipossa Informativo. Você pode receber as próximas postagens do Aqipossa assinando gratuitamente nossa NEWSLETTER.

Divulgue esse artigo