A saúde do Futebol depende dele se libertar da Rede Globo! O Futebol NÃO é vermelho e preto! A FlaPress existe! Sem ter quem
    acredite nela, a mentira não anda. Combata a FlaPress repassando a verdade que você já sabe para amigos NÃO flamenguistas.
Data da publicação: quinta-feira, 21 de agosto de 2014
Postado por Aqipossa Informativo

É escandaloso, vexatório e anti-esportivo!


Este é um guest post por Daniel Gustavo, leitor do Aqipossa.

O que a Globo fez na transmissão do jogo do Fluminense ontem à noite (20/08/2014 - 16ª rodada) foi um absurdo. A todo momento interrompendo para mostrar lances do jogo do Flamengo, como se fosse uma decisão de campeonato. Aliás, nem decisões de campeonato tiveram tanta ênfase assim.

O padrão da Globo é não mostrar nada dos outros jogos antes do intervalo e mostrar os melhores momentos ou apenas os gols no “Show do Intervalo”. Depois, no segundo tempo, passa a mostrar os gols que acontecem, aproveitando as paradas do jogo, geralmente nos tiros de meta. E quando um jogo acaba antes de outro, as vezes mostra os instantes finais do outro jogo.

Com o Flamengo - o mais ajudado e o preferido da Globo - o padrão é completamente diferente.
Os caras pararam o jogo, para mostrar, entre outros, replay de cobrança de falta que explodiu na barreira; para mostrar o técnico conversando com o jogador que iria entrar em substituição; para mostrar chute com defesa do goleiro... Era quase uma transmissão paralela, não interrompendo apenas em lance de bola parada. Se um dos times estivesse trocando passes no campo de defesa, já era suficiente para interromper a transmissão.

Perfis no Twitter como Humor Esportivo, Canelada FC e Cartola FC, estavam utilizando o fato para fazer piadas, de tão ridícula a situação naquele momento.



A situação atual do futebol brasileiro é vexatória. Tão absurdo quanto a CBF não dar atenção alguma à organização do futebol brasileiro e de seu principal campeonato, é esse papel ser repassado à Globo, que além de escancarar sua preferência, interfere diretamente no “balanceamento” financeiro do futebol brasileiro, levando essas preferências à principal fonte de financiamento dos clubes brasileiros, que é a divisão de cotas de transmissão.

É escandaloso, vexatório, anti-esportivo. E ninguém cita esses absurdos como obviamente um dos motivos para nossa trilha até a catástrofe do 7x1.

A Globo tenta sustentar a partir de apenas um - e questionável - critério, dois clubes de sua preferência. Sendo que um deles, o Corinthians, se fortalece, e o outro torra milhões em administrações desastrosas e cultura organizacional que contrasta com qualquer análise de eficiência administrativa e esportiva.

Qualquer clube com histórico de ajuda financeira do Flamengo, com fortes e históricos patrocínios estatais, com pesado suporte financeiro e de mídia do “quarto poder” (que implica diretamente em publicidade e marketing) , já teria domínio absoluto em seu país - quiçá em seu continente, considerando a importância e pujança financeira do Brasil no mercado sulamericano.

Isso se reflete em qualquer outro país onde verificamos desequilíbrio de aporte financeiro compatível. A maioria deles, por outro lado, busca corrigir esse desvio com fair play financeiro, divisão de cotas de transmissão mais igualitário, baseado em um maior percentual em cotas iguais, e outros dois percentuais baseados em mérito esportivo e audiência.

Portanto, vale ainda deixar claro que o desempenho esportivo do Flamengo, diante de tão favoráveis suportes financeiro e de mídia é simplesmente RIDÍCULO - o que escancara ainda mais a manipulação financeira do futebol brasileiro, pois prova que a questão passa mais pela simples preferência clubística familiar que pelo custo x benefício do investimento.

Tudo indica que tal investimento direcionado a outro clube mais organizado ou - o que seria mais justo - de forma mais igualitária, daria mais retorno através do real produto - que é o campeonato, o futebol brasileiro em si. Entretanto, a manipulação financeira mostra que não quer o bem do campeonato brasileiro, nem do futebol brasileiro - é apenas para favorecer o clube de coração de uma família.

Daniel Gustavo nos enviou este texto pelo Fale Conosco. Faça como ele e fale conosco!

Nota do Aqipossa:

Com certeza a Globo, hoje, diante do que temos visto e de que já sabemos da falência do Futebol brasileiro, está tentando sugar o máximo que consegue antes de largar de vez de mão o Futebol. Sugar o que pode, enquanto dá, como se fosse um desses vermes que come vivo seu hospedeiro. Após a morte do hospedeiro, vai embora para longe deixando a carcaça. Aliás, carcaça podre e fétida o Flamengo já é.

Divulgue esse artigo

Postada por Aqipossa Informativo. Você pode receber as próximas postagens do Aqipossa assinando gratuitamente nossa NEWSLETTER.

Divulgue esse artigo