A saúde do Futebol depende dele se libertar da Rede Globo! O Futebol NÃO é vermelho e preto! A FlaPress existe! Sem ter quem
    acredite nela, a mentira não anda. Combata a FlaPress repassando a verdade que você já sabe para amigos NÃO flamenguistas.
Data da publicação: quarta-feira, 27 de novembro de 2013
Postado por Aqipossa Informativo

A Torcida Arco-íris e as mentiras da Flapress

"Já liguei a TV pra secar o bacalhau." 

Amados irmãos vascaínos do Brasil e do Mundo, quanto tempo né?!!!

A frase acima, foi uma mensagem de texto que recebi recentemente de um amigo flamenguista na véspera de um jogo do VASCO.

Os momentos decisivos estão chegando e é normal que as rivalidades fiquem mais à flor da pele. Você com certeza vai torcer pelo seu time e de preferência pelo insucesso do seu rival.

Essa rivalidade, sem violência, faz parte do futebol. No nosso caso, continuaremos apoiando o VASCO e de quebra torceremos por mais um vice da mulambada. 

E claro que quando você manifestar a sua torcida do contra, vai ouvir do seu amigo mulambinho aquela historinha de sempre, torcida Arco-íris, a inveja de todos contra o mengão, etc... 

Para quem não sabe, o termo arco-íris é usado pelas torcidas para justificar a união de outras torcidas contra o seu clube. O uso do arco-íris como referência é pelo fato de unir em um mesmo momento várias cores possíveis, uma alusão à união das cores dos clubes no momento da torcida do contra.

No fundo são as mesmices ideológicas da Flapress. E aí, para combater as mentiras da Flapress, só as verdades do AQIPOSSA. Então vamos lá.

A primeira desculpa que seu amigo mulambo usa para justificar o termo torcida arco-íris é: Sempre foi assim, vocês começaram, todos tem inveja do mengão...

Claro que ele está, mais uma vez, enganado. E o AQIPOSSA mostra o porquê.

As rivalidades dos clubes do RIO começaram no remo e passaram para o futebol. O primeiro registro de união da torcidas contra um clube foi em 1923.

Todos já sabem da história do VASCO em 1923, se não sabem, podem pesquisar depois. O VASCO era o time que vinha da segunda divisão e havia vencido todos os grandes em uma campanha invejável. 

1° Turno:
VASCO 3 X 1 Botafogo
VASCO 3 X 1 Flamengo ( 1° Confronto )
VASCO 1 X 0 América
VASCO 1 X 0 Fluminense.

2° Turno:
VASCO 3 X 2 Botafogo 

Não vou escrever sobre o campeonato de 1923, mas coloquei o resultado das partidas para entrarmos no contexto do que representava vencer o VASCO naquele momento.

O time de portugueses, negros, pobres, operários, suburbanos e da segunda divisão, havia vencido todos os grandes e acabaria sendo campeão.

Após a vitória contra o Botafogo, viria o 2° confronto contra o Flamengo e não dava mais para esperar. O VASCO precisava perder. Eram todos contra o VASCO, mas quem vai levantar a bandeira arco-íris é a mulambada. 

"E era o time da mistura que estava na frente do campeonato, sem uma derrota. Tinha de perder, pelo menos uma vez." Pág 124 – O negro no futebol brasileiro - Mario Filho.

"Era a semana do VASCO e Flamengo, transformado em um autêntico Portugal e Brasil. Todos os jornais atiçavam o Flamengo..." Pág 123 – Mario Filho. 

Qualquer semelhança com a Flapress é mera coincidência.

Nesse caso, a torcida arco-íris faz a sua primeira aparição no futebol carioca, em um jogo do VASCO contra o Flamengo. Veja como foi. 

"Quando acabou o half-time (primeiro tempo) muita gente ficou namorando o placar, Flamengo dois, VASCO zero. Gente do Flamengo, do Fluminense, do Botafogo, do América. O Flamengo deixara de ser um clube, um time, eram todos os clubes, todos os times, o futebol brasileiro..." Pág 124 – Mario Filho. 

Mario Filho pode até estar exagerando, mas está claro que já temos aí um bom exemplo da torcida arco-íris.

É a Gênese da torcida arco-íris, do todos contra um. Nesse caso, ela nasce para torcer pela derrota de um rival, derrota em apenas uma partida. 

Aliás, essa é uma característica da ação da torcida arco-íris. O campeonato tem 600 jogos e ela normalmente aparece em apenas uma partida, muitas vezes decisiva. É silenciosa e contida na maior parte do tempo, mas é oportunista. Aguardando o melhor momento para aparecer. O comportamento típico, por exemplo, de um urubu esperando a morte da presa para atacar.

O tempo avança e em 4 de Maio de 1980, a torcida arco-íris marca presença novamente. Dessa vez a partida nem é tão importante assim para o campeonato, mas para os vascaínos. Marcava o retorno do ídolo Roberto Dinamite para o VASCO, após uma passagem pela Espanha. 

O jogo é válido pelo Brasileirão e o adversário é o Corinthians. A mulambada faz a partida de abertura, quem é mais antigo, vai lembrar que antes das partidas principais haviam partidas chamadas de preliminares. Nesse caso, o Flamerda enfrentou o Bangu. É importante colocar o contexto, pois podem dizer que eles não torceram contra, mas que estavam no estádio e aproveitaram a oportunidade.

Mas na verdade, foi uma exibição típica da torcida arco-íris. A Flapress, claro, chamou o movimento de FLA-Fiel. Foi a união das torcidas do Flamengo e Corinthians contra o VASCO. 

Na preliminar, a mulambada sofre pra ganhar do Bangu, apesar do placar de 3x0. Os gols só saíram no segundo tempo e, mesmo assim, dois deles a partir dos 36 minutos. Tita, o carrasco de 87, fez os três gols. Usando o anacronismo e a paixão, podemos dizer que esses gols também foram do VASCO, pois Tita, depois se declarou vascaíno. Já era um sinal de que a torcida arco-íris iria sofrer mais ainda.

Se em 1923 Carlito Rocha nos tirou a Vitória, em 1980 Dinamite extrapolou.

No campo, show do time principal: O VASCO. Roberto marcou 5 gols e deixou a nossa imensa torcida bem feliz,  de quebra bate o recorde de gols em uma mesma partida. Recorde que hoje pertence ao Edmundo (6 gols).

Veja como a Flapress destacou a derrota da "Fla-Fiel".



Precisa comentar? O que vemos é que na verdade a iniciativa de torcer contra, como diz a Flapress, não começou em torcer contra o Flamengo e sim contra o VASCO. E que não foi por inveja do Flamengo e sim pela inveja de ser VASCO.

No segundo caso , vemos que a união da Fla-Fiel já era o reflexo dos interesses obscuros da Flapress.


E tem mais da torcida arco-íris. A partir de agora, o que veremos não é a união de várias torcidas para torcer contra um clube, mas a união da torcida do Flamengo com qualquer outro clube, que em momentos decisivos pudessem vencer os seus rivais do Rio de Janeiro.

A fórmula é simples: Somar as cores preto e vermelho com qualquer outra cor, para formar o Arco-íris. Com ajuda da Flapress, a inveja é mascarada como irreverência.

São essas atitudes que acabam dando aos outros torcedores motivo para torcerem contra o Flamerda e não ao contrário. Vamos por partes.

Decisão do intercontinental em 1998, VASCO x Real Madrid. Desespero da mulambada, VASCO campeão de tudo no centenário e prestes a conquistar o Mundo. Eis que surge a Fla-Madrid.


Era o que a Flapress precisava já que o ano do Flamengo tinha sido terrível. Evaristo de Macedo,  técnico do time na época , pede para a torcida esquecer 98.



Perdemos a partida e salvamos o Natal da mulambada, mas duas coisas merecem o registro.

1. Veja que na grade de programação dos canais da TV, a Globo divulgou a partida como: Copa Toyota de Futebol, ou seja, não fala em Mundial de Clubes ou qualquer coisa parecida. A fonte é do Jornal do Brasil, mas a lista dos programas contidos na grade de programação são de responsabilidade das emissoras.


2. A atitude de ZICO. O Deus da mulambada, símbolo de profissionalismo, humildade e tudo mais. E recebido respeitosamente pelos torcedores do VASCO no Japão. Ele mesmo admite que essas polêmicas, de torcer contra, são inúteis e irreais.


Zico, como sempre, se acovardou. Vejam que antes desse encontro inesperado com os nossos torcedores, ele já havia dito que não torceria para o VASCO, apesar dele achar que seria bom a vitória de um time do Brasil.

É um Zé ruela mesmo.

A reportagem é tendenciosa à criar polêmica, (que o Zico diz serem irreais) pois não pergunta ao Bismarck, Mazinho e Jorginho (que jogaria no VASCO em 2000) se torceriam para o VASCO? Deixa prá lá... 

Segue a reportagem do grande profissional do futebol brasileiro, dizendo que não torceria para o VASCO, "um time do Brasil".


Um outro caso bem recente foi no 1° Mundial de Clubes da Fifa, que foi disputado no RIO em 2000. VASCO e Corínthians representaram o Brasil. Talvez pela humilhação de 1980, ou pelo fato de ser o Manchester, um dos melhores times do mundo naquele momento, nasceu a Fla-Manchester  e não Fla-Fiel.


Foram inclusive receber os ingleses no aeroporto, vejam que ridículo.


Poderíam ter ouvido o técnico Alex Ferguson do Manchester que disse que o VASCO dificilmente seria batido.

Mas não ouviram e o Fla-Manchester morreu com a derrota humilhante dos diabos vermelhos no Maracanã. VASCÃO 3X1. E a nossa imensa torcida bem feliz deu uma aula de civilidade e fidalgia aos ingleses, dentro e fora do Maracanã.


O que mais me impressiona é como ainda tem gente que ignora a necessidade da Flapress em estimular essas palhaçadas em cima de rivalidade. O tamanho do destaque dado a esse assunto nos jornais nos dias que antecederam os jogos é grande demais para ser simplesmente ignorado como "inúteis ou irreais".

Enfim... 

Uma das mais deprimentes ações da mulambada em formar a torcida Arco-íris foi a Fla-Sousa na Copa do Brasil de 2010. Chega a ser ridículo e digno de pena. Mas vale o registro pela ousadia da Flapress em promover essa baboseira. Segue o link:

http://www.netvasco.com.br/news/noticias15/75259.shtml 

Para fechar o desespero da mulambada contra o VASCO , vamos ao caso mais recente.
Final da Copa do Brasil de 2011. Como sempre na final, eis que surge o urubu oportunista. Dessa vez é Fla-Coxa ou Fla-ritiba. 



Sabemos o final da história. VASCO campeão e sumiço do Arco-íris. O importante é registrar, que agora essa palhaçada da Flapress já tem um canal oficial: Os jornalecos de 60 centavos. Sucesso de venda com os fracassos dos times grandes do RIO. (VASCO, Botafogo e Fluminense)

Falando em Fluminense.

Tem torcida Arco-íris contra eles também. O sucesso do Fluminense incomodou a mulambada e a Flapress. Fla-Boca , Ligas dos Urubus... 

Amigos, claro que a rivalidade faz parte da magia do futebol. Não é isso que destaquei aqui, mas sim, como a Flapress apoia essas manifestações bizarras em cima das rivalidades e sempre com destaque para a "extrovertida" torcida do Flamengo. 

É normal ouvirmos de qualquer torcedor do Flamengo que eles são invejados e "secados" pela torcida arco-íris. O que não pode ser normal é perpetuar a mentira e o objetivo do AQIPOSSA é com a verdade. 

"Parabéns ao Mengão pelo título inédito de Bi-Vice Campeão Mundial no futebol de areia." 

Encerro com a frase que enviei, por mensagem de texto, ao meu amigo flamenguista, aquele do início da postagem. 

Vento que venta lá, venta cá.... 

Um abraço fraterno.

Rodrigo Omena. 

Saudações Vascaínas.

Postada por Aqipossa Informativo. Você pode receber as próximas postagens do Aqipossa assinando gratuitamente nossa NEWSLETTER.

Divulgue esse artigo