A saúde do Futebol depende dele se libertar da Rede Globo! O Futebol NÃO é vermelho e preto! A FlaPress existe! Sem ter quem
    acredite nela, a mentira não anda. Combata a FlaPress repassando a verdade que você já sabe para amigos NÃO flamenguistas.
Data da publicação: quinta-feira, 31 de outubro de 2013
Postado por Aqipossa Informativo

Você que é sem nome, porque zomba dos outros?

Postado originalmente em 14/04/2011 - Escrito por Mauro Axlace e Lorimario Simonassi.

José, nos poucos contatos que tivemos com você, achei você uma pessoa muito sensata. Digo até que você é mais sensato do que a maioria dos torcedores de futebol de todos os times. Eu te admiro pela sua militância flamenguista. Somos iguais no amor aos nossos times de futebol. Veja bem que eu disse times de futebol. Aqui me refiro aos ídolos de vocês e aos outros ídolos.

Vocês se esquecem de um dos maiores jogadores que o Flamengo teve. Admirado pelo outro ídolo de vocês, o Zico. Um jogador chamado Dida. Você não sabe quem foi o Dida porque você é muito jovem. Ele foi um craque que botou o Pelé no banco de reservas em 1958 no jogo contra a Áustria (Brasil 3x1) e no jogo Brasil 0x0 Inglaterra. O ataque da seleção brasileira era quase todo do Flamengo. Joel era o ponta direita, Dida era o meia esquerda e Zagalo o ponta esquerda.

Mas José, você sabe o que o Dida disse no leito de morte? Ele disse: “Do Flamengo e da vida só levo tristezas”. Seguramente ele não estava falando do time de futebol que você tanto ama. Falava da instituição Flamengo. Mas vamos deixar o Dida em paz, pois já faleceu. Antes, gostaria de lembrar que no terceiro jogo de 58 o ataque da seleção brasileira, time por quem seu pai torceu, passou a ser Garrincha, Didi, Vavá, Pelé e Zagalo.

Outro dia ouvi uma história interessante. De um senhor que dizia ter três filhos. O filho homem é torcedor do Flamengo. A filha mais velha é botafoguense. A outra não gosta de futebol, mas disse ele que ela simpatizava com o Corinthians. O pai disse jamais ter comprado uma camisa do Flamengo, time dele, para dar para nenhum de seus três filhos. Sempre chegava à loja mostrava as camisas que estavam disponíveis, dizia o nome dos respectivos times e os filhos escolhiam. Lembro do pai relatar que o filho mais velho aos três anos ter escolhido inicialmente uma camisa do Corinthians. Posteriormente do Fluminense e parou na do Flamengo, onde está até hoje. Velho senhor e sábio pai. Permitiu que os filhos escolhessem.

Para não haver muitas delongas: Lembro de você ter dito que sua primeira camisa lhe foi presenteada por seu pai que era flamenguista. Ótimo. Seu pai te ama. Primeira grande diferença entre o senhor da história e seu pai. Pais devem permitir que os filhos escolham seus lazeres e orientar para fugirem de objetos e eventos desagradáveis. Provavelmente seu pai queria o seu bem. O senhor da história também para o filho dele.

Existem vários tipos de torcedores, amigo José. Você viu o que o Fred falou numa matéria aqui mesmo no AQIP? A matéria era essa aqui, clique no link para ver: 

http://aqipossa.blogspot.com/2011/02/tem-gente-que-pede.html 

No relato dele no AQIP, ele fala para o Axlace e falando para ele acabou usando a palavra Botafogo. Aí ele falou comigo. Você sabe, José, que sou botafoguense. Assim, ele abriu a conversa comigo. Pediu ao Axlace para olhar bem para o alto e ver a instituição Flamengo e respeitá-la. Gostaria que o Fred tivesse dito “time” ao invés de “instituição”.

Aí sim. É um dos seus amores. E amores devem ser respeitados. Mas quando se pede respeito à instituição que ele fala, é impossível. Como respeitar o presidente das papeletas amarelas? Como respeitar o presidente da CBF, flamenguista declarado? Como respeitar a FlaPress que faz parte da Instituição? Responda-me, José.

O seu time eu respeito. Ele tem mais títulos do que o Botafogo? Claro que tem. Tem mais torcida? Claro que tem. É a maior torcida do mundo? Para a Flapress é. Tem os maiores craques do passado e do presente? Para a FlaPress tem. Tem as cores mais bonitas do mundo? Para a FlaPress e o diário Lance tem. Não vou enumerar todos os melhores e maiores do Flamengo, pois bem sei que a lista seria interminável para a FlaPress.

Queria citar mais uma apenas: Tem a maior massa popular de manipulação esportiva do Brasil. Você já leu o livro Como Iludir o Povo? Leia. É muito interessante.

Meu bom José, assim como o Fred, você sabe que a imprensa é considerada nos meios jornalísticos o quarto poder. Os três outros são o Legislativo, o Judiciário e o Executivo. Ela é considerada o quarto poder porque é formadora de opinião. Todos nós estamos disponíveis a ela. Ela faz coisas terríveis com as pessoas. Muitas coisas. Quero chamar a atenção de apenas uma delas. Seleciona as evidências favoráveis às suas premissas.

Em política é comum tais seleções de evidências favoráveis. Sabemos de muitas. Agora vou te fazer uma pergunta: Você acredita que o quarto poder futebolístico tendo à mão um instrumental tão poderoso para manipular dinheiro e emoções, não o usaria? Se fizer, vai fazer com muitas pessoas ou com poucas pessoas? Acho que com muitas. Dá mais dinheiro. Você me entende José?

E se tiver briga? Você já viu que as pessoas menos cultas (e que não são por escolha delas, assim como a escolha da sua primeira camisa não foi sua e sim do seu pai) prestam mais atenção em crimes, brigas e baixaria? Você já observou que aquela emissora de TV está com vocês porque flamenguistas são, sem sombra de dúvidas a maioria? Você sabe que existe um programa naquela emissora chamado Globo Ciência que é apresentado aos sábados às 7h30min? A audiência lá é baixa. Eles falam de física tradicional, mecânica quântica, nanotecnologia, etc... Quase ninguém entende nada. Eu também não.

Mas sobre crimes, fofocas e baixaria somos craques. É por isso que aquelas novelas e aquele noticiário são no horário que são. Dão audiência, José. Audiência é grana. Grana é bem estar dos que a tem. Briga dá audiência, José. Briga dá audiência também em futebol. A FlaPress quer briga. Briga entre torcedores. Mesmo que seja briga com palavras.

Porque até pessoas cultas “brigam”, mas com palavras. Eles adoram uma “briga” de palavras entre políticos. Eles vão onde tem muita gente. Vão à torcida do Flamengo e instigam brigas entre torcidas. Brigas cultas. Eles instigam as pessoas a “brigarem” entre si usando os nossos queridos e amados times de futebol. O seu querido Flamengo e o meu querido Botafogo.

Mas nós não entramos na da FlaPress, José. Espero que o Fred também esteja lendo e tenha entendido. Nós queremos futebol para sermos felizes. Termos alegrias. Fred e José, nós não vamos entrar na da FlaPress. Não vamos zombar dos outros... Porque nós temos nomes!

Abraço do amigo botafoguense.

PS. Quero deixar claro que o termo briga está entre aspas, pois neste texto significa apenas discussão, discórdia verbal. Jamais indução ao crime.

Semana que vem tem mais? José vai querer continuar a entender a FlaPress? Claro! Ele não vai é aguentar esperar até lá. Mas você vai, não é, querido leitor?

Divulgue esse artigo


Postada por Aqipossa Informativo. Você pode receber as próximas postagens do Aqipossa assinando gratuitamente nossa NEWSLETTER.

Divulgue esse artigo